06/04/2011

EM REDE NACIONAL, GATOS SÃO ACUSADOS INJUSTAMENTE - parte 2

Estou reeditando a postagem para complementar com a NOTA do Ancelmo Gois - Jornal O Globo - de hoje. É nós na fita, amigos. TODOS NÓS!!!!
Estou propondo endereçarmos até amanhã nossos protestos. Hoje, ainda não contabilizei, mas, acho que ultrapassamos os 1000. Vou ver e aviso. Por enquanto, nenhuma resposta, certo? a não ser que esteja nos 1850 que estão na minha caixa para abrir.... rsrsrs....

Clique para ampliar:


E-mail de nossa leitora sobre o capítulo de ontem (nem tive tempo ainda de salvar):

"Sheila, veja outra pérola dita pela personagem de Camila Pitanga no capítulo de ontem: "Esperança é que nem cachorro, você cuida, alimenta e, quando cresce, destrói a casa toda".
Ninguém merece!!!Rosemary Alves"

Vejam que vídeo educativo bem interessante. Não o conhecia



Novo folder que esta rolando de autoria da nossa entrépita Marli Delucca


______________________
POSTAGEM DE ONTEM, DIA 05/04/11

Pela manhã, uma enxurrada de e-mails entrou em minha caixa postal falando sobre o ocorrido na novela da Globo, Insensato Coração. Peguei a cena do capítulo de ontem e quase cai para trás. Mas, como costumamos fazer limonada de todo limão que nos cai na mão, aqui vamos.

Nas cenas, os gatos são acusados de transmissores de toxoplasmose pela simples convivência. Céus!!! a personagem diz que não pode chegar nem perto dos gatos porque está grávida. Bem, a idéia é, de uma vez por todas, colocarmos um fim nesta ignorância geral. O preconceito contra a vida animal, o antropocentrismo e o especismo nos deixa numa posição covarde e desigual.

Não podemos admitir que um erro desta natureza tenha continuidade. Nossa leitora Maria de Lourdes Rebelo, lá de Goiânia, nos notificou este caso e mandou um bom material que poderá ser lido em


Olha, é a HORA de uma vez por todas resolvermos esta parada!!!!
Vejam, primeiro, as cenas do referido capítulo :



Bem, agora, vamos fazer o seguinte. Vamos escrever TODOS para TV Globo exigindo, UMA RETRATAÇÃO do autor da novela que está muito mal informado. Claro que este texto abaixo é, apenas uma sugestão. Escrevam com suas palavras, se desejarem:

Endereço: regina.lopes@tvglobo.com.br
c/c: falabicho@falabicho.org.br
NOTA 1: A Sra. Regina é a secretária do Diretor Geral de Entretenimento da Globo, Manoel Martins. A secretária do Sr. Denis Carvalho se negou a dar o e-mail dizendo que mandasse pelo correio o que quer que fosse para encaminhar ao seu Chefe, diretor da novela em questão. Então, tá!!!!
NOTA 2: Seria interessante colocarmos nossa identidade para que as pessoas que vão receber nossos protestos saibam que somos organizados e autênticos representantes da causa pelo direito animal. Deixamos de ser um grupo e somos um segmento da sociedade que merece respeito e atenção.
___________________

Senhores Diretores da TV Globo -
Núcleo de Denis Carvalho


Como zeladores legais da vida animal, estamos aqui, estarrecidos, solicitando uma URGENTE retratação da inverdade dita na novela "Insensato Coração" (Capitulo do dia 04/04/11) de autoria do Sr. Gilberto Braga, por quem temos profunda admiração pelos trabalhos apresentados em sua carreira.


Com certeza, mal informado, ele causou um prejuízo incalculável, inclusive induzindo ao erro os telespectadores, quando afirma que a simples convivência com gatos pode provocar, à uma mulher grávida, a contaminação de toxoplasmose. Isto, em se tratando de rede nacional e uma audiência incalculável, joga por água abaixo todo nosso trabalho de esclarecimento para acabar com este estigma absurdo contra os felinos.


