07/07/2012

Humanos auxiliam o progresso espiritual dos animais? santa arrogância!!!!!

.
Li a seguinte assinatura de um e-mail:
"Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar". Chico Xavier - http://pensador.uol.com.br/animais/

arrogância humana achar que tem que ajudar o animal evoluir... evoluir o quê, cara pálida?

E, com o devido respeito por todo seguidor de Chico Xavier, quero me declarar totalmente contra  a visão antropocêntrica e específica embutido em tal conceito. Aliás, vários segmentos religiosos usam animais para tudo que professam em conceitos e rituais. Já pararam para pensar no porquê disto? hehehe... pensar não dói não...

A idéia que devemos ser bonzinhos e fazer caridade aos animais me incomodou desde que me senti "gente". Só em 1992, ao ler o livro "Contrato Animal" de Desmond Morris, entendi o porquê e acalmei minha alma. Concordei, plenamente, com a forma que ele descreve a disputa humana com "Deus, o Criador".... 

Minha postura, como espécie humana, é de me ajoelhar diante de qualquer ser vivo natural deste planeta. São seres que sabem naturalmente muito, mas, muito mais do que todos nós para fazer a vida acontecer. Seres que vivem e deixam viver sem pilhar o planeta. Renovam, a cada segundo, as fontes naturais da sobrevivência. Poder, amigos? poder tem a bactéria de acabar com tudo sem mexer no gatilho, entendem? A nossa sorte, como espécie, é que elas são sempre direcionadas ao lado bom, mesmo que consideremos o contrário....

Enfim, só não posso me calar com este conceito tão arrogante e desrespeitoso com os animais,  verdadeiros donos do planeta onde nossa espécie foi introduzida somente (é o que parece) para detona-lo.  A "confecção" de nossa espécie foi baseada em ações de sobrevivencia das vidas nativas que não precisam de mais nada além de a deixarmos em suas funções para que o planeta sobreviva.... Portanto, o mínimo seria: RESPEITÁ-LOS COMO SINAL DE INTELIGÊNCIA NOSSA....

Agora, isto tudo considerando que Chico Xavier realmente tenha falado isto... Internet tem muita besteira e invenção. Aliás, a primeira idéia do texto citado destoa diante do segundo raciocínio. Repara só... Por isso, acho que repetir este tipo de incoerência é revelador sobre o quanto somos ingênuos e crédulos.
.

44 comentários:

  1. Já pensei como vc e tive essa mesma dúvida: 'Em que os animais ainda precisam evoluir se já são tão superiores aos homens'? A verdade é que eles, como animais, já estão prontos, não precisam evoluir. Mas para serem 'homens' aí seu espírito precisaria evoluir e passar pelo que, na minha opinião, é a verdadeira prova: manter tudo aquilo que aprendemos como animais (amor no verdadeiro sentido da palavra, englobando amor, carinho, respeito, compaixão, lealdade etc) com todas as facilidades, livre arbítrio e superioridades (tecnologógica, mental, física etc) que possuimos. Acredito que aquele que consegue se manter fiel ao que aprendeu como animal (como Chico teria dito 'aprendeu a amar'), ainda que diariamente testado, é um espírito evoluído.

    Não estou tentando fazer com que mude de ideia e nem mesmo que concorde, só quis me manifestar por já ter pensado como vc. Olívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olivia, minha amiga....

      mas, desde quando os animais passaram a querer ser "um humano"? vc. acha mesmo que somos superiores? jura? tecnologia? de que serve alem de se tentar descobrir uma maneira de ir para outro planeta e aumentar o tempo de vida para poder chegar lá? a vida se resume a isto... o resto é firula...

      desculpe, queridona, mas tenho certeza absoluta que nenhum animal deseja ser a caquinha que a espécie humana é....
      bjs e obrigado mesmo por seus comentários

      Excluir
    2. Concordo com vc Sheila.Só se for pra 'auxiliar' no progresso dos animais quanto a se defender de nós humanos.

      Excluir
    3. é Dri.... é por aí....

      Excluir
    4. Uma pedra evolui e vira um tomate, na seqüência se transforma em um rato, depois um gato, um cachorro, um cavalo, um tigre, um macaco e no final da sua “”EVOLUÇÃO”” se transforma em humano.

      POUPEM-ME.

      Que raio de “””evolução””” é essa?

      Irmãos menores????

