04/01/2012

LEGISLAÇÃO SOBRE FOGOS DE ARTIFÍCIO NO BRASIL

Li estes dias, a matéria que circulou na Internet sobre a tentativa do Partido Animal da Itália limitar o uso de fogos de artifício. Eis a matéria:
Governo da Itália proíbe uso de fogos de artifício e pede cuidado na abertura de prosecco

Li, também, sobre uma pessoa do nosso meio fazendo uma petição ao "Congresso Nacional" protestando contra o uso de fogos de artifício e criando até uma pagina no facebook sobre o assunto.

E como sempre falo aqui, as pessoas tem que ter cuidado quando se propõem a falar sobre um assunto que desconhece. Sempre tive a humildade de pensar: será que alguém descobriu a roda antes de mim? Na maioria das vezes, a resposta é sim.

Quando lancei a campanha "Bicharada, passa p´ra dentro" há 17 anos atrás, visava proteger os animais deste terror que lhes é imposto não só no revéillon como durante os jogos de futebol. Mas,com o decorrer do tempo, questionei se haveria alguma legislação na qual pudéssemos nos basear para impedir a soltura. Caí na pesquisa e descobri muita coisa com a qual se poderia, tranquilamente, proibir a soltura de fogos em qualquer lugar do nosso país.

Acontece gente, que "Fogos e explosivos - A fabricação e a venda de fogos de artifício e pirotécnicos são disciplinadas pelo Exército Brasileiro, por meio do Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), aprovado pelo Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000. Segundo informou a assessoria de imprensa do Exército, devem ser publicadas novas portarias para proibir o comércio varejista de fogos "profissionais", utilizados em espetáculos pirotécnicos, para um maior controle técnico das características desses artefatos. De acordo com a norma, os fogos de artifício são classificados em A, B, C, e D, conforme o poder de queima e explosão. As classes C e D só podem ser vendidas para maiores de 18 anos e esta última só é permitida para peritos, mediante autorização para queima. Denúncias de venda ou uso irregular de fogos devem ser dirigidas às autoridades policiais. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) proíbe a venda, a criança ou a adolescente, de armas, munições e explosivos e fogos de estampido e de artifício, exceto os que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar dano físico em caso de utilização indevida. A pena para quem descumprir a lei é de detenção de seis meses a dois anos, e multa (artigos 81, 242 e 244). Pelo Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), a pena por expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos, é de reclusão de três a seis anos,além de multa."

Mas, a minha maior surpresa é que nem as autoridades conheciam as leis que regulam o assunto. Ninguém sabia que o Exército é que manda no pedaço. Tentei divulgá-las na imprensa e junto às autoridades, mas, a coisa é difícil neste país.

Aliás, quando comecei a falar sobre o tema em 1996, nem veterinários se ligavam no problema dos efeitos dos fogos na fauna. Cheguei a fazer a campanha em parceria com o Corpo de Bombeiros do RJ, com a Anclivepa e até com ONG´s parceiras por todo território nacional.


Bem, estou publicando a pequena pesquisa do que achei e que me fez ficar satisfeita ao saber que, basta a sociedade civil exigir que as autoridades cumpram as leis que regem nosso país. O resto é moleza!!!!! Cliquem para ler:

- PESQUISA SOBRE CONTROLE DE FOGOS DE ARTIFÍCIO E LEGISLAÇÃO - tá meia confusa porque não tenho tempo par arrumar direitinho, mas, dá para ler tudo, se tiverem interesse
- RESUMO DAS LEIS NO ESTADO DO RJ - aqui está mais arrumadinho...
- LEI Nº 5390, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009 - RJ  atualizada graças a minha cobrança ao Corpo de Bombeiros de nem saberem que existia uma lei de 1991 que regulamentava o uso de fogos.

Temos muito material em nosso arquivo a respeito do assunto e destaquei estes dois só para provar que basta querer e poder:
- Prefeito José Fogaça proibe a soltura de fogos em respeito a fauna - POA - 2008
- UIPA faz representação contra soltura de fogos na Paulista - SP - 2004 (foi feito para o Ibirapuera, também)

Aproveitando a oportunidade, queria dizer que não me incomodo de jeito e maneira com o uso do conteúdo informativo da campanha "Bicharada, passa p´ra dentro". Só acho que, por direito, ninguém deveria usá-la sem dar o devido crédito. Caramba, neguinho nem muda as palavras... copia simplesmente... com certeza não sabe o preço e tempo usado na composição do material, certo?
.

