05/04/2011

EM REDE NACIONAL, GATOS SÃO ACUSADOS INJUSTAMENTE

Pela manhã, uma enxurrada de e-mails entrou em minha caixa postal falando sobre o ocorrido na novela da Globo, Insensato Coração. Peguei a cena do capítulo de ontem e quase cai para trás. Mas, como costumamos fazer limonada de todo limão que nos cai na mão, aqui vamos.

Nas cenas, os gatos são acusados de transmissores de toxoplasmose pela simples convivência. Céus!!! a personagem diz que não pode chegar nem perto dos gatos porque está grávida. Bem, a idéia é, de uma vez por todas, colocarmos um fim nesta ignorância geral. O preconceito contra a vida animal, o antropocentrismo e o especismo nos deixa numa posição covarde e desigual.

Não podemos admitir que um erro desta natureza tenha continuidade. Nossa leitora Maria de Lourdes Rebelo, lá de Goiânia, nos notificou este caso e mandou um bom material que poderá ser lido em


Olha, é a HORA de uma vez por todas resolvermos esta parada!!!!
Vejam, primeiro, as cenas do referido capítulo :



Bem, agora, vamos fazer o seguinte. Vamos escrever TODOS para TV Globo exigindo, UMA RETRATAÇÃO do autor da novela que está muito mal informado. Claro que este texto abaixo é, apenas uma sugestão. Escrevam com suas palavras, se desejarem:

Endereço: regina.lopes@tvglobo.com.br
c/c: falabicho@falabicho.org.br
NOTA 1: A Sra. Regina é a secretária do Diretor Geral de Entretenimento da Globo, Manoel Martins. A secretária do Sr. Denis Carvalho se negou a dar o e-mail dizendo que mandasse pelo correio o que quer que fosse para encaminhar ao seu Chefe, diretor da novela em questão. Então, tá!!!!
NOTA 2: Seria interessante colocarmos nossa identidade para que as pessoas que vão receber nossos protestos saibam que somos organizados e autênticos representantes da causa pelo direito animal. Deixamos de ser um grupo e somos um segmento da sociedade que merece respeito e atenção.
___________________

Senhores Diretores da TV Globo -
Núcleo de Denis Carvalho


Como zeladores legais da vida animal, estamos aqui, estarrecidos, solicitando uma URGENTE retratação da inverdade dita na novela "Insensato Coração" (Capitulo do dia 04/04/11) de autoria do Sr. Gilberto Braga, por quem temos profunda admiração pelos trabalhos apresentados em sua carreira.


Com certeza, mal informado, ele causou um prejuízo incalculável, inclusive induzindo ao erro os telespectadores, quando afirma que a simples convivência com gatos pode provocar, à uma mulher grávida, a contaminação de toxoplasmose. Isto, em se tratando de rede nacional e uma audiência incalculável, joga por água abaixo todo nosso trabalho de esclarecimento para acabar com este estigma absurdo contra os felinos.


As consequências do abandono e até a promoção de crueldades contra esta espécie animal, será, indescritível. Portanto, esta retratação deverá ser feita nos próximos capítulos, em três dias subsequentes e deverá ter por base as informações médicas precisas contidas no link do Blog "O GRITO DO BICHO" (http://ogritodobicho.blogspot.com/2011/04/em-rede-nacional-gatos-sao-acusados.html).


Aguardamos, o mais rápido possível tal correção na tentativa de minimizar todo prejuízo causado à nossa causa e, principalmente, desejamos que estes animais não sofram na pele o preço de tamanha irresponsabilidade.

Atenciosamente

NOME

ESTADO/CIDADE

IDENTIDADE
.

81 comentários:

  1. Acho que o e-mail, da forma como está redigido, está incompleto, pois não foi veiculada a informação correta e o link mencionado no texto, contendo informações médicas a respeito, não funciona. Creio que, além de solicitar uma retratação, é importante a promoção da informação correta e completa.
    Seria importante que algum médico veterinário se manifestasse e redigisse algo, se identificando ao final. Bom, é só minha opinião...

    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Pq na novela, o cara já não conversava com o amigo e dizia: olha só o que vi, não tem essa de pegar toxoplasmose só por contato, etc.. etc..
    Essas autores querem realmente chamar a atenção, não é possível q sejam tão "ingorantes"!!

    ResponderExcluir
  3. Achei um artigo que pode ser útil: http://www.revista.inf.br/veterinaria11/revisao/edic-vi-n11-RL92.pdf

    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que devemos usar o Twitter, no minimo esse senhor, escritor da novela deva ter um, depender de retransmissão de emails pela secretina que deu essa resposta é complicado !!
    Twitada nele e mandamos ver na carta mais longa pra Sra Regina.

