30/09/2010

RELIGIÃO: CULTOS RELIGIOSOS TEM O DIREITO DE MATAR OS ANIMAIS, SERES QUE REPRESENTAMOS, AMAMOS E RESPEITAMOS?

PAREM AS MÁQUINAS!!!!
GENTE, ESTAMOS DIANTE DE UM MOMENTO
HISTÓRICO PARA A PROTEÇÃO ANIMAL

Vou contar tudo e desculpe a numeração dos itens, mas, é porque a "velhinha" aqui não está mais como nos áureos tempos.... tem que se organizar
mentalmente... hehehehe....



1 - hoje, pela manhã, li na Coluna do Ancelmo Gois, a notícia ao lado. Quase cai dura. Passei a mão no tel. e liguei para o Delegado Marcos Cipriano que confirmou o depoimento do sacerdote para às 11:00hs. Na hora lhe disse: estarei aí em apoio a sua decisão de investigar a denúncia de sacrifício de animais em cultos religiosos.

2 - em seguida, liguei para a nossa velha companheira SUIPA para mais uma parceria positiva de militância. Imediatamente, Bebel ficou a postos e partiu para lá, pois, tínhamos, apenas, uma hora para nos mobilizarmos. Claro que chamei algumas ONG´s, mas, ninguém estava disponível.

3 - chegamos às 10:30h e ficamos na expectativa. Bebel levou um manifesto por escrito que poderão ler CLICANDO AQUI e procuramos nos apresentar ao grupo de religiosos explicando que nossa postura era de entendimento. O grupo nos recebeu muito bem, aceitou o manifesto e até conversei com alguns dos presentes. Vejam os dois vídeos enquanto esperávamos o depoimento do sacerdote terminar.


4 - passado algum tempo, integrantes da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa - CCIR, liderados pelo Prof. Ivanir dos Santos, saíram do prédio e ficaram conversando com o grupo. Depois de alguns minutos, pedi para falar com ele. Ele permitiu que me aproximasse, me identifiquei e lhe contei que já estivéramos em conversa com União Umbandista dos Cultos Afro-brasileiros e com a Federação Brasileira de Umbanda pedindo abertura para que, definitivamente, pudéssemos conversar a respeito do tema.

5 - lembrem aqui nossa conversa com o Prof. José Carlos Gentil e o Babalorixá Josimar , representantes destas duas instituições.

6 - infelizmente, o Prof. Ivanir não estava disposto. Percebi, logo de cara, que ao falar o nome destas pessoas com quem já tínhamos conversado eram persona non grata, pois, foi logo falando: este é outro setor... este outro não tem nada a ver conosco, ou seja, até as "autoridades" religiosas espíritas tem suas diferenças, parece. A maioria dos presentes (eram bem umas 30 pessoas) percebeu que eu queria um entendimento, conversar mano a mano. Mas, o senhor professor, realmente estava em cima da arrogância e até questionou a legitimidade QUE A LEI ME OUTORGA PARA REPRESENTAR QUALQUER ANIMAL... (art. 1° - § 3º do Decreto-lei 24645/34).

7 - as argumentações foram as de sempre: todos não comem carne? e o matadouro, vocês também vão lá? enfim, aquele blá blá blá que todos nós conhecemos muito bem. Falei para ele que estaria disposta ficar aos pés de qualquer um deles e pedir maleime pelos animais. Respondeu que não adiantaria nada porque os animais para eles são sagrados, que não sabemos nada sobre os rituais deles e que eles não fazem mal aos animais. Pedi, então, para nos contar como usavam os animais. Bem indelicado, saiu andando dizendo que "eu" não queria diálogo e que estava encerrado o assunto. Pedi para ele gravar uma mensagem para nós, mas disse NÃO. Um outro integrante do grupo, bem mais cordato, disse que não poderia falar, também, já que o Prof. liderava o grupo. E foi tudo.