75 comentários:

  1. Aqui na França a venda e soltura de fogos é proibida menos na noite do reveillion entre as 20h00 e meia noite. E ninguém reclama. Ao contrario, tem diminuido a soltura de ano a ano.

    bjs
    bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você está morando e país de verdade... Nós ainda moramos no Brasil!!!!

      Excluir
  2. o melhor "post" que li, dizia: GASTAM $ COM ROJÃO QUE FAZ BARULHO E FEDE, PQ NÃO PEIDAR QUE É DE GRAÇA?

    ResponderExcluir
  3. Pois é Sheila, o Brasil ainda é um país com excesso de leis. Fico até chateada quando ouço alguém dizendo que falta fiscalização porque, pra mim, falta educação. As pessoas nem leem se o artigo é um pouco longo, isto significa que "não querem nem saber". Querem deixar sua opinião, pouco ou nada se importando com a do outro, vão se importar se bombas e rojões incomodam? Lesionam? Matam? Poderiam não prever consequências mas se lessem um pouco que fosse agiriam diferente.
    Hoje to desanimada. Tua reportagem do "O Grito do Bicho" vai pro face, pode ser que o povo da petição se ligue.

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã tb. mora na Frnaça e disse que a venda é proibida, diz ela que o pessoal tem que comprar fora da França. Onde ela mora nem parece que é ano novo, pois o silencio é total, nem um grito nada, nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que continue assim. E façam valer os direitos lá, pq aqui é terra de ninguém.

      Excluir
  5. Deveria ser proibido por lei, fogos de artificio nao sao brinquedo, varias pessoas ja se machucaram com isso, principalmente
    criancas.
    Aos animais em geral,causa panico.
    Totalmente desnecessaria, esta forma de "diversao".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.

      Excluir
    2. Concordo meu cachorro morre de medo se treme que mau fica de pé(deve ser a audição sensível se já é alto para a gente, imagina para os cães.)

      Excluir
  6. se tiver petições online eu assino... sou completamente contra a soltura desses fogos de artificios que só deixam os animais loucos, tadinhos! Acho que só deve ser permitido para uso de profissionais, tipo aqueles que organizam os fogos de copacabana e nas outras cidades e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane/RS, no Facebook tem um grupo chamado "Abaixo Fogos de Artifícios". Lá vc irá encontrar uma petição online. O link é: https://www.facebook.com/groups/ABAIXO.FOGOS.ARTIFICIOS/?fref=ts Precisamos de mais união, para que o movimento chegue às autoridades e a Lei se cumpra. Abraço

      Excluir
  7. Aqui em Londrina tem 3 crianças queimadas por causa dessa porcaria!As autoridades e os pais dessas cças são uns irresponsáveis.Sem falar dos pobres animais.A Teca é surda.Nem liga mas e os outros animais?Eu mesma tenho pavor!

    ResponderExcluir
  8. Olha, gostaria mesmo que a soltura de fogos fosse proibida ou, pelo menos, limitada.

    Além do barulho perturbador, é poluente. Aliás, por conta disso deixaram o Eduardo Paes, prefeito do Rio, de calças curtas. Passou o tempo todo anunciando o "reveião" da sustentabilidade. Até que algum danando abriu a boca e questionou o motivo por não ter deixado de usar os fogos verdes, os mais tóxicos. Ah! Valeu pela cara de tacho do prefeito, depois arrumou desculpas, afinal é político, mas por essa não esperava!

    Moro em uma área abrangida por uma reserva florestal e me horroriza a falta de respeito das pessoas a soltar rojões que tremem o chão! Fico com o coração na mão, não somente pelos pets, mas tb por causa dos bichos da mata! Aqui tem uma fauna diversa, sem contar o perigo dessas bombas incendiarem a floresta!