As consequências do abandono e até a promoção de crueldades contra esta espécie animal, será, indescritível. Portanto, esta retratação deverá ser feita nos próximos capítulos, em três dias subsequentes e deverá ter por base as informações médicas precisas contidas no link do Blog "O GRITO DO BICHO" (http://ogritodobicho.blogspot.com/2011/04/em-rede-nacional-gatos-sao-acusados.html).


Aguardamos, o mais rápido possível tal correção na tentativa de minimizar todo prejuízo causado à nossa causa e, principalmente, desejamos que estes animais não sofram na pele o preço de tamanha irresponsabilidade.

Atenciosamente

NOME

ESTADO/CIDADE

IDENTIDADE
.

30 comentários:

  1. Eu nunca vejo novela (detesto esse lixo) mas nesse dia eu zapeava e vi qdo essa ridícula desinformada falou dos gatos.Me deu vontade de de escrever imediatamente para a rede BOBO e protestar.Acho que eles fazem isso de propósito.Sempre que a novela NÃo dá ibope acham um meio de chamar a atenção.E o pior é que sempre usam os animais e sempre de forma cruel,negativa e mentirosa.

    ResponderExcluir
  2. Não assisto as novelas da rede bobo pois acho que não trazem nada de útil para nós: só separação entre as familias.. e agora como se não bastasse os gatinhos são acusados injustamente. Fico indignada com essas coisas. Vamos fazer barulho para mostrar para eles que agora os animais tem voz e vez, tem gente que defende eles..

    Adorooo o seu blog continue assim!! E Parabéns pelos 18 anos, que Deus te abençõe hj e sempre com mta paz, saúde e sucesso. Os anjos de 4 patas celebram junto com vc todos esses anos de luta!!
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  3. O NOSSO EMAIL JÁ FOI.
    ISSO NÃO PODE FICAR IMPUNE, JÁ QUE ESSA EMISSORA É "LIDER EM AUDIÊNCIA", FORMADORES DE OPINIÕES, AFFF!! Ninguem merece viu.
    REGINA SARACENI
    DA ANOÉ

    ResponderExcluir
  4. Fico indignada com isso...eu mesmo tive e não tive problema nenhum...as pessoas nao se preocupam com o que come...aliás sabem colcoar culpa só em animais...cada uma que já escutei, meu esposo mesmo não sabia disso, e quando sua primeira esposa teve culparam os cachorros da casa da tia dela...quanta ignorância...

    ResponderExcluir
  5. tereza Vianna06/04/2011, 19:46

    por favor, nunc aouvi um absurdo desses!!!!!Façam urgentemente um esclarecimento!!!!Gatos são excelentes companhias, está provado que prolongam a vida de pessoas sozinhas entre outras coisas. Como se não bastasse, mentiras de quaisquer natureza devem ser evitadas , principalemte as que podem causar danos a seres vivos!!!!!! Tereza vianna

    ResponderExcluir
  6. Andréa Neves06/04/2011, 19:57

    O Ancelmo só esqueceu de dizer que somos várias onças... RsRsRs! Você é a matriarca!!! Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Se nem mesmo um dos personagens da novela acreditou piamente no que foi dito e resolveu buscar respostas mais esclarecedoras na internet, é que o autor da novela não tencionava que o telespectador acreditasse. Talvez, e repito...talvez, ele queria apenas levantar o assunto. E se lá estava o cidadão em frente ao seu computador estudando o caso, muito provavelmente, num capitulo futuro, mostrariam o resultado de sua pesquiza. Por isso, não vejo o capitulo como tão nefasto aos animais como estão dizendo. Acho que pode ser uma excelente oportunidade para um esclarecimento de uma desinformação muito divulgada inclusive pela classe médica. Deixar de gostar da atriz por esse motivo, não faz muito sentido. Ela é apenas uma atriz representando o que lhe pedido para representar e, pode ser que realmente pensavam em informar diferente depois. Nesse caso, ela até estaria ajudando. Bom lembrar que ela se referiu ao gato com muito carinho e até pediu a sua amiga que o pegasse no colo, o que foi feito. Penso ter havido uma reação exagerada. Pedir que esclareçam é importante. Acusar sem saber o que tinham em mente, não me pareceu correto. Volto a pedir. Raciocinem: para que a tal pesquiza se não era para mostrar o resultado depois?

