08/06/2015

Os Navajos vão ajudar a controlar o abate de cavalos selvagens - EUA

Sei lá, mas, acho que vai prevalecer o interesse econômico.... Como ando descrente de tudo, acho que não fazem mais navajos como antigamente..... será que estou errada? tomaaaraaaa!!!!!!
Fonte: Daily Mail
Colaboração: Helô Arruda
------------------------------------------------

O primeiro esforço para evitar que os cavalos selvagens que vagueiam pela Nação Navajo, no sudoeste dos Estados Unidos, de serem enviados para abate no México ganhou a aprovação preliminar de líderes tribais, disse na quinta-feira Bill Richardson, o antigo governador do Novo México.

Amparada em um projeto de acordo que ainda deve ser revisto pela tribo, uma fundação criada por Richardson e pelo ator Robert Redford iria
fornecer fundos e conhecimentos para a Nação Navajo para ajudar a reserva que já viu milhares de cavalos selvagens enviados para matadouros no México.

O impacto do pastoreio intensivo de cavalos selvagens em uma reserva do alto deserto que se estende por mais de 70.000 quilômetros quadrados do Novo México, Arizona, Colorado e Utah tem sido agravado pela seca e levou a uma concorrência com o gado pela vegetação escassa, disse Rick Abasta, porta-voz da Nação Navajo e do presidente Russell Begaye.

As batidas do Departamento de Agricultura e o destino dos animais capturados despertou controvérsias entre os mais de 300.000 membros inscritos na tribo, incluindo defensores do cavalo selvagem, disse Abasta.

A questão dividiu a nação tribal, cuja economia depende em parte do gado de pasto e das ovelhas, mas que também reverencia os cavalos. "Os anciãos Navajos têm um ditado que se traduz em Inglês como "Nossos cavalos são sagrados ", disse Abasta.

Richardson, cujo segundo mandato como governador do Novo México terminou em 2011, disse que ele e Redford formaram a Fundação para a Proteção da Vida Selvagem do Novo Mexico com o objetivo de proteger os cavalos selvagens.
"Nosso principal objetivo é parar as batidas e parar o abate de cavalos", disse Richardson, "Redford, que possui uma casa no Novo México, é um companheiro, entusiasta do cavalo" 

Richardson disse que o acordo iria primeiro procurar identificar o número de cavalos selvagens na reserva, onde as estimativas variavam de alguns milhares a mais de 70.000.
Se aprovado, o acordo, que propõe métodos, tais como controle de natalidade para manter rebanhos selvagens sob controle, seria o primeiro de seu tipo em terras indígenas e, talvez, no país, disse ele.
"Os navajos são a maior tribo indígena do país. Se chegarmos a um acordo aqui, será um exemplo para outras tribos que ainda abatem", disse Richardson.

Abasta disse que o presidente recém-eleito da nação está buscando a opinião dos membros tribais. "O presidente Begaye quer um pouco mais de tempo para reunir as organizações de base, fazendeiros e outros e determinar a melhor forma de avançar na implementação do acordo", disse ele.

Um comentário:

  1. Também sou bastante cética quando há dinheiro e humanos em uma mesma situação, mas se Robert Redford está envolvido - e ele é um bom homem - talvez meus queridinhos tenham uma chance.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