      CREDO, to fora,

      Excluir
    5. Sheila, como é que não pensamos nisso antes!!!
      Precisamos sim ajudar no crescimento espiritual dos animais. PRINCIPALMENTE por eles preverem grandes catástrofes, ajudar aos cegos, aos surdos, preverem com minutos de atecedência quando um epilético terá um ataque, detectar pelo olfato quando se tem algum tipo de câncer,gatos salvando bebês e por aí vai... São os chamados "milagres dos animais".
      Deus tinha que ser muito w@sr!#, pra querer uma coisa dessas!
      Afff

      Excluir
  2. olha sheila, eu concordo com a olivia e acrescentaria o seguinte, do ponto de vista espiritual , isto pra quem acredita na imortalidade da alma, os animais ainda precisam aprender e naturalmente é uma evolução do espirito quando ele adquire perfeita consciencia de si mesmo e começa a deter o livre arbitrio, ai ele passa a ser responsavel por suas escolhas, por isto quem ofende outra criatura, seja bicho ou gente , vai ter que responder por isto em algum momento de sua vida material ou espiritual.
    eu vejo com meus animais em minha casa, a maioria foi retirado da rua em condições muito dificeis, hoje são criaturinhas felizes, bem cuidadas que desenvolveram habilidades que não teriam caso permanecessem nas ruas. Bom, este é um ponto de vista espiritual, naturalmente também penso que os animais nos ensinam muitas coisas que esquecemos na medida em que buscamos apenas bens materiais que na realidade não tem valor, so tem valor, como ja disseram os filosofos, as coisas do coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina amiga, a questão é que não preciso mais da chamada "espiritualidade" para entender o mundo que vivemos. Minha calma é total... só ainda não lido bem com a ansiedade que estas "programações" me provocam.... queria fazer tudo, mas, tudo só acontece quanto tem que acontecer...

      Esta programação não acontece com o mundo animal.... isto me provoca uma ansiedade incontrolável mesmo..... mas, vou aprender a lidar com isto, vc. vai ver....

      Não existem minhas, suas e nossas escolhas... tenho certeza!!!! é puramente: MAKTUB - está escrito....
      Mas, isto é papo p´ra mais de metro.... kakakaka
      bjs e obrigado por seu comentário....

      Excluir
  3. Oi,amiga!!!!boa tarde!!!!
    Não vou defender o Chico,nem sou espirita,sou católica praticante,mas cada o lê o texo e tem que ver o contexto,e o interpleta de uma forma,desculpe,mas eu concordo nossa os animais dão de mil a zero no homem.Mas o homem que evoluiu na ciência e em outras aréas poderia e deveria ajudar mais os animais é seu dever,vacina,medicamentos tratamentos,tudo isto veio do homem que Deus os ajudou ou lhes deu a quem trabalha e se dedica o homem evoluiu e não soube usar para o bem,a medicina tá tão adiantada e quem tem o tratamento de saúde pelo governo morre, e tem gente matando.Acho que o ensinamento é por ai,mais evoluido na ciêcia e na tectnologia e etc...mas no coração...podia sim usar evolução que é abençoada por Deus usar pra ajudar muiiito mais tanto gente quanto nossos bichos é por ai,mas eu voluiiii e foi lhes dado este poder,mas estão usando ´para o mal,mas nem todos,eu sou volutária e vejo trabalho linnndos mas não da noticias,pra ganhar,entendeu somos sim superiores em um lado,mas o lado sentimento e fidelidade e amor e ajuda somos pequenos,mas porque nos perdemos do poder que foi nos dado,caminho errado o nosso e o animal puro tá no certo,mas com tudo que foi descoberto poderiamos sim,ajudar,mas tem muiiita gente que ajuda e é boa,não podemos ser radical,ja tive minha idade de o ser agora sei que temos que ir pelo caminho do meio,equilibrio,eita ai é que o bicho pega,dificil,por favor seja deducada,sem ser radical eu te adoro,mas acho as vez um pouco radical,mas sei que nem devia falar isto só o tempo e muiiito trabalho e as lambdas da vida nos da e os ensinamentos de Jesus
    Beijos
    Desculpe
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida Maria Alice
      1 - não tenho nenhum problema em reconhecer e me desculpar pelos erros. Só queria saber em que momento fui deseducada. Diz p´ra mim? as vezes sou muito arrogante sim..

      2 - quanto a ser radical, vou discordar. Fiz 65 anos no dia 03 de julho e posso te dizer uma coisa: nunca fui tão lúcida e equilibrada com as coisas. Acho que morremos quando começamos a aprender a viver. Esta é a impressão que eu tenho ao sentir meu corpo ficando carcomido.... grrrr.....

      3 - sabe, eu não deixo que religião nenhuma interfira no meu conhecimento. Sim porque ela existe em função daquilo que se desconhece. A única coisa que senti a vida inteira foi a curiosidade de saber de onde nossa espécie veio. Estou perto de concretizar tal expectativa. As pessoas encontram a liberdade "espiritual" de várias formas. Eu achei a minha liberdade atráves do conhecimento e isto me produz uma enorme calma interna. Cada um no seu cada um....

      4 - eu não sei se terei mais tempo de vida para novas lambadas... se vierem, serão bem vindas porque me trazem compreensão maior do todo

      5 - agora, amiga, mesmo me querendo bem, me perdoa, mas, os animais estão indiscutivelmente num patamar bem superior de compreensão da vida do que nós.