    ResponderExcluir
  5. Ola Sheila, tb fiquei indignada com a idiotice na tal novela e já mandei minha critica para Rede Globo. Vamos esperar pra ver se acontece alguma coisa. Meu Deus quanta ignorância. Adoro seu blog, leio todos os dias. Te amo muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Mais esse: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/desmistificando_a_toxoplasmose/255

    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  7. Sheilinha, algumas pessoas estão dizendo que o email da Regina Lopes está sendo recusado. O e-mail está correto?
    Sheila Moraes

    ResponderExcluir
  8. Já enviado o e-mail. Um absurdo isso que a Globo fez ontem.

    ResponderExcluir
  9. Que absurdo, meu Deus!!
    Vivo escrevendo para as redes de tv, pedindo apoio à causa animal e fico estarrecida diante de tanta ignorância de tal autor!
    Parabéns pela luta!! Vou enviar e-mail AGORA!!!!
    Tenho o coração muito "mole", mas pelos animais, torno-me forte!
    Beijos,
    Sheila Annuza

    ResponderExcluir
  10. Essa Globo só da mancada viu, em outras novelas recentes, fizeram apologia ao uso de peles, fiquei horrorizada e mandei varios de -mails falando um monte, não deram muita bola, mas msm assim, critiquei!
    E agora mais esse deserviço para com nossos animais, realmente a falta de informação reina por entre esses escritores.
    Simone

    ResponderExcluir
  11. Teresa Rivero05/04/2011, 16:40

    Perfeito! Novela e entretencao,mas tambem pode e deve ter educacao.Antes de jogar no ar,as coisas tem que ser consultadas!
    NAO TRANSMITAM IGNORANCIA!!!

    ResponderExcluir
  12. Beth Vieira (Noel?)05/04/2011, 16:47

    Oi Sheila (acho que eu ainda acredito em Papai Noel, sabe?!), quando vi o capítulo tive a doce e ingênua sensação de guerra ao estigma, tipo, a cena da Carol foi bem forçada (pra não dizer absurda) exatamente para o André pesquisar e esclarecer o eterno mito gatos X gravidez. Me recuso a creditar (até hoje mais tarde, pelo menos) que uma Rede Nacional de Televisão seja tão mal informada e assessorada a ponto de cometer erro grotesco dessa natureza. A fala da gestante foi de uma infelicidade, ignorância e preconceito tão alarmante, que só pode ter sido proposital (será que vou ver o capítulo de hoje com renas e gnomos?).

    Estarrecida, chocada, mas ainda incrédula...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Tambem achei um absurdo,sempre tive gatos durane todas a s gravidez que tive,e todos os filhos nasceram saudaveis e a mamãe nunca teve prolblemas nenhum.
    Deixem os felinos em paz,eles agradecem.
    Sulmar ,dona de varios gatos lindos.

    ResponderExcluir
  14. nossa q absurdo, se fosse assim eu e minha bb estariamos doentes....qta ignorancia...acabei de passar por uma gestação e meu gino mandou eu dar meus gatos...olhei pra ele e perguntei: pega no ar??? o medico me olhou espantado, disse nao pega, mas melhor evitar...bom tenho 4 gatos, 2 cachorros e 1 coelho e nao desfiz de nenhum de meus filhos, minha bb nasceu super saudavel e hj ja esta com 9 meses e vive no meio dos meus bichinhos...acho q higiene é fundamental sim,e nao depende de ter ou nao doença.. porem a informação tem q ser passada corretamente, pior q muitas pessoas sao leigas e ve isso na TV e os medicos passando informações erradas, pronto vai la e abandona o pobre do animal...mas ja é de se esperar da rede globo este tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  15. Sheila, parece que o pessoal do PEA consultou a bola de cristal há um mês atrás, quando postaram esse folder http://www.pea.org.br/educativo/jpg/b_toxo.jpg

    ResponderExcluir
  16. Regina Cardoso05/04/2011, 17:43

    É mais PROVÁVEL contrair algum tipo de doença dando um beijo na boca desse autor ( JÁ QUE ELE C... PELA BOCA) do que pegar um gato no colo.

    ResponderExcluir
  17. anselmo padula05/04/2011, 18:12

    Campanha volta Sheila!

    A globo devia ter consultado um especialista atualizado antes de divulgar esses conceitos do passado.Tomara que muita gente ignorante nao abandone seus gatos. Hoje já está cientificamente provado que o convívio com um animal aumenta as defesas do organismo.

    ResponderExcluir
  18. rs.....boa Regina....to contigo!!!!
    santa ignorancia!!!! se bem que nao pode ser tao ignorante assim....acho que fazem de proposito!!! jamandei meu mail tb!!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Uma informação como essa não pode ficar para um próximo capítulo, nem a sutil mensagem de que tem que entrar no google e procurar na internet.

