Será que é novidade para alguns de nós?
----------------------
----------------------
Cientistas japoneses descobriram o que muitos donos de animais de estimação já sabem: gatos são tão inteligentes quanto cachorros. Segundo a “BBC”, um estudo de cientistas japoneses com 49 gatos domésticos mostrou que os felinos lembram de memórias agradáveis, como um lanche favorito. Os cachorros também têm esse tipo de memória de um evento específico, conhecido como memória episódica.
Segundo os cientistas, os seres humanos muitas vezes conscientemente tentam reconstruir os eventos passados que ocorreram em suas vidas, como o que eles comiam no café da manhã, o primeiro dia em um novo emprego ou um casamento familiar. Estas memórias estão ligadas a uma tomada individual de eventos, e são únicos para essa pessoa.
Saho Takagi, um psicólogo da Universidade de Kyoto, disse que os gatos, assim como os cães, usam memórias de uma única experiência passada, o que pode significar que eles têm memória episódica semelhante à dos seres humanos. “A memória episódica é vista como sendo relacionada à função introspectiva da mente, nosso estudo pode implicar um tipo de consciência em gatos”, disse à “BBC News”.
Eles descobriram que os gatos podiam se lembrar de “o que” e “onde” sobre as tigelas de comida, sugerindo que tinham memória episódica. Os pesquisadores sugerem que os gatos podem se lembrar por períodos muito mais longos do que o tempo curto testado.
Saho Takagi disse que a pesquisa pode ter aplicações práticas. “Os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães, ao contrário da visão comum das pessoas de que os cães são muito mais inteligentes”, afirmou. As experiências mostraram que os cães também parecem ter lembranças ligadas a momentos e lugares específicos.
todos os ñ humanos são muito inteligentes, só de ñ destruir o planeta terra, já é uma inteligencia valiosa.
ResponderExcluirE são mesmo muito inteligentes.
ResponderExcluirPena que de nada adianta fazerem essas pesquisas se continuarem maltratando animais naquelas bandas.
Ao invés de pesquisarem uma informação no mínimo dispensável, estes cientistas deveriam reconhecer e divulgar que humanos conseguem ser muito menos inteligentes do que cães e gatos quando promovem nesse país, em nome seja lá do que for, menos da racionalidade, a matança de baleias e golfinhos, seres emocionais e indivíduos sencientes tanto quanto cães, gatos e nós.
ResponderExcluirSandra, concordo plenamente com seu comentário. Acho que os cientistas deveriam pesquisar as razões que motivam o comportamento cruel dos japoneses em relação as baleias e golfinhos.
ResponderExcluir