    Não entendo porque uma pessoa que gosta dos hábitos urbanos vem morar em uma localidade de natureza! Esse desrespeito com a natureza me revolta demais.

    ResponderExcluir
  9. Esse ano, dentre as notícias sobre acidentes com fogos, estão 3 mortes de pessoas e 1 cadela que foi ferida e perdeu a audição e a visão.

    Das três mortes, 2 crianças: uma atingida na varanda e a outra de 3 anos recebeu o artefato aceso na mão dado pelo pai (pasmem). Além de um homem, durante o show de pirotecnia que costumava promover (posso ser ruim, mas ao menos fez mal a si próprio).

    Já a cadela, coitada, vizinhos jogaram a bomba em sua direção que abocanhou o rojão. A dona estava inconsolável (não é para menos).

    Portanto, uns minutos de algumas cores efêmeras e muito barulho, são muito mais prejudiciais que relevantes.

    Aproveito para partilhar um texto muito bonito e oportuno - "O olhar indígena e o Ano Novo", de Marcos Terena - para refletir.
    http://chicosantanna.wordpress.com/2012/01/02/o-olhar-indigena-e-o-ano-novo/#comment-657

    ResponderExcluir
  10. Sheila, vc é demais!! Gostaria de um dia conhecê-la pessoalmente só para poder te dar um abraço!!
    Ah se todos fossem iguais a vc!!

    ResponderExcluir
  11. Você, eu, nós, é que temos que tomar decisões.
    Cabe aos senhores representantes legais cumprirem o desejo da maioria, manisfeta em abaixo assinados, (com 1.200.000) assinaturas podem ser levadas ao plenário.
    Está na hora de parar de culpar nossos representantes. Nós os colocamos lá. Chega de lágrimas de crocodilo. Só houve mudanças em qualquer país do mundo quando o povo se mobilizou. E sem oportunistas políticos.

    Nossa Constituição deveria ter um único artigo:
    TODO BRASILEIRO TEM QUE TER VERGONHA NA CARA!

    ResponderExcluir
  12. Imagens muito fortes, de corpos mutilidos,por fogos de artifícios, alguns com cabeça estraçalhadas. Existe em profusão na internet. Recomendável para maiores de 18 anos e pessoas não impressionáveis. Basta usar o Google em: "Fotos de pessoas mutiladas por fogos de artifício". Inclui fotos de animais.

    ResponderExcluir
  13. Querer comparar o Brasil com a França é sonhar alto demais!!!!

    Estamos à anos luz.....

    ResponderExcluir
  14. Olha, aqui em Campinas é proibida a venda de fogos de artifícios. A proibição começou quando há alguns anos atrás uma pessoa teve parte da mão decepada quando os fogos explodiram quando ela tentava soltar fogos.
    Mas as pessoas vão nas cidades vizinhas próximas e compram do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  15. Aqui, na minha cidade, os "fogos", de todos os tipos e explosões, duraram 10 dias: da sexta-feira anterior ao Natal até o dia 1º de janeiro. Pasmem. No único lugar que eu sei que vende havia fila. Eu me senti em Beirute. Parecia uma cidade bobardeada, como acontece nas guerras, dias, meses e anos de explosões, tanto que as pessoas já nem notam mais. foi um horror. Houve uma vítima: uma cadelinha que eu doei morreu atropelada. Bem na hora que estavam abrindo o portão da casa pra sair com o carro, coisa que ela respeitava, o desgraçado do vizinho soltou um foguete. Isso foi na terça-feira, dia de coisa nenhuma. Ela saiu em disparada pelo portão em direção à estrada. Não demorou muito pra acharem a coitadinha morta. Foi a maior tristeza. A nova "dona" está chorando até hoje. A Pretinha havia ganhado caminha nova, cobertinha nova, pratos novos, coleira nova no Natal, presentes da família e dos vizinhos, que a adoravam. Ela era mesmo um amor, mestiça de pincher, um pouco maior do que uma pincher. E tem outro detalhe: essas porcarias não podem ser enquadradas naqueles "decibéis"??? Sim, porque não existe uma lei sobre decibéis, barulho, etc.??? Aliás, por falar em lei, alguém cumpre alguma delas neste país de merda???

