23/09/2017

Mapa incentiva debate sobre boas práticas de transporte marítimo de bovinos

Como se adiantasse para estes animais que são transportados via marítima o "bom" transporte se ao chegarem ao destino viverão um sofrimento inenarrável. Geralmente são vendidos para países que os matam usando o método kosher ou kalal e que não tem nem um matadouro decente. Meu Deus do Céu!!!!! a gente fica sem saber o que fazer....Tinha que proibir a exportação de gado vivo, mas, como conseguir isto?
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O transporte marítimo de animais vivos do Brasil para o exterior tem quatro grandes desafios: a implantação de um relatório de bordo, com o registro de todas as ocorrências durante as viagens; o estabelecimento de critérios de construção dos embarcadouros ? respeitando itens como a inclinação correta das rampas de embarque, piso antiderrapante e laterais dos bretes fechadas;
a retirada do mercado brasileiro dos navios sucateados; e o treinamento de todas as pessoas envolvidas.

A avaliação é da auditora fiscal federal agropecuária Mirela Eidt, da Coordenação de Boas Práticas e Bem-Estar Animal do Mapa. Esses foram alguns dos assuntos abordados durante a segunda reunião técnica sobre boas práticas no transporte marítimo de animais vivos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final de agosto, em Belém.

Participaram do encontro representantes de todos os segmentos - público e privado - envolvidos com a atividade. Em novembro está prevista capacitação para servidores, administradores e operadores portuários do Pará.

Segundo Mirela Eidt, o Brasil é um dos maiores exportadores de gado vivo do mundo, mas há pouca informação sobre a estrutura e a certificação das embarcações, ocorrências sanitárias e de manejo registradas durante as viagens e treinamento adequado da mão de obra. O país tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com cerca de 217 milhões de cabeças.

Frota antiga
Na avaliação da veterinária, a certificação dos navios é um dos principais problemas, porque parte da frota é muito antiga e foi adaptada de outras finalidades (graneleiros, por exemplo). Outra dificuldade é o registro do que ocorre a bordo durante as viagens.

Hoje, os animais viajam em baias que são ocupadas de acordo com o seu tamanho e peso. Em média, uma viagem em águas internacionais dura 21 dias, mas pode se estender por até 30 dias. A duração depende do destino, da potência do motor do navio e das condições do mar.

Antes de serem embarcados, os animais ficam nos Estabelecimentos de Pré-Embarque (EPE) por um tempo mínimo de 24 horas, conforme o protocolo sanitário existente com o país importador. Nas EPEs deve haver estruturas que facilitem a coleta de provas laboratoriais. Nelas, os animais são avaliados, tratados e vacinados, como exigido pelo serviço veterinário oficial.

No Brasil, cinco portos embarcam animais vivos: Barcarena (PA), Rio Grande (RS); São Sebastião (SP); Imbituba (SC) e Itaqui (MA).

No acumulado de 2017 até julho, o Brasil exportou US$ 115,4 milhões. No ano passado, o montante foi de US$ 206,3 milhões, representando 229.807 animais.

Fonte: Progresso

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