      Pare só para pensar .... eu NÃO FALO EM CONCEITOS (ou Pré)EU FALO EM LÓGICA E CIÊNCIA..... Somos uns et´s no planeta e os animais nunca iriam querer ser um de nós que viemos aqui só para destruir.

      Eu não discuto a vida, apenas, aceito como ela é... exatamente como os animais fazem. O Ser humano não faz parte de nenhum ecossistema deste mundo (isto é ciência)e por isso vive massacrando os animais (totalmente enquadrado nso diversos que existem) de forma totalmente inconsciente....

      caraca, falo pra caramba!!!! desculpa aê.... obrigado pelo seu carinho e saiba que também adoro meus leitores que questionam, como vc.
      bjs

      Excluir
  4. A Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, é atribuido uma citação mais ou menos assim: "A mentira, quando repetida muitas vezes, torna-se verdade".

    ResponderExcluir
  5. Sheila, eu sou da especie humana, mas gracas aos animais eu me tornei um ser pequeno antes eu era apenas o nada. Das trevas eu vi a luz atrqavez do olhar de um ser superior muito alem daquilo que ue possa entende
    Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doraaaaaaaa
      adorei..... é por aí que me sinto........

      Excluir
  6. Não acho que o animal 'queira' ser um humano, mas, segundo o espiritismo, religião seguida pelo Chico - autor do texto que vc citou - essa é a ordem natural de evolução do espírito. Então, mesmo que vc não acredite ou não concorde, essa é a razão de ser da citação feita pelo Chico. Em nenhum momento acredito que ele a tenha feito de forma arrogante, mas sim fundada naquilo em que acreditava. Olívia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Olívia, ele pode não ter tido a intenção de ser arrogante (sendo verdade que ele tenha falado tal frase), mas, disse algo que me sinto no dever de chamar a atenção. E falo, amiga, com base na ciência (comprovação de fatos) e não concepções como por ex. esta que se referiu e que faz parte da espiritualidade pregada por Kardec. Ou seja, os humanos são evolução dos animais.

      A religião conduziu a humanidade a várias guerras, exatamente, por conta do desconhecido que cada um concebe como quer. Eu estou fora de concepções, comigo são fatos e lógica. Por isso acho que jamais faria guerra com qualquer pessoa... Crença é algo muito interessante e perigoso.... tô foooooooooora!!!!
      bjs querida Olivia ... sabia que uma das gatas mais apegadas se chamava Olívia? teve uma história linda.... acho que até publiquei o vídeo dela.... vou ver p´ra te mostrar....

      Excluir
  7. Eu gosto da teoria da "lavagem cerebral", relembrada pelo Deimos " uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.." pois é, outro dia tentava convencer uma amiga sobre o cálcio do leite- Disse-lhe que um copo de suco de couve com laranja tem a mesma ou até mais quantidade de cálcio que um copo de leite. Daí ela me disse "nãao, tá provado pelos médicos, pela ciência que leite e queijo TEM mais cálcio..bem.. me perguntei se ela já havia parado para ler o rótulo de algumas marcas.. em muitas, o cálcio é adicionado posteriormente.. Porque mencionei isso? exatamente por isso - A mentira repetida várias vezes, para quem não questiona, torna-se fato.
    Tenho a impressão de que a religião é a manifestação espiritual da arrogância, e se alguém me responder que não, eu vou perguntar: "então porquê é que cada pessoa acha que sua religião é a certa ou que é o único caminho para Deus?".. Gosto de algumas frases de Chico Xavier, e tenho grande respeito pela difusão da caridade. Como filósofo ele é ótimo, como líder espiritual para mim não daria pois ao assistir um programa no qual ele debatia o consumo da carne, achei sua resposta contraditória com a doutrina já que em suas palavras "A medida que o espírito evolui, e o corpo evolui não teremos mais a necessidade de nos alimentarmos com carne. Muitas pessoas já nascem vegetarianas ou sem o gosto pela carne. Estas normalmente estão preparadas para não consumir este tipo de alimento" bem, ele comia carne, donde eu deveria concluir que seu espírito não era completamente evoluído, então? Isso me brochou com a doutrina.. Mas há uma teoria interessante na doutrina espírita que diz que nós, seres humanos somos "exilados" de uma galáxia chamada de "Capela", e que aqui viemos com o objetivo de evoluir.. Isso parece concomitante com a expectativa na qual você está quase chegando hein? só que, pelo andar da carruagem humana, chegamos aqui da constelação Capela arrastando correntes, e arrastando correntes vamos voltar, sabe-se lá para onde ... preciso parar de beber hehe.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninaaaaaaaaaaaa... não para de beber não!!!! kakakaka..... posso assinar embaixo do que disse? aliás, desce um licor de jaboticaba p´ra mim... e continuamos....

      Sinceramente, as explicações espíritas (embore considere a filosofia a mais próxima do lado bom do humano) ou religiosas deixaram de ter a mínima importância p´ra mim. Embora eu morra de inveja quando vejo um culto protestante ou qualquer outra cerimônia para "religare". Aquelas pessoas tem a crença que todo humano precisa para se sentir parte de algum segmento que o identifique.

