Animal não resistiu ao ferimentos
------------------------------
Macho não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de domingo (5).
Fêmea continua sendo tratada por veterinários de zoo de Dois Vizinhos.
Um dos filhotes de puma resgatado de uma queimada em um canavial em Rondon, no noroeste do Paraná, morreu na noite de domingo (5). Depois de salvos e entregues à Polícia Ambiental, Foguinho e a fêmea, que recebeu o nome de Cacau, foram levados para um zoológico em Dois Vizinhos, onde estavam recebendo os cuidados necessários desde quarta-feira (1º). (Veja o vídeo)
O macho da espécie também conhecida como onça parda morreu depois de complicações renais. Ele sofreu várias queimaduras e não conseguia se alimentar direito, por isso estava sendo tratado por meio de sonda. Foguinho também corria o risco de perder a visão. A irmã continua sendo acompanhada pelos especialistas e está fora de perigo.
Quando foram resgatados, ambos tinham cerca de 40 dias, pesavam aproximadamente 1,3 quilo e estavam com cerca de 45 centímetros, informou na época o veterinário Rafael Henrique Domingues. De acordo com o veterinário, as plantações de cana-de-açúcar são locais em que as onças pardas se adaptam bem e, por isso, são costumeiramente encontradas. "É um animal bastante rústico, e se alimenta de qualquer tipo de animal. No meio da cana, essa espécie se locomove bem e encontra o alimento que precisa."
O sargento Marcelo Donizete Fanti explicou na ocasião que a onça parda é um animal presente em todo o estado, porém devido ao desmatamento a espécie tem ocupado locais onde encontra alimento com mais facilidade. “Antes era difícil ver onças fora de reservas ou parques ambientais, mas agora é frequente recebermos ligações de pessoas relatando que encontraram onças em plantações de cana ou fora do seu habitat natural”, afirma.
Que triste, um ser inocente morrer queimado por causa de novo do ser humano. Como que ainda podem fazer queimadas?!
ResponderExcluirThassia Reis
São lindos, parecem gatinhos! Pena o que ocorreu. O ser humano vai acabar se matando e, infelizmente, levando os animais junto.
ResponderExcluir:'( :'( :'(
ResponderExcluirAmaldiçoado seja aquele que colocou fogo no canavial.
ResponderExcluirMalditas queimadas e seus causadores. Destroem solo, matas e animais. Yara tem razão quando diz que destruiremos tudo.
ResponderExcluirIraí
Os canaviais não apenas exaurem o solo como são, altamente, poluidores - poluem os lençóis freáticos, inclusive o Guarani. Essa praga ainda é vendida pelos usineiros - os maiores interessados nessa vig$rice - como fonte de energia limpa e renovável. Brasil, um país de tolos e miséria de pobres animais.
ResponderExcluir