    ResponderExcluir
  20. A toxoplasmose só é risco para quem está com o sistema de defesa baixo (quem tem AIDS, por exemplo) e para grávidas que não tiveram contato anterior com o toxoplasma. Ter contato anterior à gravidez com o toxoplasma, portanto, é um fator protetor. Grávidas que só entram em contato durante a gravidez que podem passar para o feto e assim ele pode ter problemas no futuro. O toxoplasma pode ser transmitido por ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos em geral e água contaminados. O gato se contamina ao comer o rato infectado.

    ResponderExcluir
  21. Karina Bueno05/04/2011, 18:47

    A novela também tem um twitter. Acabei de postar: @insensato_tv Deu uma bola fora dia 4/4. Toxoplasmose não se pega só encostando em um gato, você precisa ingerir fezes contaminadas. #erro

    ResponderExcluir
  22. Também fiz um post sobre o assunto. Veja:http://bit.ly/h1QT6Q Vamos, juntos, combater esse preconceito e ignorância!

    ResponderExcluir
  23. Acabei de mandar um e-mail gigante. Sinceramente, espero que eles corrijam a informação... mal sabem eles o mal que estão fazendo à nossa causa ¬¬.
    Aaaah Deus, por favor, faça com que as pessoas não acreditem em tudo que é falado na televisão...

    ResponderExcluir
  24. Acabei de mandar um e-mail. Espero que eles corrijam o erro... se as pessoas abandonarem os gatos, AÍ SIM é que eles correm mais risco de se contaminar com o toxoplasma!!!

    ResponderExcluir
  25. Como disse a Beth Vieira, eu acho que tb acredito em Papai Noel e aquela cena de ontem foi tão idiota que acredito, todo o mal entendido seja esclarecido pelo "pai do bebê, já que ele foi procurar se informar pela internet...(quero continuar a acreditar em papai noel).
    A minha grande preocupação é que pessoas mal informadas ou completamente desinformadas já tenham cometido alguns absurdos contra esses serezinhos felinos tão apaixonantes...

    ResponderExcluir
  26. Da-lhe Sheilinha!!!! Enviado.

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus!!!não vi a droga da novela ontem...estou pasma com tamanha estupidez dessa GLOBO...sou gateira faz 51 anos...uma vida...e naum acredito que hoje em dia pessoas mal informadas teriam a coragem ou a maldade em punir os nossos bichanos por uma informação passada dessa rede mal informada e que se acha né?

    ResponderExcluir
  28. Gente, já enviei! Desculpem pelo comentário, mas é que fiquei tão atônita com o besteirol do vídeo, que nem percebi o link logo acima do vídeo...

    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  29. Novelas são veículos informativos para uma grande massa, o que se mostram nesses horários precisam ser muito bem estudado antes de serem lançados ao vento.
    Pode parecer bobagem tanta discussão, mas uma má informação dessas pode levar as ruas centenas de animais que são abandonados por pessoas que ouvem coisas erradas e não averiguam sua autenticidade.

    ResponderExcluir
  30. Que cena mais ridícula, absurda, nada a ver! Um gato perdido, naquela multidão, a noite, sem medo de ninguém passando ali! E o que foi esse comentário com essa cena sem razão? Será que eles acharam que estariam educando o público com essa questão da toxoplasmose?? Quanta ignorância!

    ResponderExcluir
  31. Andréa Neves05/04/2011, 22:42

    Essa á GROBO minha gente! Uma total falta de responsabilidade e de inteligência divulgar tamanha ignorância em rede nacional e ainda por cima no horário nobre! E-mail enviado! Vamos bombar a caixa de e-mail desse povo, alguma coisa tem ser ser feita para reparar esse absurdo que foi dito.
    Camila Pitanga, você poderia não ter passado papel de idiota dizendo através da sua personagem tamanha asneira, um pouco de conhecimento geral não faz mal à ninguém e ainda por cima ajuda nos scripts, atores também influenciam em seus papéis!!!

    ResponderExcluir
  32. Gente...Decididamente o autor da novela não gosta de animais... na cena de hoje,foi mais ou menos isso" A gente cria um cachorrinho pra depois ele destruir a casa toda"?!?! Estou cada vez mais pasma....

    ResponderExcluir
  33. Priscila Coelho05/04/2011, 22:49

    Será que a atitude da Rede Globo não se caracteriza como um crime ambiental? Porque eles não tem o direito de vincular informações erradas para milhões de pessoas sem ser responsabilizados por isso. Esse ato pode desencadear uma série de consequências negativas para os animais. As entidades de defesa dos animais tem que procurar um respaldo no ministério público. Um promotor público deveria indiciar a Rede Globo por isso.

    ResponderExcluir
  34. Beth Vieira (Noel nunca +)05/04/2011, 22:50

    Tô fula, tô neura, tô revoltada...
    Realmente o sonho acabou, e ainda conseguiu se transformar no mais terrível pesadelo.
    Não satisfeita com a estupidez e desinformação de ontem (pra mim confirmada hoje), ainda ratificou com o também infeliz e ignorante comentário sobre cachorro (+ ou - isso):"esperança é igual a cachorro, quando chega é pequenininho e lindo, a gente leva para casa aí cresce e destroe a casa toda". Falar mais o que?

