02/07/2015

Novas pesquisas ajudam a entender vôo noturno dos morcegos

Estes bichos são fascinantes!!!!!! e então, os animais não são superiores não?
Fonte: Science Daily
Colaboração: Helô Arruda
------------------------------------------------------

A cada noite um morcego voa entre 600 e 700 quilômetros. Voando baixo, os animais capturam insetos em velocidades de cerca de 40 metros por segundo. À noite, o morcego usa sua audição para navegar e realizar sua rapina. Capturam insetos continuamente usando a ecolocalização, um sistema de navegação avançado.

O morcego emite ondas de ultra-som com freqüências muito altas. As suas chamadas estão na freqüência entre 20 a 100 kilohertz, o que é muito agudo para os seres humanos ouvirem naturalmente. Seus sons são refletidos no ambiente, atingindo vários objetos e retornando para o morcego como ecos. Os sinais de eco habilitarão o morcego a formar um mapa mental de seus arredores.

De acordo com Nadav Bar, da Universidade Norueguesa de Ciência que tem pesquisados  morcegos
recentemente "Você pode comparar a ecolocalização com um flash em um quarto escuro. O flash atinge vários objetos na sala Essa luz é refletida de volta no olho do observador. O morcego usa o som da mesma maneira para obter uma visão geral do ambiente, mas as potenciais fontes de erro são maiores quando se utiliza o som. "

Quando morcegos voam em raras ocasiões durante o dia, eles usam sua visão para navegar e voar em uma linha reta para o seu destino.

Voos noturnos são mais elaborados do que os diurnos. Os morcegos continuamente sobem e mergulham, em trajetórias curvas aéreas, utilizando grandes movimentos para impulsionar-se.

Ruído da chuva, vento e neve interrompe sinais de eco, tornando mais difícil para o morcego formar uma imagem de seus arredores. Grande movimentos noturnos também geram som que perturba os sinais do eco. Mas eles conseguem capturar suas presas alvo, apesar das condições climáticas desfavoráveis..

Os morcegos estão aptos a filtrar o ruído do ambiente em torno deles usando low-pass; sons inúteis são removidos para fora, o que torna as condições mais transparente. O morcego tem um sistema sensório-motor altamente desenvolvido, que controla os movimentos do mamífero. Estas características permitem que ele se mova rapidamente e com uma precisão incrível ".

Os morcegos são mais cuidadosos em seus movimentos à noite do que durante o dia, e eles estão sempre de prontidão para mudar de direção rapidamente para evitar um perigo iminente. Os morcegos também têm a capacidade de navegação muito útil para medir o quão rápido o ângulo de vôo está mudando à medida que eles se aproximam da presa. 

Morcegos são noturnos e muitas vezes habitam cavernas ou prédios desocupados, tornando-os sujeitos de pesquisa de difícil acesso. 

Nadav Bar fez a sua pesquisa sobre os morcegos em Israel, nos EUA,  Alemanha e Polônia. O artigo está publicado na PLoS Biology.

2 comentários:

  1. Seres admiráveis esses "vampirinhos". Mesmo jamais tendo visto um pessoalmente, gosto muito deles e os defendo quando dizem que são feios. Para mim todos os animais são lindos!

    ResponderExcluir
  2. Mais um exemplo da perfeição da natureza.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