    ResponderExcluir
  8. anselmo padula06/04/2011, 22:22

    Campanha volta Sheila!

    Já enviei,critiquei, mas também elogiei como o gato foi tratado com respeito quando foi visto. Ninguém o enchotou ou o mau-tratou. Só espero que essas parideiras que fazem um filho atrás do outro nao se influenciem por um mito do passado de que gato faz mal a gravida. Convivio com animal aumenta as defesas do organismo.

    ResponderExcluir
  9. Oi depaula, o capítulo em questão foi ao ar dia 4, também "viajei" no mesmo raciocínio seu (aliás só eu e o leitor André)e fiquei apostando e torcendo para estar certa. Infelizmente ontem, já com a conclusão da pesquisa, o personagem nada comentou sobre os gatos, referindo-se apenas ( agora acertadamente)aos perigos da ingestão de carne crua ou mal cozida. Se tivesse sido proposital, teria que ser corrigido no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, o que, efetivamente, não ocorreu. Agora, como a Globo precisa se retratar, de repente ela tenta limpar bonito e aproveita a nossa idéia ahahaha!
    E não satisfeito o autor também fez críticas aos cachorros.

    Não tem jeito não, é muita ignorância mesmo!

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Andréa Neves06/04/2011, 22:47

    Eu discordo um pouquinho da opinião acima, o que o autor quer é IBOPE, mesmo que seja às custas, como sempre, dos pobres animais, sabe DEPAULA, se a intenção do autor for a de realmente ajudar a causa, o que eu particularmente duvido muito, a resposta deveria ser dada no ato, não deixar para dias depois, onde o efeito será infinitamente menor que o prejuízo, a m---a, já foi jogada no ventilador, qualquer retratação já deveria ter ido ao ar, no MÁXIMO, no dia seguinte, quem quer colaborar não faz um caca dessas e deixa passar dias sem resposta, desmistifica na hora, aí sim favoreceria os animais, isso foi sim uma imensa sacanagem com os gatinhos, a partir de agora, qualquer atitude tomada pelo autor ou pela emissora será tarde demais, a menos que se faça uma
    p--a campanha em prol dos animais, o que é muito difícil, afinal como alguém já disse anteriormente, estamos falando da Rede BOBO, e a Rede BOBO, "NÃO ERRA"... no mínimo comete pequenos equívocos!!!

    ResponderExcluir
  11. meu e-mail para para rede sem noção de televisão já foi.
    eu jamais deixaria de dar uma resposta a esses sem noção e sem informação!!!

    ResponderExcluir
  12. Regina Cardoso06/04/2011, 23:25

    Se a intenção do autor era de alertar para os perigos da toxoplasmose na gravidez, a cena com a Carol (atriz Camila Pitanga) poderia ter sido feita com ela levando um enorme susto diante de um belo prato de salada crua, servido em algum famoso restaurante. Que eu saiba são servidas em milhares de restaurantes, milhões de refeições provenientes de cozinhas onde não conhecemos a higiene ao passo que alguém comendo FEZES DE GATOS ainda não tive notícias.
    A propósito: será que o autor da novela costuma vigiar a cozinha dos restaurantes que ele frequenta ou até mesmo a cozinha da sua própria residência ???????????

