20/08/2015

Canudo de plástico é retirado de narina de tartaruga do mar

Gente ligada, o vídeo da retirada do canudo é de tirar o folego!!!!! não deixe de ver o tamanho do dito cujo dentro da narina da grandona... Como o homem é nojento, não? polui o céu, a terra e o mar.... Quem sofre, além das futuras gerações humanas? todos os animais
Colaboração: Helô Arruda
---------------------------------


Documentado em um vídeo viral de quase 10 minutos uma equipe de cientistas retirou um canudo plástico da narina de uma tartaruga do mar “Ridley Olive”.
A equipe que colhia dados sobre o acasalamento da tartaruga do mar na Costa Rica notou algo no
nariz de uma tartaruga macho de 35 quilos. Após extrair um pedaço do objeto com um alicate eles descobriram que o objeto marron enrugado era um canudo plástico. Seguros de que não se tratava de um parasita que poderia ter se anexado a parte do cérebro do animal os pesquisadores decidiram remover todo o objeto que media cerca de dez centímetros.

A equipe sentiu que era melhor para remover a palha de imediato, uma vez que eram horas de distância até um veterinário e não havia garantia de que o veterinário saberia como lidar com uma tartaruga do mar.

"Nós não podíamos acreditar no que tínhamos apenas puxado para fora do nariz da tartaruga", disse Christine Figgener, especialista da Universidade do Texas.

Christine vem fazendo campanha contra canudos de plástico durante anos, mas nunca esperou encontrar um  no nariz de uma tartaruga marinha. O animal parecia que estava tendo alguma dificuldade para respirar, uma vez que a palha pegou uma narina por inteiro.

Normalmente lixo como sacos plásticos e até mesmo escovas de dentes acabam no estômago de uma tartaruga do mar, diz ela. Também é bastante comum ver anzóis incorporados na boca ou nadadeira de uma tartaruga, Figgener acrescentou.

Ela imagina que a tartaruga deva ter engolido o canudo, engasgado e tentado jogá-lo fora. As tartarugas Ridley Olive se alimentam de crustáceos do fundo do mar e deve ter engolido o artefato junto com a refeição.  Assim como nos humanos, as passagens para ar e para alimentos são interligadas em uma tartaruga. Assim como quando vomitamos algum material pode sair por nosso nariz é possível que o canudo tenha saído pela passagem errada e ficado alojado na narina do réptil.

A equipe desinfetou a narina da tartaruga e a manteve em observação para garantir que estava saudável antes de liberá-la de volta ao oceano. Christine termina o vídeo dizendo: as pessoas podem beber em um copo ou uma garrafa sem precisar de um canudo, espero que elas se conscientizem sobre o dano que um objeto desnecessário como esse pode causar.

8 comentários:

  1. Faltou anestesia! Q dor esse bichinho sofreu. Não tem cabimento puxar sem anestesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez anestesiar também tenha seus riscos para a saúde do animal

      Excluir
  2. Eu já tinha visto no FB, também achei um horror o jeito como tiraram o canudo. Ela deve ter sofrido muito.

    ResponderExcluir
  3. Conforme o texto, eles levariam horas até chegar a um veterinário. Às vezes é necessário optar pelo menos pior. Certamente a obstrução da narina era pior que a dor da retirada do canudo. Pelos menos, desinfetaram a narina e permaneceram algum tempo observando o estado de saúde do animal.

    ResponderExcluir
  4. É muita aflição,ainda bem que deu tudo certo.Mas sabemos que o tal serumano não tem jeito mesmo,acredito eu que tendencia é cada vez pior.

    ResponderExcluir
  5. Vi só o principio do vídeo e quase tive um treco, tive que parar porque deu pra sentir o sofrimento da pobre tartaruga.

    Enquanto esse povinho imundo, sem educação, não se conscientizar que lixo é pra ser jogado na lixeira muita tragédia vai acontecer,. não só para os animais como para os humanos também. É questão de tempo.

    ResponderExcluir
  6. Além da dor pela retirada do canudo que teimava em não sair, o rapaz que segurava a nadadeira da direita o fazia com muita pressão, encostando-a no beiral do tanque ao invés de segurá-la e com isso ferindo-a - reparem no sangue que saia dela. Pessoal bem non sense e um tanto desajeitado. As pessoas parecem pensar que os animais não sentem dor apenas pelo fato de não falarem ou gritarem. Que horror!

    ResponderExcluir
  7. Muita dor e sofrimento, para um ser inocente. O ser humano não respeita ele próprio, qto mais respeitar a natureza e os animais. Triste e revoltante.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