      Meu religare é no olho de um bicho qualquer... na apreciação das incríveis variações de espécies animais... na folha de uma planta... no cheiro de uma flor... no sabor de um fruto... na água que me energiza... no sol que me aquece.... na chuva que me lava...
      no vento que me tonteia... na argila que minhas mãos trabalham... e tantas coisas mais.... Acho que sou uma das poucas pessoas que olham o céu não como aspiração ou desejo de encontrar sua origem, mas, simplesmente para dizer que muitos de nós estão lá naquelas luzes e que sou uma privilegiada de estar onde estou...

      Ei, mais uma dose de licor de jaboticaba, por favor....

      Excluir
    2. Gostei, uma cerva aki, um licor de jabuticaba aí, eu modelando velas com óleo essencial e você aí no torno trabalhando a argila.. o povo lá em Genebra pesquisando o Boson de Higgs hehehe.. e a terra girando.. num pára, num pára, num pára naaaaaaooooo bjs

      Excluir
    3. kakaka.... a terra girando e num pára, num pára, num pára naaaaaaooooo.... por isso, vou cair na cama porque o safadinho do virus da gripe está naquela do: "ai seu eu te pego... ai ai..."
      kakaka....
      bjs

      Excluir
  8. Agora com a descoberta do boson de Higgs, (acho que é assim que se escreve) teremos provavelmente alguns avanços na compreensão de quem somos e de onde viemos, Sheila Moura, e em relação aos outros animais(todos perfeitamente adaptados as seus devidos ecossistemas) também acho que não temos nada de superiores, a não ser pelo poder que temos em destruir e finalmente tornar inabitável a nossa própria casa e a de todos os outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, amigo....
      vc. foi muito feliz em defeinir nossa espécie... Não sei se acompanha as comprovações das pesquisas espaciais, aliás, muitas delas antigas. Por exemplo de que Marte tinha água e formas de vida semelhantes ao período pré histórico da Terra. Quem sabe foi um dos planetas que destruimos, né? kakakaka....

      Eu fiquei muito encantada com uma entrevista feita pelo Jô soares(faz um bom tempo) do autor do livro "Eram os deuses astronautas". Eu a tenho gravada e estou sempre para coloca-la em DVD, mas, nunca dá tempo. Ele fala tanta coias que hoje a NASA teve que abrir as pernas para confirmar.

      Vou dar um jeito de achar este tempo... eu juro!!! kakaka... acho que vc. vai gostar....

      Excluir
  9. Sou espírita KARDECISTA (nada a ver com centros de macumbas, umbandas e candomblés da vida - respeito, mas vejo diferença entre estes e explico a diferença pois sei que tem pessoas que englobam os espíritas como macumbeiros), bióloga, veterinária e protetora dos animais.

    Por ser espírita e amar os animais já li de tudo e todos sobre o espiritismo animal. Até na Bíblia já li os trechos sugeridos como relacionados aos animais, e, como a Bíblia vem de interpretações (tanto é que somos divididos em religiões), eu interpreto da maneira como eu enxergo a vida/pós morte.
    E só quem é espírita entenderá o significado dessa frase que é baseada em todo o contexto espírita. Não é só uma mera frase. Ela tem um contexto enorme, e pra eu te explicar, escreveria um livro, pois pra entender, tem que entender muito bem o espiritismo.
    O amor e respeito aos animais tem a ver com a evolução, livre arbítrio, etc.

    Nitidamente você não entende muito sobre o espiritismo, se entendesse não faria esse post com as palavras que usou.

    VOCÊ POSSUI LEITORES DE TODAS AS RELIGIÕES, então, sugiro que tenha mais cautela a tocar nesse assunto, PRINCIPALMENTE, quando não se tem o conhecimento devido. E falar sem conhecimento se chama PRÉ conceito, e por querer dar opinião de algo que desconhece, pode acabar parecendo ignorância (tanto de estupidez, quanto por ser leiga.

    Se algo de determinada religião não te agrada, procure o conhecimento para depois poder dar sua opinião (respeitando as religiões e doutrinas alheias), a qual, eu e todos teremos que respeitar, desde que seja baseada em conhecimento, e não desconhecimento.

    Faço questão que saiba que a minha vida, desde criança, foi voltada para o bem estar dos animais. Faço além do que está ao meu alcance, o impossível se necessário.
    E, JAMAIS, seria a favor de frase ou pessoa que seja contra qualquer animal ou contra a natureza e julgue a inteligência dos animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Juli, de tacada vou logo pedindo desculpas se atingi sua crença, não foi intencional. Até porque falei, claramente, que tinha dúvidas sobre a autoria ser atribuída a Chico. Mas, olha, acho que vc. se precipitou um pouco e vou dizer porque:

      1 - conheci profundamente as religiões, filosofias e cultos: católica, protestante, espírita umbandista, kardecismo, budismo, SEICHO-NO-IE, hinduismo e outros mais. Aproveitei bem meus 65 anos para saber o que concebo sobre o tal "serumano" e o planeta que me acolhe.

