Galera, vamos dar voz aos animais !!!!! HOJE, às 14:30h a TV Câmara vai transmitir a Audiência Pública ao vivo (a confirmar) e vamos poder participar pelo Portal E-democracia. CLIQUEM AQUI e participem. Ainda não está confirmada a abertura da Sala de Bate-Papo para interagir. Espero que abram, senão será um Ato suspeito.
====================
1 - Matéria assustadora com um vídeo nojento e políticos dando apoio geral:
Vaqueiros estão prontos para ato pela vaquejada
Vaqueiros estão prontos para ato pela vaquejada
2 - Art. da Câmara:
Vaquejada será debatida em audiência pública na Comissão do Esporte
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promoverá audiência pública sobre o esporte da vaquejada, sua evolução e o crescimento econômico gerado em torno da sua prática, na próxima
terça-feira (25). A proposta é de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD/SE).
O debate vem à tona após decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013 que regulamenta as práticas de vaquejada no estado. Com isso, a atividade passou a ser ilegal por estar relacionada a maus-tratos a animais.
Para o deputado Mitidieri, a decisão do STF foi equivocada e justifica que a vaquejada, além de ser uma das maiores manifestações culturais do Nordeste, é um esporte tradicional que lota arenas, movimenta milhões em leilões, gera milhares de empregos e ainda incentiva o mercado de melhoramento de raças.
De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) a prática movimenta R$ 600 milhões no mercado brasileiro e apresenta um crescimento anual de 20%.
Foram convidados para o debate:
- Leonardo Carneiro Picciani, Ministro de Estado do Esporte;*
- Marx Beltrão, Ministro de Estado do Turismo; *
- Marcelo Calero, Ministro de Estado da Cultura; *
- Blairo Maggi, Ministro de Estado da Agricultura; *
- Ricardo Franco, Senador da República; *
- Antonio Carlos de Almeida Castro, Advogado; *
- Paulo Fernando Cavalcante de Morais Filho, Presidente da Associação Brasileira de Vaquejada - ABVAQ; *
- Daniel Costardi, Superintendente Técnico de Stud Book da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha - ABQM;
- Benedito Fortes de Arruda, Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária; *
- Antônio Eurico Vieira Travasso, Professor Zootecnista, Juiz de Equipamentos e Bem-Estar do Animal;
- Rodrigo Loureiro, Membro do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Vaquejada; *
- Marcelo Borges Andrade, Proprietário do MBA Leilões
- Aníbal Ferreira Marcelino Júnior, Leiloeiro Rural;
(*presenças não confirmadas)
A audiência pública acontecerá no plenário 4 da Câmara dos Deputados, a partir das 14h30m.
Interatividade
O debate terá participação de cidadãos e cidadãs por meio de bate-papo no portal E-democracia.
=============================
4 - A Beth do Fórum nos informa que a Dra. Vania Nunes foi convidada. Estava muito descarado só ter representantes do lado da vaquejada. Seria bom que a galera de Brasília fosse lá dar uma força para ela pois vai estar no debate sozinha...... Que covardia!!!!!!!
Audiência Pública discute as Vaquejadas nesta terça. Veterinária do Fórum Animal irá comprovar os maus tratos e pede participação popular contra esta crueldade
Depois de o STF haver considerado a prática das vaquejadas como cruel e contrária à Constituição Brasileira, a questão agora será discutida em audiência pública da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 25/10.
A veterinária Vânia Nunes, diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, foi convocada para participar e irá apresentar laudos técnicos que provam ser impossível minimizar o sofrimento animal nesta atividade primitiva e brutal.
“Os relatórios veterinários comprovam: artifícios como protetor de cauda só tentam disfarçar a desfragmentação da coluna vertebral que acontece nos bovinos. Laçadas e derrubadas causam lesões irreparáveis e morte”, diz Vânia.
A vaquejada é uma prática deseducativa que estimula a violência. Não se pode em nome da “tradição” e da “cultura” permitir exploração do sofrimento animal, nem considerar “esporte” uma atividade onde existe um contendor em desigualdade absoluta de condições.
A própria ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, enfatizou que nem toda tradição deve ser mantida: “Cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida, e não só a do ser humano”, disse na ocasião em que julgou ilegal a lei que regulamentava a prática no Ceará.
Esta também é a opinião do público. Em recente enquete realizada pelo portal alagoano Gazetaweb com 1 milhão de votantes, 38% foram a favor e 61% contra as vaquejadas. No site do Senado, 13 mil pessoas votaram a favor da prática, enquanto mais de 40 mil votaram contra projeto de lei que considera rodeios e vaquejadas como patrimônio cultural.
Ainda assim, na contramão do fluxo civilizatório e desesperada com a decisão do STF, a Associação Brasileira de Vaquejadas está convocando uma “mobilização nacional” para o dia da audiência. Eles prometem levar tropas de animais ao local, numa clara demonstração de que realmente não se preocupam com o desgaste físico dos animais ao submetê-los à estressante viagem até Brasília.
Por trás das intenções de “manter a tradição” e “gerar empregos”, a AVAQ esconde os reais interesses na prática: os lucros que obtém anualmente com a criação e venda dos cavalos usados nas provas, contratos de publicidade e shows musicais, que poderiam continuar, porém sem o uso de animais.