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente falando, meu maior desejo é que TODAS AS CRIATURAS DESGRAÇADAS QUE PEGARAM NUM ARTEFATO DESSES E O SOLTARAM FIQUEM SEM SEUS DEDOS E MÃOS !!! TODOS !!! Não me interessa quem sejam, ou que idade tenham!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem tenho o mesmo pensamento, que se danem estes psicopatas, foguetóides contumazez, retardados mentais que não respeitam ninguem, meu desejo é o mesmo, que percam as mãos, pés, braços, quiçá a cabeça de gambá deles. Odeio estes malditos fogos, odeio com todas as minhas forças.

      Excluir
    2. Somos Três. Claudio (Bal. Rincão-SC)

      Excluir
    3. concordo quem solta essas porcarias deveria ficar sem mão e dedos,vai procurar o que fazer e parar de largar essas porcarias afinal qual é a graça de soltar essas porcarias de rojões e foguetes ou bomba você pode se machucar muito feio.

      Excluir
    4. anônimo:acho quem larga essas porcarias é idiota.

      Excluir
    5. anônimo:olhe na internet quantos corpos mutilados pelo fogos de artifícios e rojões e vocês vão pensar duas vezes ates de largar essas porcarias.

      Excluir
    6. anônimo:ei vocês ai que estão lendo isso preste atenção se você fosse uma animalzinho e um ser humano fosse ficar soltando bombas e rojões você ia gostar desse barulho,não estou chamando você ou vocês que soltam essas bombas de animais só estou querendo dizer que para os animais que tem audição 10 vezes mais que os seres humanos e isso incomoda até as pessoas,vamos respeitar e parar com essas coisas.

      Excluir
    7. anônimo:não publiquei nem um tipo de palavrão e ofensas nesse post mas ainda não foram publicadas as minhas opiniões sobre o que eu acho de rojão boba e fogos de artifícios.

      Excluir
    8. anônimo:tem como denunciar quem larga essas malditas bombas.

      Excluir
    9. Talvez fosse menos irritante se esses idiotas enfiassem no fiofo e acendessem.Aí sim eu gostaria do estrago que iria fazer

      Excluir
    10. Mais uma que queria v~E-los decepar as mãos.
      Sofro com meu vizinho, solta bombas 7 horas da manhã,e eu passo mal o dia inteiro com o susto.

      Excluir
  17. em poa esse ano teve uma considerável diminuição de bombinhas e fogos

    ResponderExcluir
  18. Verdade, Maria Tomaselli, em "compensação" no litoral foi demais. Choveu muito na entrada do ano mas a Prefeitura de Pinhal, pelo menos, marcou a tortura para o dia seguinte.
    O povo nem deu muita bola, não sei como conseguem soltar bombas na chuva, que "prazer" estranho...

    ResponderExcluir
  19. Moro na Tijuca, na área do Borel e cia, e digo foi um verdadeiro INFERNO, desde sexta-feira (30/12) a altas horas do Domingo (01/01/12). Não sei qual é o tipo de explosivo que causa um tremor na casa. Mas foram vários. Coitado do meu veinho, um Border Collie de + de 18 anos. Estava dentro de casa, com rádio ligado durante o dia, TV a noite, perto da gente, mas latiu muiiito. Como denunciar se não sei quem lança essas malditas bombas?

    ResponderExcluir
  20. Cristina Calixto05/01/2012, 15:04

    Eu já sabia que qualquer estabelecimento que deseja vender fogos de artifício deve ter uma autorização do Exército. Até mesmo quem é mero colecionador de armas, a fim de ter um exemplar de uso exclusivo das Forças Armadas, deve ter autorização do Exército.

    Mas, cá pra nós, que coisa idiota e boboca o tal "espetáculo" na praia. Além de idiota, já causou inúmeros acidentes seguidos de morte, direta ou indiretamente. Mas, só estão contabilizadas os acidentes com (des)humanos. E com os animais? Quem contabiliza?

    Por mim, a proibição já vem com séculos de atraso. Apoio!

