------------------------
Todo mundo que convive com cães sabe o quanto eles são inteligentes. Essa semana fiquei feliz e surpresa ao ler sobre a conclusão de um trabalho científico realizado na Universidade de Kyoto no Japão. O estudo comprovou que além de inteligentes os cães são capazes de perceber quando uma pessoa é ou não confiável.
O estudo liderado por Akiko Takaoka observou 34 cães durante três situações definidas por ele. Em um primeiro momento, uma pessoa apontava para os cachorros o local exato onde tinha comida. Em um segundo momento, a pessoa enganava os animais mostrando uma vasilha onde não tinha comida. No terceiro momento, a mesma pessoa mostrava novamente a vasilha com comida, só que dessa vez os animais desconfiados não obedeceram a ordem e ignoraram o sujeito.
O cientista, portanto, concluiu que os cães perceberam que uma vez que eles foram enganados pela pessoa, eles não iriam mais acreditar nelas.
O líder do estudo disse que se surpreendeu com a reação dos animais. Segundo ele, os cães deixavam de confiar na pessoa de uma maneira muita rápida. Akiko Takaoka disse ainda que os cachorros possuem uma inteligência social muito mais sofisticada do que a gente imaginava.
Não é à toa que eles têm conquistado cada vez mais o nosso coração, não é mesmo? Os cães são maravilhosos e nos surpreendem a cada dia.
FONTE: G1
Cães percebem que uma pessoa não é confiável muito melhor do que nós que ainda colocamos em postos públicos tantos ladrões, porque confiamos erradamente neles.
ResponderExcluirmais isso, isto são todas as espécies de ñ humanos, só de saber que ñ destroem o planeta terra já é de grande inteligencia.
ResponderExcluirO cara é um gênio. Regra básica de convivência com cães é nunca enganar. Oferecer brinquedos que já são deles, chamar e ignorar sem nada oferecer, usar a guia de passear como forma de "capturar" o coitado, enganar com comida e não dar, .... Eles são muito sensíveis.
ResponderExcluir