    Viviani, excelente comentário, faço coro.

    Abs

    André,(infelizmente) vamos ter que tirar nossos sapatinhos da janela, né?

    ResponderExcluir
  35. Pois é,já tirei os meus...Estou triste,a gente sempre acha que se enganou, que o ser humano está evoluindo, agora mais essa da "esperança ser igual a um cachorrinho"......vou dormir...

    ResponderExcluir
  36. Meu DEUS, q absurdo, não tenho tempo para assistir novelas porque trabalho dia e noite justamente com GATOS. Como se não bastasse o preconceito contra os pretos, agora esse sujeito coloca uma besteira dessas em rede nacional. Imagino quantos serão descartados, é inacreditável.
    Ninguém merece!!

    ResponderExcluir
  37. Leva a mal naum, mas essa tal de rede globo com as suas novelinhas, é um desserviço pra humanidade.

    E pior que tem certos artistas que se prestam a fazer essa merrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrcadoria.

    Quanta ignorância !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Andréa Neves06/04/2011, 02:46

    Pelo visto vai de mal a pior, eu não assisto a essa emissora, mas a julgar pelos comentários... parece que eles insistem no erro, né? Errar é humano, mas persistir no erro é BURRICE! Acorda GROBO!!! Tá na hora de disfarçar pelo menos um pouquinho que grande parte dos funcionários de vocês faz questão de demonstrar toda a ignorância que os assola...

    ResponderExcluir
  39. Sheila, estou muito "p" com tudo isso! Fico pensando o que pessoas poderão fazer com gatos...
    Não sei se vc vai lembrar, mas lá na Mangueira eu(Elisa) e Ana Beatriz sempre levávamos gatinhos e cachorros para castrar...Ana ficou grávida primeiro depois eu fiquei! Nossa, nossos filhos são super saudáveis, não tenho toxoplasmose e nem a Ana! Minha gestação foi excelente! Não tive nada! Nem enjôo! Naquela época papai tinha quase 200 gatos! Eu sempre cuidei deles, pois mamãe já tinha falecido... Revoltante!

    ResponderExcluir
  40. Por isso não vejo esta merda de novela!

    ResponderExcluir
  41. Há quase 3 anos não assisto a TV Globo. Eles incitam uso de peles em novelas, passam mensagens subliminares de que traição e mal caratismo é bom e... ainda manipulam informações. Tedm que boicotar estes idiotas. Lamento que tenham "autores" com tamanha ignorância...

    ResponderExcluir
  42. Sheila, bom dia!
    Sei que vc. vai postar, mas não resisti...
    ADOREI a coluna do Ancelmo, não podia ter escolhido título melhor:
    CUTUCOU A ONÇA

    É isso aí...parabéns!
    Vamos incomodar bastante mesmo.

    Bs

    ResponderExcluir
  43. A Rede Globo defende sempre o antropocentrismo, defende, reforça, incentiva. Nas novelas ou em jornalísticos, sempre dão um jeitinho de fazer sua parte, no cenário de continuar iludindo a sociedade sobre o holocausto animal e tudo relacionado a isso. O que me parece é que esta emissora é mesmo contra a defesa dos animais. Vide o personagem Max Martinez, da "inocente" novela nas 6, um vilão pecuarista, construído a dedo para reforçar o status de ser mau, mas muito poderoso e influente; e como ignoraram que o presidente Obama é vegetariano, dizendo que vegetariana é a Michele, não ele. Enfim, é lamentável a gente cair na real a respeito da sutil força contrária que eles fazem.

    ResponderExcluir
  44. Não perco meu tempo assistindo essa novela,é de muito mal gosto,sem vergonha,uma putaria pra falar a verdade,cheia de mal exemplo,e ainda veem com esse assunto de toxoplasmose culpando os gatinhos,ai REDE DE MER...,´so podia ser....Fiquei sabendo do ocorrido aqui no blog,que por sinal um excelente blog ,Parabéns Sheila!

    ResponderExcluir
  45. É fundamental o envio da informação correta, com embasamento científico!

    No site do Ministério da Saúde há documentos que esclarecem a transmissão da Toxoplasmose!

    Segue abaixo o texto que enviei para o CAT

    http://falecomaredeglobo.globo.com/

    Equanto Médica Veterinária, solicito a URGENTE retratação quanto à informação incorreta sobre "Toxoplasmose" na novela "Insensato Coração" (Capitulo do dia 04/04/11) de autoria do Sr. Gilberto Braga.

    Conforme material disponibilizado no site do Ministério da Saúde (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ano06_n03_surto_familiar_toxopl_rs.pdf)

    "A transmissão ao homem pode se dar por via transplacentária (toxoplasmose congênita), transfusões de sangue e acidentes de laboratório, ingestão de cistos contidos em carne crua ou mal cozida e por ingestão de oocistos presentes em plantas e na água."

