EPTV - Rede Globo - 03/08/13
Considerando o estado deplorável que andam os Centros de Triagem dos "IBAMAS" da vida, realmente, é uma decisão inacreditável... Aliás, cadê a portaria do CONAMA que permite os donos ficarem como fiéis depositários? Publicamos aqui no blog:
- Conama cria polêmica acerca do tráfico de animais silvestres
- Traficantes de animais poderão ficar com espécies apreendidas
- Resolução 457 do CONAMA… para quem ainda tem dúvidas
- Os traficantes de animais venceram!!!!! os caçadores já tinham vencido... país de....
- CONAMA aprova Resolução que permite a posse, pela população, de animais silvestres de origem ilegal
A matéria do G1 está muito boa:
Que horror meu Deus!
ResponderExcluirTadinha da dona. Não é possível que nada possa ser feito. E o macaquinho também sofre com tudo isso.
Meu coração partiu ao ver a reportagem.
está correndo na internet 2 abaixo assinados para a volta do Filho para a Mãe.
ResponderExcluirSaiu na reportagem do G1 hoje, segue o link abaixo:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/08/abaixo-assinados-na-web-pedem-que-justica-devolva-macaco-chico-dona-sao-carlos.html
Sou totalmente contra animias silvestres serem domesticados mas nesse caso o bicho está há 37 anos com a familia, capaz de morrer!!!Só pq saiu na tv, eles resolveram tirar? E os outros milhares de casos que vemos todos os dias. Existe casos e casos!! Um animal de 37 anos convivendo com a humanos, não vai se adptar para ser tratado como macaco, agora!!!!
ResponderExcluiresclarecendo: O macaco foi retirado pela Policia Militar Ambiental , NÃO é IBAMA
ResponderExcluirconcordo com você, só o IBAMA poderia fazer isso....
ExcluirNÃO HÁ CRITÉRIOS E A INCOMPETÊNCIA E A FALTA DE CONHECIMENTO PROPICIAM ESSAS ASNEIRAS E MALUQUICES. SE A SENHORA, "MÃE"DO CHICO NÃO TINHA DOCUMENTOS...PREPAREM UM E PONTO FINAL. TIVE UM CASO ASSIM AQUI NO SUL E RECEBI UMA FÊMEA DE PREGO NO ZÔO E A REAÇÃO DELA AO GRUPO DE MACACOS FOI DE QUASE ELOUQUECER... ENTÃO FALEI COM O JUIZ QUE DEU A ORDEM E ÊLE ME DISSE CLARAMENTE QUE SÓ MANDOU QUE RETIRASSEM A MACACA (JÁ VELHA) DA FAMÍLIA PORQUE NÃO SABIA O QUE FAZER. E... REVOGOU A DECISÃO E O ANIMAL VOLTOU À FAMÍLIA E VIVEM FELIZES POR LÁ, ELA E TODA A FAMÍLIA.
ResponderExcluirQUEM SABE É POSSÍVEL PREPARAR UM DOCUMENTO DE GUARDA PERMANENTE PARA ELA E APELAR PARA A LEI DO CONAMA (NÃO CONCORDO COM ESSA DECISÃO), TIPO SAIR PELA TANGENTE.
MAS, ALGUÉM PRECISA TOMAR A FRENTE E ASSUMIR O CASO, QUE ESPERO SEJA RESOLVIDO PARA O BEM ESTAR DO ANIMAL.
Pessoal, além da nossa comoção precisamos URGENTEMENTE de alguém que entenda de leis e encontre uma maneira dele permanecer de maneira legal ao lado da sua família, afinal, a sua referência há décadas. Por favor, alguém conhece um advogado disposto a comprar esta briga? Tomara que sim! Vou agora checar o link do abaixo-assinado divulgado acima, vamos agir! Tudo bem que casa não é local de animal silvestre, mas neste caso creio que faltou sensibilidade por parte das autoridades.
ResponderExcluirNossa, que tristeza. Pobre Chico, é como falou o vizinho, vai morrer de tristeza...
ResponderExcluir
ResponderExcluirÊta nóis, viu?! São Carlos novamente na 'fita', ô terrinha de barnabés! Há pouco tivemos aqui o caso do tratador do zoológico que por denunciar um ato de barbárie (morte cruel de um bezerro!) extrema foi 'afastado' do cargo, e o que, na minha opinião, para um ser sensível e digno como ele ficar longe de um antro de bárbaros nojentos vai lhe fazer bem, só lamento pelos infelizes animais que o perderam.
Quanto ao caso do macaquinho, vou apurar com os ativistas daqui o que está sendo feito para reverter essa BURRICE desmedida que só ridiculariza (mais!) a '' tar cidade moderna e humana, capitar da tecnologia, sô! ''
''Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.'' Antonio Aleixo
''Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.'' Antonio Aleixo
ExcluirMuito boa essa frase!
Aplica-se bem ao Brasil.
O Brasil não é um país meritocrático, sem dúvida.
Silvan
Que palhaçada essa!!! Uma vergonha enquanto os vendedores estão aí soltos!!!
ResponderExcluir" Eles tiraram o meu filho!" - Essa pobre senhora e o macaco, com certeza irão entrar em depressão e até morrer de tristeza por causa de uns imbecis. O que eles tem que fazer, não fazem!
ResponderExcluirTem que pensar no macaco e não na "dona ". Ele vivia acorrentado. Ela ( a dona ) gostaria de viver acorrentada ?
ResponderExcluirNinguém viu nenhum macaco acorrentado. É você que está insinuando isso!