    ResponderExcluir
  21. http://facebook.com/​abrantesaerua05/01/2012, 15:46

    Olá Sheila Moura. Muito informativa esta matéria. Estou tentando compartilhar com o meu grupo de protetores no Facebook mas não consigo,há uma semana me deparei com uma petição pedindo a "proibição" do uso de fogos de artificio e precisávamos tornar esta informação "viral" na internet para que o pessoal entenda melhor as alternativas disponíveis, em lugar de "criar" mais uma petição por falta de informação, porque isto desacredita a nossa causa, creio. Será que você pode me explicar como faço o compartilhamento? quando clico no ícone de "compartilhar" com facebook, nada acontece. Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Essa notícia sim é interessante, ao contrário daqueles absurdos sobre cena de novela ou charge que os sem noção não conseguem entender.

    ResponderExcluir
  23. Comentário atrasado, mas faço questão de deixá-lo.
    Tudo Sheila, é uma questão de Cultura, Educação, predicados que não existem em 70% de nossa população.
    Sabemos disto, e tb sabemos que não há interesse dos Governantes, investir na Educação do Povo senão, com certeza, muda todo o Plenário. Esta é a nossa realidade. Triste, mas é assim que funciona n/País.

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante esse assunto. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  25. ODEIO FOGOS DE ARTIFICIO, AS PESSOAS NÃO RESPEITAM SEU PROXIMO. PRA MIM O MES DE DEZEMBRO É O PIOR MES DO ANO. FICO TÃO ESTRESSADA COM TANTO BARULHO. TOMO ATÉ CALMANTES. AS PESSOAS NÃO SABEM COMEMORAR NADA. TEM PESSOAS QUE PRECISAM DORMIR, POR QUE TRABALHAM NO DIA PRIMEIRO.FALTA DE RESPEITO E AMOR AO PROXIMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Moro em um lugar de muito verde, ano passado na queima dos fogos chorei de dó, as maritaquinhas saíram desesperadas pela escuridão da noite, desde então nunca mais foram vistas tantas por aqui, e ainda sofro com dois vizinhos que soltam 7 horas da manhã de pura sacanagem.

      Excluir
  26. Tambem odeio fogos de artificio, uns ate sao bonitos, mas nao vale a pena pelo barulho que fazem, torço muito para haver mais respeito em relação a isto mas enquanto isto nao acontece vou torcer muito pra que meia noite do ano novo fique 1 hora chovendo bem forte no pais inteiro, chuva muito muito forte e que estrague o rojao de todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você. e o pior é que aqui onde moro, após a virada, os fogueteiros continuam por mais uns 15 dias infernizando a vida de todo mundo. Claudio (Bal. Rincão-SC)

      Excluir
  27. Tem que proibir essa porcariada de fogos. Esse país é uma bagunça. Todos fazem o que querem. Tem uma bomba que soltam que estremece o chão. QQ dia vão explodir um artefato nuclear no dia 31. Vamos levar assinaturas ao congresso vizando a regulamentação da materia.

    ResponderExcluir
  28. Não consigo entender qual a graça em fazer um barulho ensurdecedor e ficar olhando uns para a cara dos outros num momento em que todos poderiam estar festejando com tantas outras coisas mais interessantes e menos nocivas. Existem pessoas tão ignorantes que nem sabem porque fazem isso. Minha vizinha é protetora de cães e gatos abandonados e está desesperada porque outro vizinha faz a queima de fogos em frente a casa dela. Amanhã ela vai ligar para a polícia e eu mais outra vizinha também, mas foi só o que conseguimos. Mais ninguém tem coragem de se mobilizar para ajudá-la. Se alguém ler esta postagem e souber de alguma medida que possa ser tomada, meu e-mail é tan_cafer@ig.com.br
    Obrigada a todos que possam ajudar

    ResponderExcluir
  29. Fogos e rojões quando utilizados em locais inadequados e indevidamente, podem provocar danos severos tanto a fauna, flora, como também as pessoas. Imagine você estar dormindo aquele sono tranquilo, e é acordado no meio de uma madrugada silenciosa, com um barumho enorme vindo de algo explosivo, agora multiplique este barulho por 10 vezes, ao se colocar na péle de seu bichano; é uma demonstração de ausência de principios civicos e morais e de total insensibilidade, na próxima encarnação seria bom que este individuo nascesse cachorro, para sentir um pouco dos que os pobres animais sofrem.

