20/09/2013

Sede da China por antibióticos não poupa nem os animais

Meu Deus!!!! eu fico com a impressão que se os chineses resolverem a dominar o mundo não vão levar nem um dia...... sei que tem muita gente boa lá que até trabalha pela conscientização dos direitos dos animais... mas, no geral, tenho uma péssima impressão daquele país...
__________________________

Metade de todos os antibióticos consumidos no país é aplicado na pecuária em doses excessivas, o que desencadeia o surgimento de superbactérias resistentes.

Confinado: suínos da China consomem quatro vezes mais
antibióticos que os criados nos EUA
São Paulo – Cento e trinta e oito gramas. Essa é, em média, a quantidade de antibiótico que uma pessoa na China consome por ano, e que é 10 vezes superior ao consumido por um americano comum. No país que mais usa antibióticos no mundo, até uma simples gripe rende receita do fármaco. E os medicados, no caso, não são apenas os humanos.

A sede chinesa por antibióticos — estimulada em grande parte pelos "incentivos financeiros significativos" dados aos médicos, conforme um estudo publicado no Journal of Health Economics — afeta também os animais.

Levantamento recente feito por uma consultoria
de agronegócio em Pequim aponta que a pecuária é o setor de maior aplicação de antibióticos na China, cobrindo mais de 50% do consumo total do país. Hoje, um suíno criado por lá consome em média quatro vezes mais antibióticos que um espécime criado numa fazenda dos Estados Unidos.

Três fatores contribuem para o abuso, segundo os pesquisadores: o método de criação dos animais, em espaços confinados, a fraca regulamentação e o surgimento de doenças epidêmicas complicadas.

O uso desenfreado de antibióticos tem consequências graves. De acordo com a OMS, além de poder desencadear novas doenças, o uso excessivo do fármaco ameaça a sua própria eficácia, uma vez que leva ao surgimento de superbactérias resistentes.

Uma equipe de pesquisa liderada por cientistas da China e da Michigan State University descobriu recentemente "diversos e abundantes genes resistentes a antibióticos em granjas de suínos da China”.

O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, classifica a resistência de bactérias às drogas como uma questão de segurança alimentar e um perigo potencial para o desenvolvimento sustentável e saudável da pecuária chinesa. Além disso, quando as pessoas comem carne e derivados tratados com a droga, elas também acabam ingerindo parte da substância.

A aplicação de antibióticos na pecuária pode ser dividida em duas partes. Uma parte é aplicada no processo de produção da pré-mistura de alimentos por fábricas de rações, onde eles são utilizados principalmente para a prevenção de doenças e promoção do crescimento do animal.

Outra parte é usada no processo de criação dos bichos em fazendas para a prevenção e tratamento da doença, nas formas de alimentação a base de mistura, na bebida, por injeção ou ainda através do banho e da pulverização do ambiente.

FONTE: EXAME.com

3 comentários:

  1. Os chineses não poupam nem os próprios filhos! Amigos meus que já estiveram lá, afirmam que é muito comum encontra fetos ou crianças natimortas em lixeiras e terrenos baldios. Devido ao controle de natalidade (imaginem se não houvesse) a preferência é por meninos e por isso, meninas são sacrificadas.
    Que nenhuma menina viesse a nascer lá, só assim os chineses entrariam em extinção e ninguém moveria uma palha para impedir.

    ResponderExcluir
  2. Claro, acho isso tudo muito bom, primeiro quanto mais antibióticos, mais bactérias resistentes e menos pessoas vivendo. Só rezo para que a menor parte da população que é boa para os animais não morra. E que os pobres animais que também morrerão, pelo menos dessa vez, morra para salvar o mundo. Não que aqui tenhamos só anjos, mas a China em matéria de crueldade, está infinitamente na frente de qualquer país, a Ásia em geral.

    ResponderExcluir
  3. Outro dia arrancaram os olhos de um menino para vender as córneas. Segundo descrito na matéria do G1, foi a própria tia da criança... ÔXE, gente ruim e fria!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