    Portanto, o simples contato com um gato não resulta na infecção por toxoplasmose.

    Mesmo para criadores e contactantes diretos, visto que os oocistos contendo o protozoário causador da Toxoplasmose, devem estar esporulados. Para tanto, as fezes devem permanecer no ambiente, sob condições ideais de temperatura e umidade durante dias.

    Além disso, o gato mesmo quando infectado, não elimina os oocistos por mais que 2 semanas.

    O diagóstico dos gatos pode ser feito através de exame de sangue (teste sorológico).

    É importante ressaltar que há tratamento para a Toxoplasmose em gatos.

    A divulgação dessas informações corretas evitará o abandono e maus-tratos que possam ocorrer aos gatos.

    ResponderExcluir
  46. Bom, acho que já passou da hora de boicotarmos essa novela. Eu já não assisto a "Grobo" há muito.
    Hoje mesmo, na hora do almoço, um colega de trabalho reclamava do baixo nível das cenas e palavrões dessa novela.
    Além de não gostar de bichos, ainda por cima só dá exemplos de baixaria?!?!
    Eu realmente não assisto, então não faço idéia se os palavrões e baixarias também acontecem...

    ResponderExcluir
  47. Fiquei também chateada e muito com cena da novela ontem , referente ao gato é MUITA IGNORÂNCIA. Tenho um gato há 9 anos e nunca me fez mal nem transmitiu nenhum tipo de doença séria (sou alérgica mas não abro mão do meu gato por causa disso). Esse autor foi muito infeliz em sua colocação....
    Ana Critina, 34 anos/ Maceió-AL
    acos76@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Que absurdo!!!! Atualmente, cuido de 45 gatos dentro de minha casa e não tenho problema nenhum com essa doença. Anualmente faço exames específicos e estou tranquila (também, não ando comendo fezes de gato, prefiro um pãozinho bem fresquinho...). Tamanha ignorância a desse cara!!!

    ResponderExcluir
  49. Assistir novelas diariamente causa cegueira!

    @>--->----

    ResponderExcluir
  50. Assistir novelas diariamente causa cegueira! Irreversível!

    ResponderExcluir
  51. Concordo que devemos usar o twiter e fazer esses desinformados se explicar.

    ResponderExcluir
  52. Gente, realmente dá vontade de não assistir mas se não assistirmos não ficaremos sabendo das besteiras que espalham. Morei alguns anos numa cidade aqui do interior, (RS) onde o índice de toxoplasmose era altíssimo,notei que os habitantes dessa cidade não eram muito ligados a animais domésticos e procurei me infomar,resultado: Suinocultura...Era carne de porco pra todo lado,a culináriaria era basicamente carne suína.Conversei com um médico e ele explicou que a principar causa do alto índice de toxoplasmose se dava pelo consumo da carne porco mal cozida...
    Agora essa história ridícula pra prejudicar "pessoinhas" inocentes.
    Será que nenhum ator que diz gostar de animais se manifesta???
    A minha preocupação por esses fofuxos é imensa, "só" tenho 42 e se pudesse cuidaria de todos os gatos do mundo...

    ResponderExcluir
  53. Ainda, infelizmente, existem muitas pessoas que tem um enorme preconceito contra gatos - coisa que vem da época idade média e que se arrastou ao longo do tempo, chegando aos dias de hoje)
    Simplesmente ridícula, preconceituosa e de uma ignorância sem par, as cenas em que a rede Globo, trata o assunto.
    Agora,depois disto, quero só ver o que estas pessoas que dizem "odiar" gatos, vão fazer aos pobres bichanos.

    Rede Globo, que decepção!!! vocês deveriam se informar melhor sobre o assunto para evitar dizer baboseiras em rede nacional!!!
    Com certeza, estarão colaborando para a matança e judiações que muita gente fará a estes animais.... É uma grande pena!!!

    Maria Helena Teixeira

    ResponderExcluir
  54. Sellen Kalab06/04/2011, 20:09

    Não assisto novelas, e também a maioria dos programas da Globo, tomo conhecimento dessas sandices através das denúncias postadas no gritodobicho. Essa agora foi de lascar, me reportei ao fato histórico da Idade Média (sec. XIII) em que os gatos foram exterminados por ordem do papa Gregório IX (conheço bem essa corja!) sentenciados como malignos, e como conseqüência deu-se a Peste Negra que dizimou boa parte da população da Europa -ahhh, que ''peninha''!..

    Pelo visto o que evoluiu de lá para cá foi somente a tecnologia, haja vista as atrocidades cometidas contra os animais pelos obscurantistas modernos, principalmente com os gatos. O autor deve ser um coliforme fecal daquele papa que transportou-se no Tempo, travestiu-se de espermatozóide, fecundou um óvulo, infelizmente vingou e agora ocupa um lugar na Globo (cérebro da massa). Fico muito apreensiva com o que isso pode acarretar mais ainda aos felinos domésticos.