      2 - você precisa ler mais ciência, porque, como já disse numa publicação anterior, não discuto religião até porque percebe-se que o nível de abertura da mente difere entre todos nós...

      3 - veja você que, mesmo querendo chamar atenção para um "possivel erro de interpretação" de minha parte, vc. me julga como desconhecedora do "assunto" que se diz conhecedora. Eu até acredito, mas, tente perceber que não ofendi niguém. Apenas chamei a atenção de que temos concepções anti-naturais do planeta por conta de repetição de dogmas que merecem ser questionados.

      Estou aqui para um aprendizado coletivo e, enquanto viver, tentarei chamar atenção para qualquer paradigma relacionado aos animais. É um compromisso moral que tenho com o planeta e minha única fonte de religare....

      Obrigado pelo seu comentário e mais uma vez, humildemente, peço desculpas se minha colocação afetou qualquer momento de sua crença. Se bem que acho que não leu, exatamente, o que escrevi.
      bjs Juli

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!

      Qual sua religião? Se não tem, no que você acredita?
      Se te interessar, posso indicar alguns livros sobre espiritismo animal que são fáceis de entender e rápido de ler e explica bem a visão espírita/animal que em muitos lugares espíritas deixa a desejar. Mesmo que não concorde com o espiritismo, talvez a leitura desses livros possam te fazer entender o que a frase diz. Inclusive, em um deles fala sobre vegetarianismo e como os animais se sentem e o que a carne é na visão espírita, etc.
      E, entendo bem quando fala do ser humano como digno de pena e que nenhum bicho gostaria de chegar a tal ponto. O espiritismo explica isso e pra quem crê nele sente certo alívio, aceita a explicação e luta para melhorar como ser humano.

      Não gosto de religiões, pois acho que dividem o mundo, mas gosto de aprender sobre elas, então sempre estou estudando e perguntando para as pessoas sobre suas religiões e pensamentos. Entendo bastante também. Inclusive gosto muito de saber o que cada uma pensa em relação aos animais.
      Não me considero dentro de uma religião, sim dentro de uma doutrina.

      Por ser Bióloga, a ciência é o meu caminho, então eu leio bastante sobre. As vezes peno pra fazer alguém entender que o espiritismo não é criacionista e sim evolucionista, nesses livros tem explicações bem interessantes sobre isso. Eu acredito nelas, e me conforto assim. Gosto de ser evolucionista, mesmo crendo em Deus, nunca gostei ou acreditei no criacionismo. O espiritismo me fez entender cada detalhe da evolução. CLARO QUE, é a minha opinião, é o que eu acredito, é a minha verdade. Cada um tem a sua verdade.
      O espiritismo me ensinou a seguir a razão. Tem uma citação do Allan Kardec que define isso: "Se a ciência descobrir coisas que contrariem o que foi codificado, fique com a ciência". E eu sigo o conselho dele.

      Não quero debater religião/doutrina/crenças, não pense isso, por favor. Só quis expor um pouco meus pensamentos, já que você também segue a ciência e como disse, conhece o espiritismo.

      Beijos!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Juli, não tenho "religião" pois nada do que estudei e conheci sobre elas, me agradou. Achei contradições que me fizeram afastar de todos conceitos frutos da mente humana. Meu religare é com o que meus olhos veem, com o que meu coração sente, com o que minha mente me dirige... ou seja, minha existência não reconhece mais nada vindo da espécie humana.

      E posso dizer isto de cadeira porque minha programação que nasceu pronta me permitiu viver tudo que a chamada sociedade humana permite experimentar: casar, ter filhos, ter carro, propriedades, trabalhar, escrever livros, plantar árvores e todas baboseiras mais....

      Não preciso temer nem amar a Deus sobre todas as coisas. O hinduismo faz com que as pessoas, ao se encontrarem com as outras, cumprimentem: o Deus que há em mim cumprimenta o deus que há em ti: Namasté

      O meu Deus, como já falei, é a vida animal, a vida natural deste lindo planeta que tive a sorte de estar. É o REAL, amiga!!!! não é missa, culto, ou qualquer outro ritual que me leva a encontrar o Deus que há em mim... isto é coisa de humano e não me agrada ser desta espécie... não quero ler mais nada criada por humanos porque o dia que abri minha mente, conheci a essência da vida, desta mesma que está no universo de uma pequena formiga que aparece na pia da minha cozinha.... Fico feliz por conhecer sua existência e interferir no destino daquela minúscula vida ao tirá-la do risco que corre.

