Sempre recebo e-mail de pessoas perguntando se conheço fulano ou ciclano para que possa fazer doações em dinheiro. É complicado responder uma pergunta destas em se tratando de lidar com seres humanos que podem descambar de uma hora para outra, certo? Não opino e sempre peço que a pessoa se informe com outras que estão envolvidas nas listas e redes sociais. Acho que devemos comprovar e pedir tel. de clinica ou lojas onde o pedinte faz suas compras. Estou publicando estes dois e-mails retirado da Lista Abolicionistas, pois, achei as argumentações bem apropriadas. Leiam só (de baixo p´ra cima, claro):
___________________
-------- Mensagem original --------
Assunto: Re: ATENÇÃO - DOAÇÕES EM DINHEIRO
LEda e demais,
entendo a preocupação de algumas pessoas em não doar dinheiro.
Sei que existem muitos picaretas e estelionatários em qualquer lugar do mundo,
em qualquer área, em qualquer situação. Porém, é preciso LEMBRAR que veterinários cobram em dinheiro, taxi dogs cobram em dinheiro, lar temporário gratuito há um bom tempo é algo em extinção.
em qualquer área, em qualquer situação. Porém, é preciso LEMBRAR que veterinários cobram em dinheiro, taxi dogs cobram em dinheiro, lar temporário gratuito há um bom tempo é algo em extinção.
Portanto, se você é simpatizante da causa e não conhece a pessoa que faz o apelo, peça o telefone do taxi dog que será utilizado no transporte, da clinica onde o animal será tratado, do lar temporário onde ele ficará.
Doe direto na conta, mas, DEIXAR DE DOAR DINHEIRO em um país como o nosso, onde NÃO EXISTE AJUDA NENHUMA DO ESTADO para salvar animais de rua, é o mesmo que decretar a falência da proteção animal.
Nem o Eike Batista consegue salvar tanto cachorro sem ajuda de outras pessoas. Eu já doei dinheiro para pessoas que nunca me prestaram contas. E nem por isso são desonestas, muito pelo contrário. São pessoas que tiram do proprio sustento para os animais que ajudam.
Portanto, não vamos generalizar. Toda generalização é equivocada. Existem picaretas, existem protetores honestos. Ao invés de fechar as portas e correr o risco de estar negando ajuda para um animal que não tem ajuda nenhuma, vá visitar o animal, vá visitar a pessoa que se propõe a salvá-lo. Essa é uma postura PRO ATIVA que poucas pessoas têm. Porque é muito mais fácil doar 10-20 reais e ficar em casa vendo TV, imaginando que o animal deva ter sido salvo.
Se você já passou pela experiencia de doar mal, para quem usa o dinheiro em benefício proprio, ao invés de PARAR DE DOAR, generalizando o erro e subentendendo que todo mundo pode estar agindo de má fé, passe a investigar melhor o histórico do protetor, ou se for uma pessoa desconhecida, vá visitar o animal, compre a ração e leve, ou vá até a clinica e ajude a pagar a consulta. Dizer simplesmente "não dôo mais" não ajuda em nada.
Luciana
From: leda [mailto:ledhamc@...]
Sent: Thursday, May 16, 2013 10:49 AM
Subject: DOAÇÕES EM DINHEIRO
Olá Pessoal,
Quero pedir desculpas para pessoas Honestas de bom caráter. Não me mandem mais e mails pedindo dinheiro, já doei várias vezes e depois fiquei sabendo do caráter de outras infelizmente desonestas, aproveitando-se do nosso amor aos animais e usando de má fé; por este motivo resolvi não contribuir mais em dinheiro.
Ajudo sim com ração , medicamentos, se precisar contribuir com clinicas vou até o local, conhecer o animal e saber da retidão dos veterinários , se posso realmente confiar e visitando ou mandando alguem para certificar que está sendo tratado.
Para maiores informações sobre a minha pessoa , podem falar com a Nirley que é a pessoa em quem confio e estou sempre doando, seja com roupas para bazar ou para doação qdo estão mais usadas a pessoas carentes , sendo que a maioria estão em ótimo estado, etc.. Por favor entendam o que quiz dizer sem julgamentos.
Em vocês eu confio.
obrigada.
Leda Maria
Sempre achei que doando produtos como rações, medicamentos e quaisquer bens para uma instituição estava ajudando-a a economizar na compra, logo indiretamente ajudando financeiramente a instituição. Este artigo foi bem esclarecedor, obrigado Sheila!
ResponderExcluirEvidente que doações em produtos e serviços são bem vindas. Mas também é óbvio que estas doações em produtos e serviços suprem toda a necessidade. E pra pagar esses produtos e serviços que não vêm de doações, é só dinheiro, né?
ResponderExcluirAssim, doações em dinheiro são NECESSÁRIAS para que as pessoas e as instituições que cuidam de animais abandonados e/ou maltratados consigam fazer o que propõem.
Silvan Pearce Júnior
Reescrevendo meu comentário que ficou errado:
ExcluirEvidente que doações em produtos e serviços são bem vindas. Mas também é óbvio que estas doações em produtos e serviços NÃO suprem toda a necessidade. E pra pagar por produtos e serviços necessários que não são supridos por doações, é só dinheiro, né?
Assim, doações em dinheiro são NECESSÁRIAS para que as pessoas e as instituições que cuidam de animais abandonados e/ou maltratados consigam fazer o que propõem.
Silvan Pearce Júnior
Qualquer doação é necessária, mas é um tema complicado. Eu sempre visito os locais (asilos,orfanatos e instituições de animais), sem avisar, para ver como eles procedem. Alguns pedem $ ou produtos.Faço as doações e rezo para que elas de fato sejam usadas da forma devida. Infelizmente não temos garantia de que as pessoas são idôneas.
ResponderExcluir