    Rede Globo?! Peste nela!!!

    ResponderExcluir
  55. o twitter do Gilberto Braga,autor da novela é @degilbertobraga

    escrever para ele, muita gente mandando msg pelo tt dele,,,pelo facebook....ate ele consertar esse erro,essa ignorancia.

    ResponderExcluir
  56. Eu vi as duas lamentáveis cenas - a que falava dos gatos e a triste fala sobre os cachorros. A Globo, como sempre, sem o menor compromisso com a verdade e o respeito. Paz e amor, então, nem pensar!

    ResponderExcluir
  57. Por favor, me ajudem a divulgar isto... Vamos fazer os gigantes darem um passo atrás!

    http://www.facebook.com/album.php?fbid=191676157542840&id=100001013702938&aid=41652

    Obrigado! =^..^=

    @>--->----

    ResponderExcluir
  58. A ideia é trocar a foto de perfil no Facebook até a Globo se retratar...
    Por favor, olhem a foto!
    Obrigado.
    =^..^=

    @>-->----

    ResponderExcluir
  59. Já mandei a carta. Muito obrigada a todos os que , assim como eu, se indignaram com esses comentários infelizes na novela, e resolveram tomar uma atitude. A união é muito importante nesses casos!

    ResponderExcluir
  60. Infelizmente o email que enviei para a Regina voltou. Mas já entrei no portal da Globo e enviei por lá diretamente para o núcleo de Insensato Coração.
    é vergonhoso nesta altura do campeonato ainda existir gente ignorante e mal informada assim.
    Cresci em meio a gatos e ainda hoje convivo com eles, tenho 2. E nunca tive nenhum tipo de doença em decorrência dessa convivência.
    Seres humanos transmitem doenças entre si muito mais do que qualquer animal!
    Eu comprei essa briga em busca da retratação e em defesa dos meu amados animais.
    Já usei twitter, email, facebook e todas as ferramentas disponíveis para tal!

    ResponderExcluir
  61. Quem não assistiu a novela (meu caso) pode ver o vídeo com os trechos veiculados aki, no próprio blog, no início do Post.

    Agora... quem quiser fazer a Globo se retratar de vez, pode pressionar trocando a foto de seus perfis, seja no Facebook, Orkut, MSN, Yahoo, etc. pela foto q está nestes links abaixo:

    Leia esta Nota:

    http://www.facebook.com/notes/miguel-etchepare/assistir-novela-causa-cegueira/189991521044394

    e adote esta foto:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=191676174209505&set=a.191676157542840.41652.100001013702938

    O lance é um gatinho com lágrimas de sangue, miando:

    "Assistir novela causa cegueira" e "Vou miar isso dia e noite, até a retratação!"

    Certamente isto irá colocar uma pressão social e tanto, que deve levar a emissora a dar um passo atrás!

    =^..^=

    @>--->----

    ResponderExcluir
  62. quero parabenizar O GRITO DO BICHO pelas rápidas providências adotadas.
    ninguém está livre de erro... MAS QUE SE RETRATE.

    ResponderExcluir
  63. quero dar os parabéns ao O GRITO DO BICHO pelas providências demonstrando a insatisfação da comunidade.
    o pior é que... além de errarem... AINDA ESTÃO COMPLICANDO FAZER UMA RETRATAÇÃO.

    ResponderExcluir
  64. MISERICÓRDIA: quanto absurdo junto então tão pouco tempo. Se fosse pegar toxoplasmose só de passar a mão em um gato, não existiria mais pessoas no mundo!!!
    O gato é sim UM dos transmissores mas precisa estar doente ou ter tido toxoplasmose e portanto vai estar magro e pior: para se contrair a doença é NECESSÁRIO: ENGOLIR as FEZES SECAS do gato contaminado... é mais fácil se contaminar comendo fruta e legume mal lavado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  65. Luciana Couto07/04/2011, 11:19

    Eu dificilmente assisto essa novela, pois estudo à noite, mas bem neste capítulo eu não tive aula e pude ver a ignorância do autor à respeito do assunto, achei ridículo, dá a impressão de que o autor não gosta de gatos por isso que passou esse absurdo na novela, eu sempre tive gatos e se um dia eu engravidar meus gatos serão tratados com muito carinho como sempre tratei, as pessoas esquecem que muitas doenças aparecem por falta de higiene dos humanos e não dos animais, só que é bem mais fácil culpar o animalzinho indefeso do que admitir que é uma pessoa que não tem bons hábitos de higiene.

