Apesar de nojento, é importante tomar conhecimento de como ajudar os animais.
-------------
Tem coisa mais nojenta do que berne? Além de ser algo bem feio de se ver, traz muito desconforto para os cães e outros animais. Mas não se preocupe, pois aqui você vai aprender a como se livrar dessa praga.
O berne nada mais é do que a fase larval da mosca Dermatobia hominis, mais conhecida como mosca-varejeira, que tem como hospedeiros animais de sangue quente.
Uma vez que o berne esteja presente nos animais e que saia do ovo, ele vai se desenvolvendo sob o tecido subcutâneo e conforme cresce e se movimenta causa dor e coceira no animal que pode acabar se machucando muito ao coçar e morder a área afetada.
Antes então que a situação fique muito feia, será necessário retirar essa larva. Mas como fazer isso? O ideal é sempre ir ao veterinário, pois ele poderá verificar em qual estágio o berne se encontra e assim passar o tratamento mais adequado.
Geralmente, o mais recomendado é a utilização de medicamentos tópicos que impedem a respiração da larva, que assim morrerá e deverá ser retirada. Depois de tudo isso o local afetado deve ser tratado até se cicatrizar.
O tratamento caseiro nunca é recomendado, pois pode causar complicações e afetar ainda mais a saúde do seu amigo de quatro patas.
Fonte: Adoro Cães
Podendo se evitar as moscas com repelentes adequados, melhor. Difícil é para quem mora no mato e tem muitos animais.
ResponderExcluirNão são só os animais que podem ter este mal... o berne... em 1955 meu irmão e eu ficamos durante as férias de verão (1955/56)(dez/jan/fev) no sítio dos meus avós maternos, quando minha mãe teve meu irmão mais novo. Nesta ocasião apareceu um "calombo" na cabeça do meu irmão e quando meu avô foi ver o que era... era o "bicho berne". Foi tirado, o buraco tratado até cicatrizar completamente. Meu irmão tinha 6 anos e eu 9 anos.
ResponderExcluir