27/03/2014

Brasil nega proposta para proibir testes em animais

Lamentável.... eu estava tão esperançosa.... achava que estes caras do CONCEA eram mais inteligentes.... pelo jeito querem mesmo entender a coisa na base da força.... pena mesmo!!!! demonstra o quanto nossa ciência é retrógrada e medíocre.... fora isto, eles são nojentos mesmo!!!!!!


Matéria do Planeta Sustentável

NA CONTRAMÃO DO MUNDO?
Brasil nega proposta para proibir testes em animais
União Europeia, Índia e Israel já baniram a realização de testes de cosméticos em animais e, recentemente, EUA, Austrália e Nova Zelândia criaram propostas legislativas para proibir a prática na
indústria da beleza. Mas o Brasil parece estar indo na contramão desse movimento mundial

Em reunião em Brasília, na última quinta-feira (20), o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), negou proposta apresentada pela ONG Humane Society International (HSI) para acabar, de uma vez por todas, com os testes de cosméticos em animais.

De acordo com a organização, esse tipo de procedimento em bichos é antiético, uma vez que causa dor aos animais em nome do consumo de produtos dispensáveis, e pode ser substituído por outras técnicas, que já são adotadas por empresas da indústria da beleza que se desassociaram desse tipo de prática.

No entanto, apesar do parecer técnico que provava a viabilidade da proibição e de petição com dezenas de milhares de assinaturas, o Concea não aprovou a proposta, cuja votação havia sido prometida para outubro.

O Conselho preferiu propor novo regulamento geral que obriga os laboratórios a utilizar alternativas para testes em animais, cinco anos depois de serem validadas pelo governo. Segundo a HSI, a medida é um retrocesso, uma vez que essa regra já existe no Brasil desde 1998, com uma diferença: antes da nova decisão do Concea, ela deveria ser cumprida pelos laboratórios imediatamente após a validação do método alternativo, e não no prazo de cinco anos.

"Dois terços dos brasileiros apoiam a proibição dos testes e 170 membros do Congresso Federal também defendem a ideia. É uma vergonha que os reguladores brasileiros não consigam respeitar a opinião da população e de seus representantes, que manifestaram de forma consistente sua forte oposição aos testes em animais para a indústria da beleza", diz Helder Constantino, porta-voz brasileiro da campanha Liberte-se da Crueldade, da HSI. Agora, a organização pede apoio ao ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, para intervir na decisão do Concea.

Enquanto o governo não bane a prática, as atitudes dos consumidores têm grande peso. Assista, abaixo, à animação em português que a HSI fez para conscientizar as pessoas a respeito das crueldades que podem estar por trás dos produtos de beleza que são levados para casa. A organização ainda possui campanhas parecidas em outros países, como Austrália, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Rússia.

-----------------
Matéria da HSI sobre a entrega do documento:
A Campanha Liberte-se da Crueldade da HSI Apresenta ao Governo Milhares de Assinaturas Pedindo a Proibição de Testes em Animais para Cosméticos

10 comentários:

  1. A lista que foi divulgada à época do resgate dos beagles está atualizada? O que podemos fazer é pressionar as empresas enviando mensagens de boicote caso continuem utilizando animais para os testes e criticar o Concea, abertamente, através de e-mails (desaforados ou não, de acordo com a raiva do protetor). Como sou atrevida, diria que poderiam fazer testes em vacas, utilizando a mãe de cada um que concorde com esse absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha de ser brasileira!!

    ResponderExcluir
  3. Brasil - o último a abolir a escravatura; um dos últimos a adotar a República; um dos últimos a se desfazer de uma ditadura... sempre o último a demonstrar amor à Ética!!

    ResponderExcluir
  4. Que novidade! Tinha certeza, absoluta, que essa pressão não iria dar em nada, pois todo esse desgoverno é movido apenas por uma coisa: G.R.A.N.A! O único momento em que senti orgulho do meu país foi quando Fernando Henrique Cardoso foi presidente, mas, infelizmente, isso terminou há muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. Sempre faz questão de ser o último no progresso do País.
    Ordem e progresso?

    ResponderExcluir
  6. Brasil,Brasil,Brasil, quanto será $$$$$$$$$$$$$$$$,ganharam pra não aprovar, agora é hora de manifestaçaõ ,ou vão todos aceitar de cabeça baixa.

    ResponderExcluir
  7. país(zinho) filho da puta esse, leva a mal naum

    ResponderExcluir
  8. E incrivel como o brasil é sempre o ultimo pais atrasado dá até vergonha de ser brasileiro só o
    vale $$$$$$$$$dinheiro a sua palavra é nula tinha certeza que não iriam aprovar para não mais utilizar os coitadinhos dos animais para testes cosmeticos e outros mais agora é hora de manifestação não vamos abaixar a cabeça e deixar ele fazerem como ele querem o ultimo a desfazer a ditadura sempre o ultimo em tudo tenho vergonha de ser brasileira

    ResponderExcluir
  9. Que lástima... depois de tanto trabalho, tanta luta..., mas como o amigo anônimo disse aí acima é continuar, não dá para entregar os pontos ! Evelina

    ResponderExcluir
  10. LAMENTÁVEL! Vamos continuar lutando e VOTANDO pelos Animais! País PODRE com POLÍTICOS PODRES & Corruptos e em meu twitter, vamos tirar esse povo do poder!Belo monte... Pré-Sal e todo esse lixo de dinheiro rolando e enriquecendo esses podres do Governo e PT! Me desculpem, mas não suporto isso!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