    ResponderExcluir
  30. moro aqui proximo a rua alba e aqui o cormercios mercadinhos vendem esses lixo como aquela bomba baton morteiros e ate rojoes para menores de idade isso e absurdo princinpalmente um comercio que fica na rua alba no jabaquara em ao estacionamento alba obrigado e queria orientaçao pra demunciar esses safados na justiça

    ResponderExcluir
  31. Queria entender de que vale proibir a venda se não se proíbe o uso... Aqui em Campinas, agora mesmo, bati boca com o vizinho (que foi candidato a vereador inclusive, mas não foi eleito) pois montou uma parafernália que incluía morteiros em frente ao meu portão (ele não mora na minha frente). Tenho gatos, cachorro e criança pequena... claro que fui ridicularizado pelos vizinhos... pois o que importa é a diversão ignorante. E ainda ouço: "chama a polícia... eles vão vir rapidinho"

    ResponderExcluir
  32. Queria entender de que vale proibir a venda se não se proíbe o uso... Aqui em Campinas, agora mesmo, bati boca com o vizinho (que foi candidato a vereador inclusive, mas não foi eleito) pois montou uma parafernália que incluía morteiros em frente ao meu portão (ele não mora na minha frente). Tenho gatos, cachorro e criança pequena... claro que fui ridicularizado pelos vizinhos... pois o que importa é a diversão ignorante. E ainda ouço: "chama a polícia... eles vão vir rapidinho"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente meu amigo é assim. todos querem um mundo melhor, mais nunca começa por eles. depois agente acaba por ruim. Graças a deus não moro numa cidade grande, moro num município com 12 mil habitantes no inverno, que quando chega o verão extrapola para 200 mil. Ninguém respeita mais ninguém, se puder um fura o olho do outro. Desejo muita calma, e se não resolver procure seus direitos. Claudio (Bal Rincão-SC)

      Excluir
  33. precisamos evoluir muito (raça humana) no que tange a respeito ao próximo...a queima de fogos liberada para todos é um caso de total desrespeito ao planeta em que vivemos e a todos os seres que nele habita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Querem soltar, solta num lugar bem afastado de pessoas e animais, e vai la só quem quer ver. Tem que fazer que nem Nova York la na virada, vai quem quer, quem não quiser ir fica em casa tranquilo (Pelo menos creio que seja "Tranquilo") Bom Ano. Claudio (Bal. Rincão-SC)

      Excluir
  34. Pessoal preciso da ajuda de vocês,quem puder assinar essa petição para meu nunicipio,ficarei muito agradecida. Vamos dizer nãããão!!!
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR65956

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já assinei.

      Excluir
    2. Muito obrigada Adão,sua participação é de grande valia para nós! Tenha uma ótima noite.

      Excluir
  35. Preciso de ajuda, socorro, um vizinho de frente a minha casa solta bombas toda vez que meu cachorro late, ele começou soltar em frente da minha casa,fiz BO, agora ele solta as bombas dentro da casa dele,estamos doentes, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, a delegacia não chamou o camarada? vc. mora em que estado? escreva para meu e-mail direto que é falabicho@falabicho.org.br

      Excluir
  36. Bom dia,li sua matéria sobre fogos e é verdade as pessoas desconhecem a lei,no entanto fico surpreso de ver que jornais,radio e televisão parecem não querer abordar essa questão.

    ResponderExcluir
  37. anônimo:aqui perto da minha casa tem gente toda hora largado foguete e até chega a tremer a casa quando ele estoura isso é permitido o que eu tenho que fazer.

    ResponderExcluir
  38. anônimo:é permitido largar bombas porque tenho um vizinho que fica largando essas bombas e quando estoura treme toda a casa,oque faço.

    ResponderExcluir
  39. anônimo:largar fogos de artifícios rojão é coisa de babaca vai fazer outra coisa em vez de soltar essas porcarias.

