Antigamente dávamos comida normal e não tínhamos tantas doenças como temos agora.... é impressão minha?
Jornal das Dez - Globo News - 16/05/14
"O GRITO DO BICHO"
é licenciado sob uma Licença
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas
Copyright 2007 © Fala Bicho
▪ All rights reserved ▪
Também tenho essa teoria. Até pq, se observarmos, todas (TODAS!) as embalagens de ração comumente encontradas em qualquer mercado/pet shop, tem o símbolo de TRANSGÊNICOS, ou seja, são feitas com uma ou mais substâncias modificadas geneticamente.
ResponderExcluirOs alimentos transgênicos, além de diminuírem a diversidade natural das espécies de plantas, ainda não se tem conhecimento exato de que não podem causar mal a saúde (humana ou animal). Mas, como o que manda é sempre o dinheiro, estão sendo vendidas sem o menor escrúpulo para pessoas que nem sabe o que significa. Pode conferir lá na embalagem de ração do seu bichinho, o sílbolo "T" em letra maiúscula preta, dentro de um retângulo amarelo.
Thassia Reis
Eu alimento meus cães (13) todos resgatados da rua com alimentação natural há um ano é impressionante a qualidade de vida que eles ganharam, alguns com doenças que eu achava cronica desapareceu.
ResponderExcluirNé não, Sheila, mas antigamente, não se utilizava tantos condimentos como hoje: tudo tem um pozinho que ajuda a dar gosto na comida e isso não faz bem ao organismo dos animais. Hoje, utilizamos muitos produtos industrializados, enlatados, pré-cozidos e conservados com química.
ResponderExcluirMas a alimentação natural tem uma desvantagem: tem que ser preparada no momento de servir. Não se pode cozinhar o arroz para a semana inteira, tem que ser feito a cada refeição. Os legumes devem ser cozidos pouco antes de serem servidos a eles. E seria mesmo a melhor opção se comparada à utilização de transgênicos nas rações. Talvez seja essa a causa das doenças absurdas que vemos nos animais. Detesto ver aquele "T" nas embalagens de ração.
Porém, temos que considerar que, antigamente, não havia muito conhecimento sobre os animais. Alguns morriam de velhos, outros "de repente", o que poderia indicar alguma doença desconhecida e não diagnosticada, visto ser um luxo levar o pet ao veterinário. Hoje é diferente e quem procura sempre acha.
Atualmente, tenho um gato idoso que emagreceu demais. Felv negativo, descobrimos um problema renal. Está comendo ração específica (com o monstruoso "T" na embalagem) e tomando medicações para tentar aumentar sua imunidade e retroceder o processo. Infelizmente, os mais velhos aqui em casa comeram rações coloridas por um bom tempo, as famosas "mix", cujos corantes são excelentes para prejudicarem os rins e essa doença pode ser o reflexo da alimentação de anos atrás. O que posso fazer é cuidar dele e torcer para que se recupere (enquanto isso, ele toma meu travesseiro e cobertores à noite...rsrsrs).
A questão das rações é seríssima, sempre ouço comentários semelhantes e tenho certeza de que procedem, considerando que existem rações que não só provocam doenças como também matam. Me lembro que a minha mãe preparava um angu (polenta com 'bofes') para alimentar os cachorros e eles amavam, eram todos saudáveis, de olhos e pelos brilhantes. Naquela época não se ouvia falar em ração, aliás, nem havia a comercialização, pelo menos nas cidades do interior e também não tinha essa 'coisa' dos transgênicos. Sou a favor de uma alimentação mais natural possível, pois quando busco informações sobre como as rações são fabricadas e do que são feitas, nojo, pena e indignação me reviram as tripas, tanto pelos sacrificados quanto pelos que irão consumir essa miséria. Mas como não tem por onde escapar quando se trata da alimentação de carnívoros, o jeito é desenvolver receitas menos agressivas e livres dos transgênicos (por enquanto) que já tomou conta de grande parte do solo brasileiro.
ResponderExcluirInformações pertinentes:
http://www.abcanimal.org.br/adoteumanimal/saudeanimal/porquenaodarracao.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300007
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=173770&id_secao=10
http://pt.slideshare.net/paulinhattt/os-transgnicos
O problema é que acho que as carnes estão "cheias" de câncer, este é que é o grande problema...
ResponderExcluirCachorros adoram sopão de legumes e nem é preciso colocar carne. Ah, não pode faltar o pedaço de pão para acompanhar!
ResponderExcluir