03/04/2014

O crepúsculo das crenças e o ativismo pelos animais, por Sellen Kalab

Muito bom!!!! p´ra refletir, gente.....
__________________

O crepúsculo das crenças e o ativismo pelos animais

Ultimamente, pelas mais  diversas razões, está se tornando frequente muitas pessoas abandonarem crenças religiosas para buscar dentro de si respostas aos seus questionamentos existenciais, filosóficos, espirituais e tudo o que a isso se refira. Agnósticos, espiritualistas, ateus, céticos e outros meros rótulos, buscam na liberdade de pensamento algo que os conduza de volta ao seu próprio caminho, pois o indicado pelas instituições não os levaram a lugar nenhum, a não ser onde outros já foram e nada de novo encontraram. 

A vida muitas vezes apresenta situações que nos induzem a pensar e rever conceitos que não são nossos, mas herdados, porém a maioria não vê ou se recusa a ver, pois pensar dá trabalho e reflete na
prática. Àqueles que são dados os créditos, por não se saber quem realmente são, não passam de instrumentos de um controle maior para formar uma sociedade, uma cultura e manter as pessoas dentro de um grupo, de uma vida com história, mas isso não significa a verdade. Grande parte da história foi falseada e continua sendo.

Nessa imensidão astronômica onde existimos, somos apenas uma sub partícula do Todo, e o homem, na sua necessidade de suportar o doloroso vazio da  sua existência criou os deuses. E com os deuses vieram as crenças, que por sua vez  causaram as dissidências, as guerras, escravidão e morte. O cristianismo aqui no ocidente é prova incontestável disso. Quando alguns despertam do seu estado hipnótico e decidem romper com esses paradigmas, recebem  por consequência um  'ônus social', e acabam enfrentando ranços de preconceito dos que arraigam crenças instituídas; pois se não creem em alguma das religiões estabelecidas e em seus ícones, são mal vistos e, quando não hostilizados, são  bombardeados com apelos proselitistas de todas as formas, intencionais ou não. Este país é praticamente teocrático e a barreira criada para segregar os que pensam diferente da massa, existe. Na época da Inquisição a 'verdade absoluta' era ensinada com autoridade sob o crime de heresia aos que a rejeitava, sabe-se bem das horríveis sentenças aplicadas pelos ''Autos de Fé''. Hoje, como herança do obscurantismo, temos a intolerância aos não religiosos e aos que se negam ter alguma crença de base religiosa. Mas a Lei de Ação e Reação se faz cumprir: o mesmo homem que criou os deuses os está matando; criador e criatura, ambos confundindo-se na ordem.

Muitos ativistas trocaram suas crenças pela liberdade de pensar e de conduzir seus atos com discernimento, integridade e ética. Um despertamento está se operando na mente dos inconformados ante tantas injustiças e crueldades para com os indefesos seres das demais espécies, e se não fosse pela vontade ferrenha de cada ativista de defendê-los, nenhum ícone da nomenclatura cristã ou de qualquer outra religião jamais o fez ou fará. Ícones não evitam e nem minimizam o sofrimento dos inocentes, mas tão somente a sensibilidade e compaixão ativas dos que os amam e os respeitam, independentemente de qualquer tipo de crença. Sair do curral não é fácil, tem seu preço, e às vezes alto, porém os que estão saindo desse confinamento mental estão dispostos a pagar. Fala-se muito e exige-se respeito pelas crenças religiosas e suas vertentes estabelecidas, mas o contrário não acontece. O direito de não crer ou de não crer nas mesmas coisas que a maioria crê, deve ser da mesma forma respeitado. Cabe a cada liberto ater-se aos fatos, fortalecer-se e delegar a si o poder de transformar o seu universo defendendo sua liberdade de pensar e de ser que lhe é de direito, e com o respeito que lhe é devido.

O irmanamento pela causa animal deve prevalecer a quaisquer diferenças: o AMOR pelos bichos é a liga, o resto é ilusão.

Sellen Kalab
ATIVISTA PELA CONSCIÊNCIA DA VIDA NATURAL DA TERRA

12 comentários:

  1. "Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais" (Abraham Lincolm).

    ResponderExcluir
  2. Embora tenha nascido em uma família católica, jamais fui religiosa - ao menos na concepção que é dada ao termo. Mas, quando olho nos olhos de um animal, nas árvores e flores e relva, nas nuvens do céu, nas gotas de orvalho e chuva, vejo Deus! Respeito, profundamente, quem pensa de forma diversa, mas eu dou, a mim mesma, o direito de discordar.

    ResponderExcluir
  3. Refletir é preciso....
    Gostei do texto. Evelina;

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Refletindo meu momento. Gratidão Sellen, por colocar luz neste assunto tão urgente!

    ResponderExcluir
  5. "Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida." - São Francisco de Assis

    Fonte http://www.pea.org.br/curiosidades/curiosidades_frases.htm

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor de gente de verdade, sem retoques e sem artifícios ...
    Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.

    estou com você Sellen
    quem maltrata os amimais não aprendeu amar de verdade ...

    ResponderExcluir
  7. Sou a favor de gente de verdade, sem retoque e sem artifícios....
    gostei...
    Paz e luz.....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!
    Pessoas diretas, objetivas, autenticas.
    é disso que precisamos ...
    Paz e luz

    ResponderExcluir
  9. Quando, nas festas de família, somos os chatos frescos que não comem isso e aquilo, não tocamos no peru de natal e nem chegamos perto do bacalhau que custou os olhos da cara na semana santa, dizem que não estamos "no espírito da festa". Essas festas celebram uma suposta vitória da vida sobre a morte. Mas como celebrar a vida às custas da morte de inocentes? As religiões se contradizem internamente.
    Vitor Barbosa - São Carlos

    ResponderExcluir
  10. Cada dia que passa , cada maldade que vejo com os indefesos animais, pergunto onde está Deus.

    Minha avó me obrigava a ir a igreja quando criança, mas nunca fui religiosa e cada barbaridade dessas que vejo com seres inocentes me deixa mais cética a cada dia ......

    ResponderExcluir
  11. Ana Lucia Nunes08/04/2014, 22:14

    Maravilhoso texto !
    Espero que chegue o dia em que todos tenham a certeza que somos sementes de um mesmo canteiro e portanto, merecedores de amor, respeito e direito à vida, seja ela de duas pernas, quatro patas ou seja lá a sua forma de vida.
    Nunca me importei com as pessoas que sempre me consideravam "estranha" e "ecochata" por não agir como elas (não beber, não fumar, não me drogar e não comer carnes).

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto. Reflete bem uma verdade inconveniente que muitos colocam panos quentes. Os verdadeiros ativistas que conheci até hoje são em sua maioria ateus, agnósticos ou outra forma de indicar que acordaram e não têm a sua ética/moral fundamentada num livro, num dogma ou numa instituição, mas sim por uma bussola interior, por um discernimento mais autêntico do que é certo e errado, e talvez por isso mesmo, por uma expressão mais autêntica de amor e respeito a vida. De que adianta tanto celeuma com relação ao aborto, como expressão do 'respeito a vida', mas ao mesmo tempo levanco um pedaço de bife a boca? Certamente muitos ativistas do abolicionismo animal são religiosos ou teístas e não se enquadram no que estou falando, são o ponto fora da curva, mas infelizmente esse é o retrato da maioria. Parabéns Sellen.
    Venício Loenert

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