    ResponderExcluir
  66. Eu apoio a campanha pela retratação. Postei até algo no meu blog tb e escrevi pro Bonner pedindo matéria que esclareça sobre a toxo, embora saiba que seja ingenuidade minha achar que vou ser ouvida. A Globo pouco liga pros telespectadores e eu sequer sou uma, então...
    Mas isso so serve pra mostrar a ignorância dos "globais" e que a gente deve usar o tempo do horário nobre com algo mais proveitoso em vez de assistir novela. Eu sugiro um bom livro, como "Dewey, um gato entre livros", com um gato ronronando no colo durante a leitura, claro...

    ResponderExcluir
  67. Sou gateira roxa e fico indignada com essa ignorância.
    Seria o caso de fazermos uma petiçao on-line, solicitando retrataçåo formal do autor e da Globo, assumindo a mentira divulgada por ignorância, simples descaso pelos gatinhos ou as duas coisas.
    E também poderiamos enviar para todos das nossas listas, a sugestâo de boicotar a novela, acho que com a força da mobilizaçåo on-line talvez a Globo nos ouça.

    ResponderExcluir
  68. Sheila, boa noite
    O meu medo é que se intensifiquem ainda mais , o abandono dos gatinhos por mulheres grávidas. Tudo é motivo para jogá-los fora, porém, a TV Lobo, me recuso a dizer aquele nome nojento, tem uma penetração nacional imensa,as pessoas ignorantes, preconceituosas e medrosas, tomarão estas "DESINFORMAÇÔES"(dose dupla) como verdade. Tudo de ruim acontece para os nossos amados. Não é justo.Estou revoltada...
    bjs

    ResponderExcluir
  69. A resposta do CAT da Globo foi imediata, certamente padronizada para responder as diversas reclamações que está recebendo. Acho que cabe ser transcrita na íntegra aqui:

    "Respeitamos sua crítica, que será encaminhada à equipe da novela Insensato Coração.

    Entendemos sua preocupação, mas destacamos que a referida cena registra o encontro entre a personagem Carol (Camila Pitanga) - que está grávida - e um gato de procedência desconhecida. Na sequência, o desfecho da trama é conduzido pelo personagem André (Lázaro Ramos), que, sem conhecer as formas de contágio da toxoplasmose, vai em busca de mais informações sobre o assunto. Entendemos que as novelas, como obras de ficção sem compromisso com a realidade e inseridas na categoria entretenimento, desempenham o papel justamente de suscitar o interesse, a curiosidade e a reflexão sobre temas da atualidade.

    Está a cargo de outros programas de nossa grade de programação esclarecer e informar o telespectador com opiniões de especialistas e resultados de descobertas científicas. A importância da consulta a profissionais de saúde é destacada sempre em nossas coberturas jornalísticas, assim como nas campanhas institucionais de entidades do segmento que a Rede Globo veicula gratuitamente com regularidade."

    Bom, isto está no mínimo em desacordo com a imagem que promovem de responsabilidade social nas novelas - o que dizer por exemplo das novelas do Manoel Carlos, que direto faz campanhas didáticas nas novelas de sua autoria?

    É complicado isso. Mas acho que devemos questionar um pouco mais a posição da emissora. No mínimo, deveríamos ser informados das ações que os outros programas farão para trazer informação "comprometida" com a realidade e com os fatos.

    O que a globo fará então para corrigir a infeliz desinformação gerada por esta passagem do programa carro-chefe de toda a sua grade que é a novela das 9h.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite. Parabéns ao Grito do Bicho, mais uma vez, por sua atitude diante da ignorância e da desinformação. Primeiro, quero falar como cidadão. Acho um absurdo uma emissora desse porte contratar escritores incompetentes para escrever suas novelas. Não se dão ao menor trabalho de pesquisar, para escrever. Aí, acontece essa barbaridade. Mentiras são passadas como verdades para a mediocridade da população, que são os que assistem novelas... Chama-me a atenção a fala da atriz Camila Pitanga, que diz "... a Sônia me disse que não posso ... nem chegar perto de um gato, que corro o risco de pegar toxoplasmose". Como não assisto novela, não sei quem seria essa Sônia, mas pelo contexto, suponho que seja sua ginecologista. Será? Se for, a autora da novela ainda involucra os ginecologistas no rol dos desinformados, que passam informações descalibradas desse tipo para suas clientes. Se eu fosse ginecologista, sentir-me-ia ofendido por ter a Autora colocado como responsável por essa informação, alguém de minha especialidade, e protestaria com certeza.
    Falando como cidadão, não me decepciono com a Rede Globo, porque a gente só se decepciona com alguém de quem se espera algo... Da Globo nunca esperei nada, porque sei como ela veio a existir. Estudar história ajuda...

