20/02/2014

Ex-secretário de meio ambiente é responsabilizado por morte de leões em zoológico

Ao menos, alguém vai responder, né mesmo? se bem que, nossa justiça é uma papagaiada que dá dó.... Vejam o vídeo ao final:
_______________________

Leão Valentino morreu depois da leoa Jade - Record MG
Os dois leões morreram em 2011 no zoológico de Pouso Alegre; veterinário também foi multado

O ex-secretário de meio ambiente de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, Maurício Donizete Sales, e o veterinário Macos Vinícius de Souza foram responsabilizados pela morte dos leões Jade e Valentino, que ficavam no zoológico da cidade.  

Os animais morreram em 2011. Vítima de maus tratos, desnutrida e doente, Jade foi a primeira a morrer. A leoa chegou a ser levada
à clínica veterinária de Souza, responsável por cuidar dos animais do zoológico, mas não resistiu. Em seguida, Valentino morreu enquanto era transportado pelo (Ibama) (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Pouso Alegre para Belo Horizonte.  

O zoológico onde os leões viviam tinha ainda 180 animais de 32 espécies. Por causa das péssimas condições em que os bichos ficavam, em 2009 o Ministério Público pediu o fechamento do local. A prefeitura não cumpriu o acordo de fechar o estabelecimento e três anos depois os dois leões morreram.   

Jade e Valentino ficavam em uma jaula pequena com um outro leão e praticamente não tinham espaço para levantar. 

O ex-secretário foi responsabilizado pelas mortes dos animais porque teria sido omisso e apresentou informçações enganosas. A multa para ele é de R$ 20 mil. Já o veterinário vai ter que pagar R$ 71 mil porque teria emitido laudos falsos sobre a saúde dos leões.  

O ex-secretário de meio ambiente da cidade disse que não é culpado.  

— Em 2009 quando assumimos a administração municipal nós encontramos o zoológico em condições extremamente inadequadas para que os animais estivessem aportados no local. Responsabilidade do órgão ambiental maior, que é o Ibama, e também dos ex-administradores.  

O veterinário Marcos Vinícius de Souza alega que nunca recebeu notificação sobre omissão nos laudos.  

Os dois disseram que só foram multados porque afirmaram que o Instituto é o responsável pelas mortes dos leões. O Ibama não quis se pronunciar sobre as alegações.


FONTE: R7

5 comentários:

  1. O MP pede o fechamento, mas a Justiça não manda fechar. E tudo continua na mesma até, DOIS ANOS depois os animais começarem a morrer...

    ResponderExcluir
  2. A Justiça, no Brasil, falha porque tarda e tarda porque falha.
    Esse país é uma omissão generalizada = ninguém é responsável por nada e todo mundo tira o corpo fora.
    Paísinho de M....!
    Rita de Cássia - PR

    ResponderExcluir
  3. Muita co vardia

    ResponderExcluir
  4. Jade e Valentino ESTÃO LIVRES, agora, sem grades e limitações, pisando o verde chão da floresta no Céu dos Animais Selvagens, merecidamente SEU! No entanto, nós, humanos preocupados, continuamos prisioneiros porque assistimos chorando o sofrimento dos animais inocentes, nossos irmãos, sem que possamos estar presente em toda a parte para socorrê-los. Mas, DEUS está.

    ResponderExcluir
  5. Nossos legisladores já deveriam ter criado uma lei nacional para o fechamento de todos os zoológicos, e a justiça fazer cumpri-las .... mas nessa M de país o "pão e circo" é que prevalece !
    Educação ??? pra quê ??? e educação ambiental então....!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