24/07/2015

Cavalgada: participante que quebrar regras pode levar multa - Acre

Eu só queria ter certeza que isto vai ser fiscalizado.....
----------------------------------------------------------------------------

TAC prevê punição a quem maltratar animais (Foto: Rayssa Natani/ G1)
Ministério Público do Acre quer evitar maus-tratos contra animais.  Cavalgada ocorre no domingo (26) e faz parte da Expoacre 2015.

Os participantes da Cavalgada 2015 devem ficar atentos às regras estabelecidas este ano para evitar, sobretudo, maus-tratos contra os animais na festa, como registrado no ano passado. Um  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o
Ministério Público do Acre (MP-AC) e os órgãos de segurança  foi divulgado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do estado e prevê uma multa diária de
R$ 5 mil para quem descumprir as regras.

O evento ocorre neste domingo (26), das 9h às 15h, em Rio Branco, e faz parte da Expoacre, principal evento de negócios agropecuários do estado, com início no sábado (25) e término no dia 2 de agosto.

Segundo a presidente da Associação Patinha Carente, Vanessa Facundes, caso seja identificado o descumprimento de qualquer uma das regras do termo, o animal vai ser recolhido pela Polícia Ambiental e deve ficar sob responsabilidade da associação na ala destinada aos animais. "Os dias em que esse animal ficar com a nossa equipe, a pessoa que foi responsabilizada pelos maus-tratos vai pagar uma multa diária", explica.

No ato de inscrição para participar do evento, será exigido o documento oficial para transporte de animais, através da Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, será entregue uma pulseira ou adesivo de identificação dos animais. A pulseira deverá ser colocada na pata esquerda dianteira do animal.

O termo prevê a proibição de equipamentos e instrumentos como: esporas, arreador ou piola, chicotes, relhos, açoites ou qualquer objeto que venha a ser usado para agredir e trazer sofrimento aos animais. Além disso, os participantes estão proibidos de abandonar o animal que estiver ferido durante ou depois do evento.

Está proibida ainda a condução de cavalos por crianças menores de 12 anos, e a montaria de mais de uma pessoa por animal. O TAC não permite a participação de bovinos ou bubalinos no evento. Na chegada ao Parque de Exposições, após o fim do trajeto da Cavalgada, os responsáveis pelos animais devem deixá-los em descanso em local com água, alimento e sombra.

FONTE: G1

3 comentários:

  1. Contamos com vc, Sheila, para nos manter informados sobre o desenrolar dessa "festa".

    ResponderExcluir
  2. Pra que multa, se quando o indivíduo diz que não tem dinheiro: não paga, não vai preso e nem é punido de outra forma?

    ResponderExcluir
  3. Sem cavalgada seria melhor, sem risco para os cavalos que não fazem nenhuma questão disso.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