    ResponderExcluir
  71. Agora, quero falar como Médico Veterinário. É lamentável o que ocorre nos nossos consultórios, pois já cheguei ao cúmulo de imprimir artigos científicos sobre esse tema e entregar para minha cliente, grávida, para levar a seu ginecologista, com o fim de ajudá-lo a estudar... Duvido que tenha lido, mas minha cliente, jornalista, responsável por uma grande Editora, não é burra, e soube dizer a seu ginecologista o que pensava a respeito. No entanto, o que me preocupa é sim, a maioria. Os que não têm esse discernimento. Toxoplasmose não se transmite por contato com o gato, mas com as fezes do gato que ficaram no ambiente no mínimo 24 horas, caso ele esteja eliminando oocistos, o que é raríssimo. Esse o tempo mínimo para que um cisto se torne infectante. Alguém deixa fezes de gato em casa por mais de 24 horas? Agora, falar de churrasco mal passado, para não dizer sangrando, quibe cru, verduras mal lavadas, isso sim, o grande responsável pela disseminação da toxoplasmose no homem. Tudo isso é comprovado cientificamente, e não terei dificuldade nenhuma em provar o que estou dizendo, aliás outros já disseram em outros comentários acima, e não é coisa de hoje, isso tem décadas de publicação científica. A Rede Globo presta um desserviço à verdade, à Ciência, à Saúde Pública, e pode induzir suas teleespectadoras a contrair toxoplasmose indiretamente, se o meio de evitar a doença for aquele preconizado nesta cena, pois deixando de fazer o que deve ser feito (evitar as reais formas de contágio, já mencionadas), e fazendo o que não precisa ser feito (fugir do contato com o gato como se isso fosse meio de contágio) com certeza se vulnerabiliza o susceptível... E a culpa é de quem malinformou.
    Já vi que o colega Maurício Aquino opinou mais acima. Esse colega é responsável pela Univet Brasil, e Univet Americalatina, dois foros de debate de médicos veterinários de tamanho respeitável. Ele já foi autorizados pelos foros a se manifestar a respeito, em nome dos foros. A Rede Globo, ah, a Rede Globo...

    ResponderExcluir
  72. Faço parte da ONG ANJO DE PATAS de Caraguatatuba e pergunto se não seria possível entrar em contato com um Promotor Público que cuida dos direitos dos animais ou ambiental para entrar com medida legal afim de que esse autor trate do assunto com mais seriedade e mostrando à população a verdade sobre a toxicoplasmose?
    Alguma terá que ser feita nesse âmbito.... Se alguém souber como começar esse processo.... que se habilite em nome dos nossos anjos....
    obrigado

    ResponderExcluir
  73. O direito de resposta está acontecendo agora no programa Bem-estar. Estão tentando desdizer sem dizer que o autor estava errado... De qq forma, abordaram o assunto de forma mais responsável.

    ResponderExcluir
  74. Cristina Calixto11/04/2011, 12:05

    Sinceramente? O problema do Gilberto Braga é que ele ficou muito tempo sem escrever novela pra Globo, daí errou feio a mão.

    Vocês já perceberam a forçação de barra com relação ao nº de homossexuais na novela? E o lance de fazer do tal André um garanhão?

    Por ser gay, o autor da novela está dedicando seu texto apenas pra promover a homossexualidade, aproveitando o momento em que o assunto não é mais tabu e já há legalização das conquistas gays.

    É claro que, para não ficar tão evidente, ele mascara tudo isso com o fato de tentar transformar o personagem André em irresistível para as mulheres.

    O cara não tem o biotipo e nem o tal do sex appeal de quem de fato "come todo mundo".

    Daí pra demonstrar a ignorância com relação a animais e formas de transmissão de zoonoses, é um pulo.

    Gostaria que entendessem que tenho um irmão de criação negro e tenho amigos bem próximos gays e tive um amigão que era travesti. Portanto, não pensem que sou racista ou contra o homossexualismo! Cada um que leve sua vida como bem entender.

    Na minha opinião, o Gilberto Braga já deveria ter encerrado sua carreira na época das novelas "Dancin' Days" e "Vale Tudo". Teria encerrado a carreira com mais dignidade.

    Por falar nisso, detesto a Globo, detesto a novela e raramente mantenho a TV na Globo. A programação é pobre em termos de rpestação de serviço e diversão, em vista da grana que se gasta para produzi-las. Poderiam aproveitar mais, com menos, como fazem outros canais que estão conquistando mais telespectadores a cada dia que passa. A Globo deveria abrir o olho rápido, porque sua vênus platinada já não tem vestígios de tinta no cabelo faz tempo! Tá velha e acabada.

    ResponderExcluir
  75. Acho que o ser humano ainda tem muito que aprender com os animais. A única palavra que traduz tudo isso é : INDGNAÇÂO.!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. BAH!!Eu assisti esta novela, mas neste dia acho que não. Que absurdo, isto aumenta mais a ignorância de muitas pessoas. Minha filha engravidou e teve o Bebe , que está hoje com 11 meses, sempre com nossos 8 gatos dentro de casa, pois sabemos como se contrai a Toxoplasmose. Sofremos algumas críticas por isto. Que lástima , quanta ignorância.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