25/01/2013

Controlar população de gatos para salvar aves - Nova Zelândia


Galera, vamos dar uma pensada? é que muita gente mandou esta notícia p´ra mim escandalizada e pedindo que eu fizesse alguma coisa. Ora, antes de ficarem com raiva, lembrem-se que estou aqui para falar a verdade e não ficar tapando o sol com peneira.... pior ainda, perpetuando uma ideia errônea.

Somos pelo direito dos TODOS os animais, certo? então por que vamos passar por cima das consequências provocadas pelos gatos? pássaros  tem todo direito a vida e um papel fundamental nos ecossistemas. O tal ambientalista está falando sobre controle populacional de uma espécie que está dizimando outros animais que tem o mesmo direito de viver. Então, não vi nada demais alem de um exagero no título da matéria. A proposta não é erradicar e nem exterminar, apenas, controlar o numero de gatos. O que há de errado?

Cliquem na imagem para ver o vídeo, onde está bem explicado a idéia...




12 comentários:

  1. Oi Sheila, concordo com tudo que vc disse, porém em uma entrevista que eu vi ele aconselha que as pessoas ao perderem seus gatos NÃO adquiram novos bichanos. Isso também é demais né não!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ele se referia a "comprar" novos bichanos, não? sei lá... pode ser....
      bjs queridona

      Excluir
  2. Gatos e cachorros são predadores não podemos negar isso. Em parques, matas, ilhas prejudicam silvestres sim. Isso é fato!!!Há que se controlar a população dos domésticos por vários motivos, entre eles os ambientais. Não é só pasto para boi que está acabando com as florestas. