"O Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Prefeitura de Ribeirão Preto para tentar acabar com os maus-tratos contra os animais em rodeios futuros que possam acontecer no município. Segundo a minuta do TAC, seria proibido o uso de sedém, espora, corda americana e qualquer outro tipo de objeto que faça o touro sentir dor.
O documento, de autoria do promotor Ronaldo Batista Pinto, que atua na área de defesa dos animais, já está nas mãos do jurídico do Executivo.
"Nós recebemos a minuta do TAC. O teor da proposta agradou e nós já demos o sinal verde para o Ministério Público", explicou Ana Claudia Garcia Vicente, presidente da Cão Paixão.
"Considero o termo de ajuste uma proposta completa, porque impediria qualquer empresa de realizar rodeios. A festa pode ocorrer, mas os maus-tratos não. O touro só pula se sentir dor", completou a advogada Viviane Alexandre, que pertence à Associação Vida Animal (AVA).
A reportagem tentou ouvir o promotor Ronaldo Batista Pinto, mas ele está de licença do MP.
Resposta
A Prefeitura de Ribeirão Preto solicitou mais tempo ao Ministério Público para dizer se concorda com a minuta do TAC apresentada. A promotoria deferiu o pedido e estipulou como prazo máximo 10 de julho.
"O documento está nas mãos da Secretaria de Governo, mas ainda não foi debatido, por isso solicitamos mais tempo para a resposta. Na data combinada, a prefeitura vai emitir um parecer", informa a nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).
Em relação a suposta omissão da prefeitura que o inquérito civil analisa, a CCS alegou que "apurar maus-tratos aos animais não é papel da prefeitura".
.
E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!!!!! Esse promotor sim, é macho! Os palhaços que exploram estes animais mansos através de estratagemas cruel, não.
ResponderExcluirTodas as outras cidades deveriam ter um promotor macho pra acabar com essa canalhice.
ResponderExcluirCambada de gente imbecil, escrota , que não deve ter nada mais inteligente pra se distrair.
Quero que os peões morram.
Tem que avisar aos desavisados, não existe rodeio sem crueldade. Deveriam é acabar com os rodeios. De qualquer, forma já é um começo.
ResponderExcluirEbaaaaaaaaaaa.
ResponderExcluirPaarabéns ao PROMOTOR.
Não terá mais rodeios então, ""né mesmo"", já que os pobres animais são dóceis e só pulam quando os machucam.