    ResponderExcluir
  13. Conheço uma "enfermeira padrão" que mandou o marido levar o gato para a casa do irmão dele, porque a imbecil achou que apenas por respirar o mesmo ar que o gato, pegaria toxoplasmose. Isso porque ela deveria ter estudado isso na famosa faculdade São Camilo de São Paulo... Parece-me que a ignorância está espalhando-se pelo Brasil. No caso da Rede Globo, o mais "engraçado" foi o personagem André dizer à personagem Carol que comer peixe cru transmite toxoplasmose... Não sei como foi que ele fez essa "iluminada" constatação. "Inteligência rara"...

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião a rede Globo não vai se retratar, na sua posição despota não cabe uma ação assim, desde sempre eles mostram e incitam as pessoas com más influencias, como já vi a Ana Maria Braga dizer que colocaria sua poodle p/cruzar, ainda dizendo que a cadela tem que ter uma cria pelo menos, outro caso foi tbm que ela mostrou criadores e até a cruza de animais em seu programa, foi feito um protesto, até aki no blog, e eles se retrataram?? nunca.
    Esse caso vai ficar por isso mesmo, mais facil pedirmos que a concorrencia, a record, que sempre faz materias bem colocadas e em favor da causa, eles com certeza aceitariam fazer uma materia esclarecedora, e talvez limpasse um pouco dessa "m..." lançada pela rede bobo.

    ResponderExcluir
  15. Quanta frescura por causa de uma gravides,tem mulheres que trabalham duro até chegar a hora de parir,minha mãe me conta quando ela cortava cana as mulheres trabalhavam até os nove meses de gestação,isso ninguém comenta na novela,agora pra ferrar de vez com os gatinhos eles são bons né.Odeio essas novelas ,daqui a pouco vão virar filme pornô.

    ResponderExcluir
  16. Um esclarecimento. A toxoplasmose é perigosa quando não se tem seus anticorpos. Este é o meu caso. A orientação que recebi quando estava grávida foi para não comer legumes crus se não forem muito bem lavados e nem mexer na terra.
    Não assisto novelas, mas é praxe da Globo passar informações negativas sobre animais em vários de seus programas.
    Deixei de assistir ao programa Mais Você após a propaganda de criadores desfilando seus animais de raça e como faziam para cruzá-los. E o mais revoltante, chamadas em todo o programa sobre como os apontadores forçam os animais para cruzarem. Uma bela aula para os que querem se dedicar a profissão ou querem se tornar criadores (http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1635825-10345,00.html).
    Faça como eu, deixe de assistir a estes programas.
    Em contrapartida, a Record traz boas reportagens sobre animais.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sheila. Ontem, assisti a fala da personagem da Camila Pitanga que a Rosemary citou. Fiquei INDIGNADA e CERTA de que o autor da novela não só não gosta de animais, como trabalha contra ao colocar falas que, fora do contexto, ratificam a percepção errada que as pessoas têm a respeito dessas criaturas. É um para divulgar os benefícios físicos, emocionais, mentais e espirituais de se conviver com os animais e cem para comprometer essa VERDADE! Não é em todas as fases de sua vida e nem qualquer situação que os cães destroem mobílias. Aliás, ele foi duplamente infeliz na sua colocação, pois insinua que a esperança é inútil e destrutiva. Temos que agir para deter esse autor!!! Bjs. Cássia

    ResponderExcluir
  18. Um esclarecimento. A toxoplasmose é perigosa quando não se tem seus anticorpos. Este é o meu caso. A orientação que recebi quando estava grávida foi para não comer legumes crus se não forem muito bem lavados e também para não mexer na terra.
    Não assisto novelas, mas é praxe da Globo passar informações negativas sobre animais em vários de seus programas.
    Deixei de assistir ao programa Mais Você após a propaganda de criadores desfilando seus animais de raça e como faziam para cruzá-los. E o mais revoltante, chamadas em todo o programa sobre como os apontadores forçam os animais para cruzarem. Uma bela aula para os que querem se dedicar a profissão ou querem se tornar criadores (http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1635825-10345,00.html).
    Faça como eu, deixe de assistir a estes programas.
    Em contrapartida, a Record traz boas reportagens sobre animais.