    ResponderExcluir
  40. Meu marido faz artesanato em casa, faz 5 semanas que um vizinho esta nos perturbando com denuncias em todos os órgãos do município e nada procede, agora arranjou outra forma para nos afetar, começou a jogar rojão de madrugada em direção a nossa casa,chegamos ao nosso limite fomos obrigados a instalar câmeras, já foi flagrado pelas câmeras acendendo o rojão e jogando em frente nosso portão, chamei a policia já notificarão ele pra comparecer no fórum no juizado especial criminal. Espero que a justiça seja feita, queremos PAZ que não tem preço.

    ResponderExcluir
  41. Não ligo para as pessoas que soltam se machucarem, é bom. Muitos animais se machucam e a maioria nem liga. Bando de filhos da puta, soltam fogos para comemorar dia de são Lázaro que é protetor dos animais.

    ResponderExcluir
  42. tenho 3 CACHORROS, moro atrás de um club, e nem por isso acho que Fogos de artifício devem ser proibidos...
    FOGOS é uma cultura Linda, amo olhar para eles, e dizer Nossa que da horaaaa !!!
    Basta saber EDUCAR os cachorros, assim o medo diminui...
    Quando há fogos, eu procuro brincar com eles, parecendo assim, ser sempre uma brincadeira !!

    Procurem outro meio, ao invés de procurar sarna pra se coçar !!!!!

    ResponderExcluir
  43. Para um país que proíbe até castelos de areia, é de se esperar o que?!! --'
    FOGOS DE ARTIFÍCIO É ARTE !!
    É LINDO !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rojão coisa de vagabundo, isso sim.. Arte..só se for no seu mundinho de ignorante.

      Excluir
  44. Isso é uma porcaria,coisa de quem não tem o que fazer.Hoje me estressei por causa disso.

    ResponderExcluir
  45. Uma sugestão para a administradora deste site: Faça uma pesquisa sobre quantas mortes de bebẽs, idosos e cachorros estão relacionadas ao susto proveniente de explosões desordenadas de fogos, faça barulho! Vocẽ tem poder pra isso. Ninguém aguenta mais explosões sem dia ou hora pra acontecer.

    ResponderExcluir
  46. Aqui na minha cidade ja esta me dando nos nervos , todo dia na igreja catolica soltam fogos o dia todo mas o unico q me irrita é os que soltam 5 horas da manha , o q mais me irrita mesmo é pq acoerda meu filho de 8 meses, gostaria de saber se tem alguma lei que proibi isso , pq é um absurdo 5 horas da manha , pelo amor de Deus né. Ninguem merece. Mal sabem eles que fogos nao servem pra nadica de nada e diante de Deus é que nao servem mesmo. Peerca de tempo, perca de dinheiro, só serve pra fazer raiva, acordar os bbs, e assustar os animais.

    ResponderExcluir
  47. aqui no brasil dizem que e proibido soltar rojao mas ainda continuao soltando seria bom colocar um edital e cada casa que vende fogos talvez melhoraria quem sofre sao os animasinhos fico com tanta pena desses animal

    ResponderExcluir
  48. Não estamos sós neste mundo, respeitemos os nossos irmãos que dividem o planeta conosco!

    ResponderExcluir
  49. Moro no Rio de Janeiro e não tenho como contestar ou reclamar dos foguetórios que duram cinco ou dez minutos; praticamente todos os dias.
    Resido em Ipanema que é cercado por morros: Canta Galo, Pavão e Pavãozinho.
    Os "avisos" do tráfico não têm hora ou dia.
    E lá a fiscalização não sobe até o paiol !
    Saudações.

    ResponderExcluir
  50. Galera ontem quando o Brasil fez o primeiro gol contra Servia os infelizes da minha cidade(Borborema-SP), os cidadãos comemoramcom rojõese bombas e meu cachorro infeliz morreu de enfarto.
    😢😢💔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:

      Galera ontem quando o Brasil fez o primeiro gol contra Servia os infelizes da minha cidade(Borborema-SP),os queridos cidadãos comemoram com rojões e bombas e meu cachorro *infelizmente* morreu de enfarto.
      Saidades meu bebe peludo mamãe te ama Haty ♡
      😢😢💔

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