Ontem pela manhã, a proteção animal do Rio de Janeiro meteu bronca contra uma empresa de demolição que soterrou vários gatos ao ignorarem as vidas que tinha ali.O fato foi denunciado desde quarta-feira, inclusive na Delegacia do Meio Ambiente, conforme informado no Facebook Gatinhos de São Francisco. Na verdade, foi uma tragédia anunciada.
-------------
RIO - A demolição de uma casa abandonada na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, na manhã deste sábado (2), gerou revolta entre moradores e protetores dos animais. Eles denunciam que no local viviam cerca de 30 gatos, e que os animais não foram retirados antes da derrubada do imóvel. Nesta sexta-feira, um grupo se reuniu em frente ao casarão para tentar impedir a ação com os animais ainda dentro. A polícia foi chamada e, de acordo com os manifestantes, os responsáveis pela obra se comprometeram que não voltariam ao local até a próxima segunda-feira. — Como eles ficaram de voltar na segunda-feira, acordei hoje cedo para ir ao Tribunal de Justiça em busca de uma liminar para impedir essa demolição. Nós tínhamos conseguido um abrigo para os animais, em Nova Iguaçu, mas eles nos pediram 30 dias para conseguir fazer os preparos para recebê-los. Bastava esperar esse tempo e todos seriam retirados — afirma a engenheira Alessandra Saraseno, uma das voluntárias que cuidavam dos animais.
Ela e outras pessoas estão em frente ao local, neste momento, tentando entrar para resgatar os animais, mas estão sendo impedidos. Alessandra é administradora de uma página no Facebook chamada "Gatinhos da São Francisco", que reúne voluntários da colônia de animais que vivia no local: — Cuidávamos dos gatos e já tínhamos conseguido castrar 17 dos 30 animais que viviam por lá. Não somos contra a demolição da casa, mas o que fizeram foi uma monstruosidade. Vamos lutar na justiça para que eles paguem por isso, sem sombra de dúvidas — disse a engenheira. Não há nenhuma placa informando o engenheiro e a empresa responsáveis pela obra no casarão.
— Estou aqui no local da demolição e não estão nos deixando entrar para resgatar os animais. Isso é um crime. Tem gatos lá dentro ferido, morto. Eles estão matando os gatos — afirmou Christiane Neri, responsável pela ONG Centro de Reabilitação Pata Amiga, acrescentando que está marcando para este domingo um abraço simbólico ao entorno do Maracanã, às 14h, contra os maus tratos aos bichinhos.
De acordo com o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB do Estado do Rio de Janeiro, Reynaldo Velloso, caso a ação seja confirmada, os autores da demolição responderão pelo crime de maus tratos aos animais com o agravante de morte. — Me informei de que foram feitos dois registros de ocorrência ontem na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente denunciando maus tratos aos animais neste imóvel. Isso torna a situação ainda mais grave, pois os autores tinham pleno conhecimento de que havia seres vivos dentro da casa e mesmo assim a derrubaram — explica Velloso, ressaltando que a comissão irá se inteirar sobre a situação no local.
Procurada pela reportagem, a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) informou que não tem equipe de plantão aos finais de semana, e que enviará agentes ao local na segunda-feira para uma fiscalização.
Fonte: O Globo=============
A presidente da ONG ANIDA, Dra. Andrea Lambert, que chegou lá no momento da demolição, foi negligenciada no atendimento. Vejam que absurdo a desconsideração com que ela foi tratada ao tentar impedir que parassem com as máquinas:
Fonte: Gatinhos de São Francisco
Fotos da ONG ANIDA:
A DPMA foi acionada e o Inspetor Bruno levou o responsável da Obra (barbudo à direita) para a delegacia para depoimento:
Representantes da SUBEM estiveram no local
Com o decorrer do dia, graças as matérias que começaram a sair na mídia, chegaram bombeiros, batalhão florestal, e foi conseguido uma liminar para suspender a demolição:
Vejam o Facebook de Rendel Silva que publicou vários lives sobre os resgate dos gatinhos e que estava lá até a publicação desta postagem:
Muitos gatos mortos e outros presos nos escombros.
A empresa que cometeu esse crime foi a DEMOLIÇÕES ABC.
Pelo amor de Deus, compartilhem esse crime.
Uma das lives que foi ao ar às 20:00 hs, mais ou menos:
Foto publicada no Facebook Leandro Guarani
Video da equipe SUBEM que apareceu, também:
Matéria O Globo:
Gato é encontrado morto e outro ferido debaixo de escombros de imóvel no MaracanãBand News:
Justiça Federal paralisa demolição de imóvel onde vivem 30 gatos
RJTV - 2ª edição
Demolição de casarão abandonado no Maracanã revolta moradores
Desgraçados, malditos! A ONG deveria ter unido voluntários para se revesarem na invasão à casa até que os animais fossem retirados. Com gente lá dentro, eles não poderiam fazer isso.
ResponderExcluirSete anos de atraso, azar e muita desgraça à todos esses vagabundos por cada gato que eles feriram e mataram.
Corações de pedra derrubando pedras sobre pequeninos amados, inocentes como bebês sem pecado.
ResponderExcluirMas DEUS anotou isso e ELE escreve certo por linhas certas, só aguardar.
Depois que o Rendel ficou a noite toda, no escuro tentanto tirar os gatinhos a Subem aparece. Me poupe, Nos poupe !!!
ResponderExcluirE aquele mequetrefe daquele guardinha nojento, desgraçado, que nao deixou a Andrea entrar, também tem que pagar pela omissão .
Owwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww raça FDP, sem compaixão.