      Ah, Juli, eu falo demais, garota.... desculpa mesmo.... Mas, olha, obrigado por seu interesse em colaborar com meu conhecimento, mas, minha verdade (como mesmo disse cada um tem a sua)é fruto de muita busca de conhecimento... E posso falar? aprendi muito mais com os animais e não deixar que abusem dele (mesmo conceitualmente) é o meu compromisso enquanto vida tiver....

      bjs e vamos nos falando

      Excluir
    5. A. Abrantes, eu não disse em hipótese alguma que espiritismo era religião. Ao contrário, eu falei que era uma doutrina e que NÃO gosto de religiões.
      Inclusive me expliquei por falar "espírita kardecista" pois muitas pessoas acham que espírita é um macumbeiro, e como não sabia do conhecimento da autora, me descrevi como "espírita kardecista".

      Sheila, que bom que você pensa assim. O mundo estaria melhor sem as religiões. Não frequento casa espírita, faço meus próprios estudos espíritas em casa, como já disse, seguindo a ciência, que estudo muuuito mais por causa das minhas profissões.

      Estamos juntas nessa luta para proteger nossos animais!
      Bjs

      Excluir
  10. Nunca gostei de misturar alhos com bugalhos, ou seja, colocar opinião de religiosidade em debates (assim como time de futebol, escola de samba, Faculdades públicas x privadas, grife de roupa, marca de carro e segue, infinitamente, por aí). Aprendi que o debate pode ficar, dependendo das partes, uma arena risca-faca.

    E nem quero entrar em debate algum, por gentileza. Só gostaria de deixar minha opinião.

    A questão perpassa ora pela interpretação, ora pela tônica que se propõem a ser atingida.

    A Bíblia, livro tão interpretativo quanto o Livro dos Espíritos, faz citação parecida e, dependendo de como é lido e encaixado em suas convicções traz interpretações variadas.

    Eclesiastes 3:19
    Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. (Eclesiastes 3:19)

    Portanto... religião, no meu humildezinho pensamento, é algo muito, muito particular e de interpretação exclusiva, singular e própria a cada um.

    ResponderExcluir
  11. ihihih... acho engraçada essa ingenuidade de nossa espécie: falamos dos "animais" como se não fôssemos um deles. Tb sou animal e devo respeitar os animais de outras espécies não pq eu sou superior, mas sim pq eu dependo deles e eu invado seu território e consumo os recursos que há nele sem saber repor.
    Bem, eu entendo o nicho ecológico do grilo, da mariposa, do crocodilo, do sapo, etc etc etc... mas eu não sei qual é meu nicho ecológico, enqto espécie do reino animalia. Eu posso até achar que sei qual é minha função social. Mas qual é meu nicho? Acho que não ter isto já indica muito claramente que espécie NÃO É superior: a minha.

    ResponderExcluir
  12. ihihih... acho engraçada essa ingenuidade de nossa espécie: falamos dos "animais" como se não fôssemos um deles. Tb sou animal e devo respeitar os animais de outras espécies não pq eu sou superior, mas sim pq eu dependo deles e eu invado seu território e consumo os recursos que há nele sem saber repor.
    Bem, eu entendo o nicho ecológico do grilo, da mariposa, do crocodilo, do sapo, etc etc etc... mas eu não sei qual é meu nicho ecológico, enqto espécie do reino animalia. Eu posso até achar que sei qual é minha função social. Mas qual é meu nicho? Acho que não ter isto já indica muito claramente que espécie NÃO É superior: a minha.

    ResponderExcluir
  13. Ô anônimo!!! quem disse que os animais têm que aprender a "amar, respeitar, ter livre arbítrio, etc, etc" como vc disse... eles são o EXEMPLO de todos estes sentimentos para os humanos! Sabe pq????? pq eles não possuem INTERESSE, NÃO SÃO MOTIVADOS POR FUTILIDADES!!! ELES SIM SABEM O QUE É AMAR DE VERDADE, PAIXÃO DE VERDADE, SER MÃE E PAI DE VERDADE!!!! ACORDA

    ResponderExcluir
  14. Há tempos não lia algo que me tocasse tanto, que tanto me emocionasse. "Meu religare é no olho de um bicho qualquer... na apreciação das incríveis variações de espécies animais... na folha de uma planta... no cheiro de uma flor... no sabor de um fruto... na água que me energiza... no sol que me aquece.... na chuva que me lava...
    no vento que me tonteia... na argila que minhas mãos trabalham... e tantas coisas mais.... " autora: Sheila Moura. Mas, vai ver que é por amor próprio...Porque eu também faço essas coisas com amor. Mas, ainda não tinha visto assim por escrito, tão lindamente, poeticamente. E nunca tinha percebido que este é o meu religare. Agradeço a Sheila do fundo da alma por ter jogado esta luz sobre mim.