8 - acontece que o prezado professor Ivanir, que desejava que apenas ouvissemos e não retrucássemos, deve ter percebido que estávamos falando em fatos e legislação vigente em nosso país, como é característica da "Fala Bicho". Nunca atuamos com "achismos" e nossas argumentações são indefensáveis. Se não vejamos:

a) inegavelmente, a sociedade precisa entender que os religiosos ao ritualizarem um animal, estão fazendo sofrer todos nós que os amamos, inclusive, abalando todo nosso emocional quando tomamos conhecimento de ritos macabros feitos em nome de suas religiões.

b) onde estaria o direito reivindicado pela liberdade religiosa que utiliza vidas que nós representamos perante a lei? Isto não seria intolerância da defesa animal, e sim dos dirigentes religiosos que usam animais em ritos porque os consideram "sagrados". Sagrados? Caramba, sagrado se mata e come?
PAUSA: Jesus amado, não volte nunca mais a terra!!!! Corre o risco de não ser só crucificado novamente, mas, também, comido porque você sim, é sagrado... Fica por aí mesmo promovendo a luz...

d) considerando um dos argumentos dos religiosos que dizem que matam e depois comem, queria lembrar que o Ministério de Agricultura estabelece normas para abate de animais de consumo. LEIAM AQUI . A confissão de que matam para comer fere a legislação sanitária que existe em todos os municípios. CLIQUEM AQUI para conhecerem a do Município do Rio de Janeiro que proíbe, terminantemente, matar os animais até em aviários e semelhantes.

VEJAM O DELEGADO DANDO ENTREVISTA AOS JORNAIS



9 - precisamos esclarecer aos amigos sacerdotes que eles estão infringindo várias leis e que não aceitamos que nossas argumentações sejam perseguidoras da liberdade de culto que eles alegam estar estabelecida na Constituição Brasileira. Ninguém está tirando o direito de expressão cultural, mas, inegavelmente, o mundo vem evoluindo e a representação do direito animal reivindica uma reformulação desta interpretação. Lembramos que há muito pouco tempo da história, negros eram escravizados, mulheres não podiam votar, criança podia apanhar e outras mais. Se tivéssemos no Brasil o culto Negro-Bantu, teríamos que aceitar a extirpação de clitóris de meninas recém-nascidas? Quem quiser saber a respeito, CLICAR AQUI

VEJAM A FALA EXCLUSIVA DO DELEGADO MARCOS CIPRIANO
PARA VOCÊS, NOSSOS LEITORES


10 - finalizando, companheiros, vamos fazer nossa presença diante do Secretário de Segurança Pública e do Chefe de Polícia Civil do Estado do RJ, bem como ao próprio Dr. Marcos Cipriano fortalecendo sua atitude exemplar ao investigar a denúncia de crueldade com animais em rituais. Estamos sugerindo o seguinte texto:

Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado do RJ, Dr. José Mariano Beltrame
Senhor Chefe da Polícia Civil do Estado do RJ, Delegado Allan Turnowski

Na qualidade de pessoas preocupadas e atuantes na defesa dos direitos dos animais, após lermos a matéria postada no blog "O Grito do Bicho" , vimos parabenizar o desempenho do Titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Dr. Marcos Cipriano, na investigação de denúncia sobre o centro religioso que utiliza animais em rituais, ferindo o art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, 9605/98, que criminaliza quem "pratica ato de abuso, maus-tratos, fere ou mutila animais de qualquer espécie". Manifestações culturais e o exercício de cultos religiosos, interpretados erroneamente como tudo pode dentro da Constituição Federal, não justificam atos criminosos de nenhuma espécie.

Estamos diante de um delegado que, de forma inédita, trouxe para sí a responsabilidade de apuração desta legitimidade estabelecida no Direito Animal. Parabenizamos a todos e desejamos que o entendimento desde conflito contribua de maneira produtiva para futuras questões envolvendo a atuação da Segurança Pública na proteção legal dos direitos dos animais.
Atenciosamente
NOME
CIDADE
PAÍS

e-mails:
secretariodeseguranca@seguranca.rj.gov.br;
cg.gab@seguranca.rj.gov.br;
turnowski@pcivil.rj.gov.br; mcipriano@pcivil.rj.gov.br;

c.c: falabicho@falabicho.org.br

NOTA - Estiveram presentes representando a SUIPA: IZABEL CRISTINA, NINI, NELY, NALVA, FRANCISCA e MARCIAfotos SUIPA

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