--------------------------------
Com base em relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e em laudo emitido pelo Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou ontem a suspensão das atividades de pirotecnia e as apresentações musicais na Praça Santuário durante as festividades do Círio de Nazaré.
Procurado pela reportagem por telefone, o diretor da festividade em 2014, Jorge Xerfan Neto, que está no Rio de Janeiro acompanhando a imagem peregrina,
declarou ainda não ter conhecimento do fato e que a direção da festa deve se pronunciar na outra semana sobre a decisão, quando ele retorna a Belém.
O relatório da Semma e o laudo do CPC Renato Chaves resultam da operação Fogos de Artifício, realizada pelo Ministério Público Estadual no ano passado para mensurar o impacto ambiental causado pelas atividades pirotécnicas e musicais de encerramento das festividades do Círio de Nazaré.declarou ainda não ter conhecimento do fato e que a direção da festa deve se pronunciar na outra semana sobre a decisão, quando ele retorna a Belém.
A secretaria constatou níveis de emissão de ruídos acima dos limites permitidos, variando entre 69,75 e 94,24 decibéis, quando o estipulado pela Lei Municipal nº 7.990/2000 é de, no máximo, 70 em horário diurno, e 60 em horário noturno.
Efeitos
Os maiores níveis foram registrados durante a queima dos fogos. Já o CPC informou, no documento, que houve morte de periquitos causada pelos efeitos de ondas de choque, geralmente verificadas após explosões, e que o estresse das aves, observado no momento da deflagração dos fogos, foi decorrente de ruídos, luzes e fumaça produzidos pelo show pirotécnico. Ainda segundo o laudo, os efeitos das explosões podem afetar também a saúde humana e de outros animais que estão no entorno.
A Associação Obras Sociais da Paróquia de Nazaré também foi autuada em função de a queima de fogos no encerramento da quadra nazarena provocar, segundo o Ibama, poluição sonora em níveis capazes de acarretar danos à saúde humana ou a morte de animais, e a morte de seis periquitos-da-asa-branca, cujas multas são de R$ 150 mil e R$ 30 mil, respectivamente.
FONTE: Diário do Pará
Me belisquem! Difícil mesmo de acreditar. Foguetes causam mal à saúde humana e deixam atordoados os cães, aves, cavalos, e demais animais. Deveria ser proibido ou ter uma tributação elevadíssima, por ser supérfluo e prejudicial. Aqui em BH, nos dias de jogos tenho que colocar meus cães resgatados no quarto. E os pássaros que dormem nas árvores esvoaçam e trombam. Muitos morrem.
ResponderExcluirO brasileiro - "bonzinho" e "trabalhador" - vive apenas disso - pão e circo.
ResponderExcluirSerá que isso vai realmente acontecer? Será que podemos usar o mesmo caso em outros locais? Quando chega o fim do ano é uma loucura total, não posso nem sair de casa pra ficar com meus cães que parecem que vão morrer. É horrível. Eu ODEIO fogos, mas precisamos de orientação de como fazer pra conseguir suspender isso. Na minha cidade adoram soltar esdsas merdas pra qualquer coisa, até aniversários e casamentos!!! O que temos nós a ver com as festas dos outros? É um horror. Quando começa a chegar o final do ano, eu j[a começo a ficar estressada. Estraga o meu Natal e o meu ano novo, principalmente. Temos de conseguir fazer alguma coisa. Este ano, meus vizinhos começaram a soltar fogos ao meio-dia e foram até a 1 hora da madrugada. Pensei que ia ficar louca. Meus cães não sabiam mais onde se meter. Foi horrível. Horas e horas de barulhada e mais barulhada. Precisamos descobrir como impedir esse horror pra este ano.
ResponderExcluirAté que enfim o Ibama deu uma dentro! inacreditável!.
ResponderExcluirisso é alguma pegadinha?
ResponderExcluirIbama decidindo a favor dos animais?
espero que seja cumprida, que não apareça alguém com um pistolão e reverta.
Parece piadinha mesmo Conceição,, o Ibama resolveu dar uma dentro
ExcluirNunca entenderei esse costume idiota de soltar fogos de artifício. Além de barulhento, fedorento e poluente, não tem utilidade nenhuma. Se o povo brasileiro vivesse sob bombardeio como acontece em certos países, talvez criasse trauma e desistisse dessas porcarias que só causam acidentes e transtornos.
ResponderExcluir