O Fórum Animal convoca os jornalistas a divulgar a convocatória que faz a entidades e indivíduos conscientes a apoiarem a apresentação da Dra. Vania Nunes e a fazerem um coro uníssono contra esta famigerada e covarde “tradição”.
Ajude-nos a divulgar, espalhe em suas redes, compartilhe nossos posts do Facebook!
Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. Anexo II, Plenário 04. Brasília, DF.
Quando: 25/10 às 14h30
#VaquejadaNão
#BrasilSemRodeios
Mais informações: comunicacao@forumanimal.org/ (21) 99986-4856 – Elizabeh Mac Gregor
Assista ao documentário Rodeio: de que lado você está?
COMPARTILHANDO. ► NÃO AOS RODEIOS, VAQUEJADAS, RINHAS E TODOS OS EVENTOS QUE EXPÕE E MALTRATE OS ANIMAIS.
ResponderExcluirhttps://www.change.org/p/romario-senador-gov-br-contra-a-pl-24-16-vaquejada-%C3%A9-tortura?recruiter=7582891&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink
Excluir“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.” Phillip Ochoa.
Excluir#BrasilUnidoContraVaquejadaeRodeio
#controlesocial#cidadaniapelosanimais
“Favor assinar e CPT as petições”
link:http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR94935
Senadores querem mudar a constituição e permitir MAUS tratos a ANIMAIS! Não vamos perm… https://www.change.org/p/senadores-senadores-querem-mudar-a-constitui%C3%A7%C3%A3o-e-permitir-maus-tratos-a-animais-n%C3%A3o-vamos-permitir?recruiter=7582891&utm_source=share_petition&utm_medium=twitter&utm_campaign=share_twitter_responsive
via @change_br
URGENTE! NÃO AO RETROCESSO!! Há uma Consulta Pública no site do Senado sobre a PEC 50/2016 (essas Propostas de Emenda à Constituição são péssimas p os Animais) e VC pode marcar o seu voto contrário à proposta em apenas alguns segundos... Votando CONTRA pessoal, nós q defendemos e amamos os animais seguiremos na luta, 'CONTRA CRUELDADE/EXPLORAÇÃO ANIMAL em RODEIOS e VAQUEJADAS' !!! votar nos 2 links..! Acorda Brasil !!!
Excluirhttps://vista-se.com.br/duas-pecs-comecam-a-tramitar-no-congresso-nacional-para-tornar-a-vaquejada-patrimonio/
http://vottus.com/enquete/para-voce-o-rodeio-deve-ser-proibido-assim-como-vaquejada/
COMPARTILHADO. Aos Excelentíssimos Senadores: É impossível negar o sofrimento perpetrado aos animais nestes eventos. Que exemplo estamos deixando às nossas crianças? A vida é uma experiência educacional no processo de iluminação, eqto indivíduo, e progresso evolutivo Planetário, enqto coletividade. Ninguém foge da lei da causa e efeito, todos sabemos disso; o drama maior é justamente este, saber, ter nas mãos os meios da mudança e nada fazer.
ResponderExcluirQue suas escolhas sejam iluminadas, pois elas farão Vossas Excelências serem perpetuadas na memória de todos.
A grande maioria a favor das vaquejadas!!! É uma audiência bem parelha, né???????? Credo! Não dá mesmo pra confiar em ninguém. Se a gente depender de algum juiz, tá roubado. Tem juízes que já estão julgando contra essa imbecilidade da vaquejada e do rodeio também. Mas são poucos. A grande maioria apoia tudo isso.
ResponderExcluirUm cavalo de raca e tao bem tratado como um cachorro de raca. a diferenca e que voce nao monta em seu cachorro. Fazem festa quando voce chega da mesma forma. tem gente que maltrata mas e os admiradores, nao vao poder nem cavalgar mais?
ExcluirLink da transmissão
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=V2fv-zyyO_s
compartilhado
ResponderExcluirMeu caro anonimo,cavalgar respeitando o limite do animal,tratando com respeito e amor tudo bem,mas o caso aqui é respeito a maldita vaquejada onde o boi,bezerro e cavalos são usados de forma brutal onde muitos perdem a vida ou ficam tão machucados que são assassinados a sangue frio,tentem entender e se esclareçam corretamente sobre o assunto.
ResponderExcluirCom tanta coisa importante para se decidir nesse país e o Senado perdendo tempo para discutir algo que o Supremo já decidiu que é maus tratos.
ResponderExcluirSe esses vagabundos não tem o que fazer, então que vão dançar frevo em pernas de pau!
Primeiro foi na Comissão de "Cultura", depois a do "Esporte". Estão cercando de todos os lados, procurando apoio pra essa pouca vergonha. Será mesmo que essa gentalha não pode viver sem vaquejada, rodeio e outros ??? Ora, se internem então num hospício!!! Os animais não têm de servir de "distração" pra gentalha doida!!! Vão trabalhar, vão dançar, vão se divertir. Vaquejada é pra psicopata!!! Afirmo e reafirmo: existem infinitamente mais psicopatas neste mundo do que a gente pensa.
ResponderExcluir