    Sobre a frase atribuída a Chico...pode bem ser que não seja dele. Vi que saiu no site "O Pensador", especialista em divulgar textos com nomes de autores famosos que nunca os escreveram. De fato, a primeira frase difere muito até no estilo, da segunda. Porém, Chico pode ter falado algo semelhante porque o espiritismo, como já foi dito aqui, acredita na "evolução" das espécies, como se fosse vantagem se tornar humano. Sim, a visão é antropomorfa, como toda a visão cristã. Pelo menos pedem que não sejam maltratados,o que já é um bom começo. Na verdade, um excelente começo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi depaula
      fiquei encabulada... e, vou incluir no que chama de uma colocação poética. "Meu religare também é... saber que não estou só neste angulo de visao..."

      Que maravilha, amiga, saber que estamos juntas olhando na mesma direção e agradecendo a oportunidade de conhecermos as coisas mais lindas criadas misteriosamente pelo Universo!!!

      Sobre que a frase do Chico, acho que as pessoas não entenderam o que interpretei. Veja só a análise que fiz:

      "Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar." (até aqui, foi a opinião dele que discordei e considerei arrogante, antropocentria e especista demais porque os animais não precisam de progresso... que progreso? ser como um humano? será que o humano quer destruir até a essência de um animal? porque não aceita-lo e reconhecer a sua grande importância para os ecossistemas deste planeta? De onde e porque nasceu uma idéia tão estapafurgia de que humanos são evolução de animais? que dizer que o fim de tanta beleza, sabedoria e conhecimento tem a sina maldita de se transformar em um homem e aí se considerar evoluído? qual, isto é mais uma prova do quanto humano é arrogante mesmo....)

      "Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar" (esta segunda parte, o que tem a ver com a primeira? Isto é que me referi. Dizer que não aprendeu amar porque chutou ou maltratou um animal, não completa em nenhum momento o primeiro parágrafo. É uma outra idéia que não tem paralelo com a primeira. Não é sequência da primeira idéia, entende? É muito mais composição gramatical que qualquer outra coisa)

      Caraca, será que me fiz explicar? Suponhamos que eu quisesse continuar o que foi passado no primeiro parágrafo. Teria dito:

      "Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto, NÃO PERCAMOS A OPORTUNIDADE DE EFETIVAMENTE AUXILIÁ-LOS QUANDO ESTIVEREM PRECISANDO DE AJUDA....

      Aí sim, completaria o pensamento inicial.... Bem, eu posso estar errada.... totalmente errada.... Mas, naquele site, tem frases atribuídas a pessoas erradas. Por ex.: "sabe-se da evolução de um povo pela maneira com que este povo trata os seus animais" . Todo mundo repete que foi Gandhy, exatamente, porque se repete sem que pessoas como eu questionem e reclamem. Quem escreveu isto foi Humboldt, um naturalista alemão muito rico que correu o mundo conhecendo o costume dos povos. Ele esteve no Brasil e as pessoas podem conhecer lendo este link http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_von_Humboldt

      Talvez Gandhy a tenha usado e levou a fama....
      Enfim, desculpe queridona, começo a falar e não paro mais.... istop!!!!! kakakaka .... bjs e obrigado por seu carinho

      Excluir
    2. Realmente Sheila.. De Paula falou algo muito certo.. Obrigada por fazer esta observação e nos empurrar esta "tempestade cerebral" ou como você gosta de colocar - fazer pensar.
      O ser humano não faz parte de nenhum ecossistema - a terra gira sózinha e tudo funciona em perfeita harmonia, quando nós humanoids, não interferimos - O que prova que somos totalmente desnecessários ao planeta... Abs

      Excluir
  15. Afff. li tudinho...mas feliz.. adoro essas controvérsias, mas, quando se trata de religiosidade, crenças, doutrinas ou como queiram chamar, é difícil um consenso mesmo..Não por acaso fomos levados a guerras religiosas..mas na verdade, essas questões são de grande valia para mim profissionalmente portanto agradeço a todos...Agora ao q. interessa:(lá vai mais uma visão sobre o tema rsrsrs)
    - Penso q. cada coisa (matéria) que existe dentro deste nosso planeta tem sua natureza, ... cumpre um papel, portanto nada melhor ou pior..
    Contudo falando do homem, comprovadamente é mau por natureza, entretanto socializado toma forma (alguns), como nós que estamos na defesa do bem..
    Sem discutir essa coisa de evolução,penso q. todos somos o que somos agora e pt. cada um com seu cada um...aqui e agora é o q. interessa..

    ResponderExcluir
  16. Sheila!!!

    Vc é minha ídola. Penso exatamente como vc. A doutrina espírita não aborda os animais, não explica nada. Lembro que li alguns livros do Marcel Benedeti, se não me engano, ele abordava os animais de uma forma digna, ele faleceu, mas tenho certeza que onde quer que ele esteja está trabalhando nesta causa.
    Acho muito petulante, sem nenhum embasamento o idéia que somos seres superiores.. Superiores?
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. Cristina Calixto09/07/2012, 22:34

    Sheila,

    Não sou chegada a religiões e também não consigo entender esse papo de evolução e tampouco acredito que nós estamos aqui pra ajudar os "irmãos menores". Veja quanta discrepância!

