11/05/2012

Zoológico de Goiânia responde ao nosso pedido de entrevista sobre os fogos durante a sua reinauguração

.
um animal em zoológico...
Tentei algumas vezes falar diretamente com o diretor da Agência Municipal do Meio Ambiente - AMMA e com o diretor do Zoológico, ambos de Goiânia - GO.

Queria saber o que havia dentro da cabeça dos responsáveis pela soltura de fogos por 10 minutos durante a inauguração do zoológico daquela cidade inclusive porque o mesmo Zoo havia assinado um TAC, juntamente com o IBAMA, de que iria iniciar as visitações aos poucos, para não estressar os animais! quá quá quá....

Bem, daí, como deixei minha direção, a Assessoria de Imprensa da Agência nos ligou e depois nos enviou este e-mail. O grifo ao final é meu.
___________________

----- Original Message -----
From: Ascom Amma
To: falabicho@falabicho.org.br
Sent: Thursday, May 10, 2012 10:08 AM
Subject: Nota da Amma sobre abertura do zoológico

Bom dia Sheila
Conversei com o presidente e ele prefere que as informações sejam respondidas por nota. Segue no corpo do e-mail a nota.
Att. Sara Gomes.

Nota resposta
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) informa que a reinauguração do zoológico de Goiânia aconteceu de forma gradativa para 2.400 alunos da rede municipal no sábado e domingo (dias 5 e 6 de maio) e durante a semana continuam os atendimentos aos estudantes.

As visitas foram iniciadas pela ilhas dos macacos passando pelos répteis, em seguida passaram pelo setor das aves. O local que desperta a curiosidade das crianças é o serpentário onde ficam as cobras e o recinto dos grandes mamíferos. No final do passeio, os alunos conheceram o Museu de Ornitologia com animais empalhados e o Recinto de Imersão onde entram acompanhados de monitores e tem contato com as aves como jacu, tucano e pavão.

O zoológico passou por uma ampla reforma com ampliação e construção de recintos que visam a uma melhor qualidade de vida dos animais. O local conta agora com o mais estruturado complexo para animais silvestres do estado e um plantel de 522 animais distribuídos em 154 espécies.

Através de estudos foram feitas mudanças de conceito em relação aos recintos em que as grades foram substituídas por vidro, houve um enriquecimento ambiental, com melhor aproveitamento da luminosidade natural e foram criados pontos de fuga para os animais se esconderem caso não queiram ser vistos.

Além de desenvolver uma importante função de reprodução e conservação das espécies, o parque possui também uma relevância social, com ações de educação ambiental, que resultam na melhor interação com os animais e no aprendizado sobre como se comportam, a alimentação, o modo de vida e as características de cada espécie. Nos passeios, os visitantes aprendem, sobretudo, a importância do respeito à natureza.

Quanto aos fogos de artifício que foram soltos, não temos conhecimento de quem partiu a iniciativa. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, disse em nota que tem uma restrição pessoal a fogos de artifícios e avaliou o ato como inoportuno e inadequado.

Assessoria de Comunicação da Amma
Agência Municipal do Meio Ambiente - AMMA
Assessoria de Comunicação - Ascom - 3524-1117
Jornalista: Sara Gomes - (62) 8421-9837
_________________________
Os companheiros da ARPA Brasil  , além de denunciarem o fato na polícia, estão recorrendo ao MP para que a bióloga do Rancho dos Gnomos  (convidada especialmente pela ONG para avaliar o estado de saúde dos animais),  possa entrar no local para fazer sua avaliação.

Só fiquei pensando, galera, que mãos competentes estão nossos animais com tamanha negligência e respeito pelos animais já na sua inauguração, né?  segundo a mesma Assessora, nem sabem quem soltou os fogos e ela disse, também, que os biólogos e veterinários do mesmo Zoo atestaram que os fogos não provocaram nenhum estresse nos animais... hã hã....

Agora, a ironia dos fatos: segundo informado, o responsável de toda encrenca usa uma camiseta escrito "educador ambiental" durante a inauguração ... cômico e trágico....

foto ARPA

Se quiserem ter um histórico sobre este Zoológico, vejam estas postagens sobre a morte de animais em 2010, 2011 e 2012:

    .

    7 comentários:

    1. q piada...agora ninguém sabe de nada...
      foi a minha vó...

      ResponderExcluir
    2. Mas eu não teclei isso no outro post relativo, Sheila?

      Que iriam atochar placa clamando ao público um comportamento silencioso e responsável que não tiveram, além de colocar em xeque, em dúbio, os preceitos e princípios da Educação Ambiental?!

      "Nos passeios, os visitantes aprendem, sobretudo, a importância do respeito à natureza."

      "criados pontos de fuga para os animais se esconderem caso não queiram ser vistos."

      Isso aqui é para rir, chorar ou envergonharem-se?

      Zoológicos não se prestam a nada, nada bom, pedagógico e salutar e só apontam que são locais de voyeurismo e DESEducação.

      ResponderExcluir
    3. O carinha não saber de onde partiram os fogos foi a maior piada pra começar o dia.

      Os animais do Zoo de Goiania estão fuuuuuuuuuu e mal pagos com essa administração.

      ResponderExcluir
    4. O que nos reserva o futuro com pessoas deste naipe como
      'educadores ambientais' ? Socorro!!!

      ResponderExcluir
    5. AGORA NINGUÉM SE RESPONSABILIZA NÉ?!?!!!!

      BANDO DE PILANTRAS!!!

      ResponderExcluir
    6. Minha gente, estamos no Brasil! Por que a surpresa? O que podemos esperar de um Pais, onde 70% da população ainda permanece semi-analfabeta. Portanto, Zoologico, continuará sendo centro de Atrações. Tudo em tôrno da falta de Respeito à Natureza, e os seres Vivos nela existentes. Esta é uma Luta interminavel. Nunca haverão CULPADOS!!!!!

      ResponderExcluir

    Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

    EM DESTAQUE


    RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

    Licença Creative Commons

    "O GRITO DO BICHO"

    é licenciado sob uma Licença

    Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

     

    SAIBA MAIS


    Copyright 2007 © Fala Bicho

    ▪ All rights reserved ▪