    ResponderExcluir
  19. Sandra M. Dias07/04/2011, 10:03

    Virgem Santíssima!!!
    Como ficou lindo nosso Blog!!!
    Arrasou!!!

    ResponderExcluir
  20. Acabei de enviar o e-mai...eles precisam se retratar!

    ResponderExcluir
  21. Novamente a senhora sendo completamente tendenciosa na difusão de conhecimento. De educacional nao tem nada nesse blog, mas vamos lá. Primeiro gato é tudo de bom sim...mas são os hospedeiros definitivo deste protozóario...claro que o gato nao tem culpa, como voce nao teve culpa quando contraiu gripe. O gato sim disseina o oocisto pelo hambiente atraves de suas fezes, dai contamina verduras, bovinos, suínos...e humanos ao toca-los, p.q. ao se higienizar lambem o anus e os pelos, sendo acariciados ( coisa deliciosa por sinal) e a pessoa levando a mão a boca contrai toxoplasmose sim, e mais nao precisa comer coco de gato. Mas a mulheres grávidas nao precisam se desfazer dos seus gatos, p.q. os gatos acometidos são os jovens com menos de 4 meses. Mas é prudente nao adotar gatos sim durante a gestaçao. Se isso não fosse verdade naoteríamos tantos problemas decorrido desta doença, mas para a Sra, dona da verdade e toda podedora por ser "protetora dos animais" ou traduzindo animalista, naose importa em uma criança nascer com uma disfunção cardíaca, surda, disfunção neurológica... tomara que o teu deus te cobre isso, porque certamente nao é o mesmo Deus que eu acredito e prega o bem de todos os seres vivos inclusive dos humanos. Infelizmente vc pode escrever o que pensa e nao o que é correto. Escreve no teu blog qual a tua formaçao, tua escolaridade...

    ResponderExcluir
  22. Por que será que essa pessoa acima tão "culta e educada" não colocou seu nome?!?!Vixi cada um que aparece...deve ser um funcionariozinho da "Grobo"...

    ResponderExcluir
  23. Andréa Neves07/04/2011, 18:11

    Sabichão em anônimo! Sabe tudo! Qual é a sua formação? medicina Veterinária??? Duvido! Vou te dar uma ajudinha, ok?
    A toxoplasmose ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. Nos bovinos, suínos, cabras, etc. acarreta abortos, nascimento de fetos mal formados causando perdas econômicas.

    O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e umidade do meio ambiente.

    Os gatos, após terem se infestado pela primeira vez, desenvolvem imunidade e em uma nova contaminação não eliminam mais oocistos, o que pode durar até 6 anos. Se acredita que só 1% da população felina esteja eliminando oocistos.

    Os gatos tem o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes pela pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

    A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização), fundamentalmente de cabra e de vaca, carne de coelho, carne crua ou mal cozida, de boi e principalmente de suíno, salsichas, lingüiças que não são fiscalizadas (aquelas trazidas do interior, feitas artesanalmente e que tanto apreciamos), água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.

    Gatos doentes com Leucemia felina ou AIDS felina podem afetar a gravidade da Toxoplasmose, porém não conseguem dar início a uma nova eliminação de oocistos

    Um teste positivo para toxoplasmose de um gato ou de uma mulher não quer dizer que esteja doente; somente com a repetição após 2 a 4 semanas e aumento deste titulo significa que estão doentes. Um título só significa que provavelmente estejam imunes.

    Gestantes e pessoas com a imunidade baixa (AIDS) devem cuidado com a alimentação, pedir para outra pessoa limpar a caixa de areia do gato diariamente ou em último caso usar luvas. Ao mexer com terra o uso de luvas também é indispensável. Após manipular carnes cruas deve-se lavar bem -com água e sabão- a pia, a tábua de carne e demais utensílios.