Excluirhttp://faunanews.blogspot.com.br/2013/08/macaco-chico-na-verdade-uma-femea.html
Excluirhttp://movimentoliberdadeavida.blogspot.com.br/2013/08/ainda-sobre-chico-ou-melhor-sobre-carla.html
ExcluirEngraçado né Neuza só depois de 37 anos viram isso!!!! Depois que apareceu na tv!!! Macacos simios, são criados na Indonesia, onde estive como nós temos cães. É quase impossível criar um animal quw pula, escala, sem corrente ou jaula, o que vc preferere? Ele que dormia na cama, agora está vivendo em um viveiro, sem contar que para a idade dele já um senhor....ele vai morrer!! Deveriam tentar ajudar de outra forma, como dando assistencia veterinaria. E os milhares de macacos sofrendo por ai? Por exemplo os que estão sendo vacinados de Aids...muita hipocresia. O IBAMA tira de um pobre e depois legaliza e vende para quem tem grana para comprar. Muitos artistas, jogadores de futebol como o do corintians tem uma macaca e ai?
Excluirnossa Neusa como vc tem uma imaginação fértil em viu até coisas inesistente imprecionante presta mais atenção na matéria antes de comentar ok
Excluirgente, realmente ele estava acorrentado e isso não é aceitável.....agora algum órgão deveria ajudar essa senhora porque esse macaco depois de tantos anos não vai conviver bem na natureza e nem entre os seus......e o zoo ou a policia ambiental poderia dar assistência a essa senhora para que o macaco não fique acorrentado.
ExcluirEste pessoal do IBAMA é muito incompetente e tem uma pedra no lugar do coração... "Roubaram" o documento que ela tinha. Há quantos anos aconteceu esta proibição de manter animais silvestres em cativeiro? Eu não sei, por isso estou perguntando. Mas acredito que quando ela ganhou o macaquinho de um caminhoneiro, esta proibição não existia ainda e então isso teria que ser revisto. Se um macaquinho destes vive uns 40 anos e ele tem 37, porque tirá-lo de um ambiente em que ele viveu sua vida inteira? A família dele é esta senhora. Assim eles vão matá-lo e a senhora também pode entrar em depressão com a falta do bichinho e eu responsabilizo o IBAMA por maus tratos por tirar um animalzinho do seu habitat que pode não ser o natural dele, mas é onde ele viveu sua vida inteira e causar uma grande tristeza a uma pessoa idosa.
ResponderExcluirSeria possível que estes comentários poderiam ser enviados para estes impiedosos homens do IBAMA. Eu os condenaria por maus tratos a um animal idoso e uma Sra.idosa. Eu queria veer se fosse com a MÃE deles.
O macaco foi retirado pela Policia Militar Ambiental , NÃO é IBAMA. Tipo a policia militar da sua cidade e a polícia federal, são órgãos diferentes.
ExcluirNessa época, há 37 anos, nem se falava em preservação, meio ambiente, etc. Pelo menos não tinha nenhum destaque. As pessoas preocupadas com isso eram chamadas de "ecochatos". Agora tá provado quem são os chatos no negócio. O mesmo acontece com os papagaios, que, numa época, estavam na "moda". Muita gente os têm até hoje. Como não há critério, essa polícia ambiental e o próprio Ibama, que não fica atrás na burrice (não concordo em usar esse termo, porque é uma ofensa ao animal, legítimo dono do nome), faz isso pra dizer que tá trabalhando, porém, é totalmente incompetente pra pegar os caçadores ilegais de várias partes do país. É porque sempre acontece do animal estar "morto", nas palavras deles "não havendo mais nada a fazer". Bom, depois de uma dessas, temos de ir pra casa dormir. O que há bastante neste país é IGNORÂNCIA. As pessoas não perguntam, saem fazendo as coisas de qualquer jeito. Essa mulher manter o animal acorrentado também não é correto. Só que levá-lo pra um ambiente totalmente estranho, depois de tantos anos, pode causar a sua MORTE. Animal também morre de saudade, sabiam? Como existem tantos "depositários fiéis" que não valem nem o que comem, por que não fazer dessa mulher a fiel depositária de seu próprio animal? Até poderia receber orientações sobre como mantê-lo, local adequado, etc. Os animais traficados, a polícia ambiental e o Ibama não encontram, né? Estranho, muito estranho!
ResponderExcluirPois é, a impressão que se passa é que tem "raposa tomando conta de galinheiro".
ExcluirSilvan
Contradições né!!! Vender pode, claro da lucro, se o bichinho viveu com ela 37 anos, sinal que é bem tratad, mas coitada, é humilde, não deu nenhum lucro para IBAMA E NEM P/COMERCIANTE OU TRAFICANTE...
ResponderExcluirIncrível !!!
ResponderExcluirNão sou a favor de nenhum animal silvestre viver domesticado por mais bem tratado que seja. O homem tem que parar com essa mania de ter animais silvestres como animal de estimação.
Não sei se o peludinho se adaptará na convivência com os outros da sua espécie após tanto tempo domesticado. Acho cruel separar os dois agora.
Poderiam orientá-la como cuidar, exigir um local adequado e ensinar a alimentação correta mas, deixá-los juntos.
Gente, vi no programa fantástico que trata-se de uma fêmea e que ela apresenta atrofia nos pezinhos, marca da coleira no pescoço e não recebia alimentação adequada para a espécie.
ResponderExcluirAcho que com cuidados e terapia pra macaco ela irá se virar muito bem. Já aquela senhora, terá que aprender a viver sem ela. Adota um cão ou gato!