    Hoje mesmo passou uma matéria no Jornal Nacional onde um inglês que era viciado teve sua vida devolvida e largou o cício em drogas devido ao encontro com um gatinho de rua.

    Veja só: o gato é que o salvou e não o contrário! Quem é o evoluído nessa história, hein?

    Acredito que estamos aqui para nos ajudarmos mutuamente e infelizmente o ser humano, apenas por ser bípede se acredita senhor de tudo e de todas as criaturas. Quanta arrogância!

    Pra mim, religião é isso: acreditarmos que somos bons o suficiente para ajudar aos irmãos mais necessitados, sejam eles pedras, plantas ou animais. Claro! Incluam os humanos em minha lista, embora sinceramente não acredito que mereçam muito...

    ResponderExcluir
  18. olha, ficou um pouco uma discussão fiosofica e religiosa, então queria fazer um (acho que ) ultimo comentario sobre o espiritismo, li todas as obras então posso dizer que os espiritos colocaram que o espiritismo , tendo em vista seu lado cientifico, mudaria seus conceitos sempre que a ciencia descobrisse algo que tornasse obsoleta qulquer afirmção dentro dos livros de kardec, vejamos , em 1857 qudo foi lançado o livro dos espiritos não seria possivel afirmar que o ser humano prescindisse da carne, esta escrito neste ivro que a carne alimenta a carne, hoje sabemos que não necessitamos de proteina animal, mas se os espiritos dissessem isto naquele tempo imaginem a polemica? o espiritismo esta disposto a mudar se comprovado algum equivoco em suas afirmações, mesmo porque muitas coisas não podiam ser reveladas naquela época porque as pessoas não estavam preparadas.Pra quem tiver interesse sugiro a leitura do livro "evangelho dos animais" (www.asseama.com.br), essas noções ficam bem claras neste livro, abçs

    ResponderExcluir
  19. Eu acredito que não exista verdade absoluta, como a doutrina Kardecista mesmo prega, não podemos ser cegos, temos que pensar, discutir, independente de uma pessoa, sim, pq Chico Xavier era uma pessoa, como nós, então porque levar tão a ferro e fogo o que se foi dito?? É uma opinião dele baseado do que tirou de seus estudos e queria apenas dizer que quem não respeita os animais é uma pessoa involuida, que precisa aprender a amar.
    Eu como espirita kardecista, particularmente falando discordo sobre essa frase e sobre a evolução dos animais, penso que eles fazem parte do universo como um todo, são seres perfeitos em seu contexto, não precisam de nós para nada a partir do momento que nós não interferissemos em seu habitat, mas como isso aconteceu, temos que saber respeitar e ajudar para eles viverem dignamente. Não acredito que precisem evoluir, nem acredito que um dia serão humanos, são animais e perfeitos em seu ser.

    ResponderExcluir
  20. Marcia, amiga
    juro que não estou levando a ferro e fogo não... é que um passa pr´outro e o conceito nunca é questionado, entende? Não estou questionando Chico, quem sou eu.... mas, em se tratando de uma idéia especista sobre os animais, devemos chamar a atenção...
    Vou repetir que: opinei sem saber se a frase era de Chico mesmo.... Estava lá, mas, a internet é meio inconfiável....
    bjs queridona e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim Sheila, eu entendi seu ponto de vista, e como disse no comentario concordo com ele, é que como supostamente seria uma frase do Chico as pessoas fazem auê, só digo que se for, ele era humano e errava como qualquer outro, e a doutrina tem essa parte que tbm precisa ser discutida, só leva tudo como verdade quem não sabe pensar por si, então está ai o perigo que vc questiona, entendo perfeitamente, mas nem todos carregam conceitos alheios.

      Excluir
  21. É MUITO PEITO OU TOTAL IGNORANCIA CHAMAR DE ARROGANTE UM HOMEM COMO O CHICO XAVIER. UM HOMEM QUE FOI E SEMPRE SERÁ UM SÍMBOLO DE HUMILDADE.

    ResponderExcluir
  22. Eu fiquei muito decepcionada com as respostas da doutrina espírita para a questão da imortalidade dos animais. Não sei se isso é para não causar uma "canonização" geral dos animais pelo homem, que ainda não está preparado (a maioria) para se despir de uma visão antropocêntrica. Com o mito da inferioridade dos demais seres vivos , o homem já não dá valor a sua própria vida, imagina se preponderasse a idéia de igualdade ou superioridade dos animais? Falo, inclusive, por mim, que peço a Deus para trocar alguns anos da minha vida pela dos meus animais, para que eles possam viver mais, pois posso protege-los e faze-los felizes. Eu só preciso de tempo suficiente para morrer depois deles. Nada mais. Se puder escolher, quero voltar mais não. Já deu. Cansei. Olha que minha vida é ótima. Mas esse mundo é cheio de gente feia e mais artificial que uma coca-cola zero. Não quero mais. Sara

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