    Desaconselhamos o uso de microondas para o cozimento de carnes já que o calor não consegue fazer o cozimento por igual; a temperatura ideal para cozimento de carnes é 67C.

    Frutas e verduras devem ser bem lavadas; não deve-se experimentar carne crua ou embutidos em fase de maturação.

    Se quer cuidar mais um pouco de seu gato não deixe que saia para caçar, não dê carne crua, vísceras ou ossos.

    Também não podemos esquecer de controlar as baratas, que também contaminam os alimentos.

    Existem trabalhos sobre fabricação de uma vacina para evitar que gatos eliminem oocistos, porém ainda temos que aguardar mais um pouco.

    Quer saber a escolaridade e a formação de quem escreveu isso também?
    Produtos Veterinários Ltda.
    A clínica 24 horas da zona sul
    Responsável:
    Dra. Carmen Del Pilar V. de Zuna
    CRMVSP – 2.034

    Satisfeito? Ou deseja mais alguma coisa?

    Para seu conhecimento, já que isso importa tanto...

    Andréa Neves
    Formação acadêmica: Letras Português/Inglês
    Pós-graduação em língua portuguesa
    Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada
    Doutorado em Literatura Comparada

    ResponderExcluir
  24. tá rolando...nossa nem sabia, mas fui eu...fui eu..seu texto tava tão completo que fiquei com vergonha de mandar o folder...essas "artes" eu assino MsDelucca.

    ResponderExcluir
  25. gentemmmmmm...isso é rande amigridículo...aiaiai...
    tenho um casal de veterinários amigos ,vcs acreditam que ele, o marido falou com a gente que durante a gravidez da esposa ele foi trocado pelo gato dela...ele o gato é que dormia com ela e não ele...a globo foi simplesmente muitíssimo infeliz nessa...kkkkk...
    a criança nasceu com uma saude de ferro e o gato ainda continua no meio deles...é por isso que amo amo muito os animais ...sempreeee!!!!

    ResponderExcluir
  26. fiquei descepcionada com aquela cena...na hora disse meu deus como podem escrever uma insensates dessas: (como já diz o nome da novela)
    tinham que procurar saber as causas e como são transmitidas para humanos.
    sempre tive gatos e mtos..dentro de casa, tenho duas filhas e uma neta criadas com eles e nunca tivemos problemas nunhum..tal como todas as q possam ser transmitidas por eles...como os q não gostam de gatos e cães ...já ouvi esses absurdos por aqi..gente q não gosta de animais , fazem tudo para
    desfazer os felinos que nos fazem tão bem..
    Bem a Dra Andréa Neves esclarece:
    Produtos Veterinários Ltda.
    A clínica 24 horas da zona sul
    Responsável:
    Dra. Carmen Del Pilar V. de Zuna
    CRMVSP – 2.034

    NO COMENTÁRIO ACIMA:VOU DIVULGAR !!

    ResponderExcluir
  27. Acabo de assistir na globo no programa de saúde, a veterinária dando razão para a cena da novela..lamentável...quando temos a chance de esclarecer não o fazemos...

    ResponderExcluir
  28. Como diz e mail anterior, tb assisti neste programa, após a Ana Maria Braga, a aprovação das palavras da Camila Pitanga na novela. Peguem a cópia do programa. Lamentável! Coitados dos gatos de rua........Protetores, vejam o programa.

    ResponderExcluir
  29. Não assito novelas da rede globo todas passam dos limites sobre seus temas quando passava passine a novela falava de adoção era mesmo ridicula o abrigo as crianças eram todas uniformizadas não pode a criança abrigada não pode ser rotulada como usar uniforme com a nova isto é proibido a atriz chamava a Assistente social de assistencia social pode!! meu Deus tira esse lixo do ar

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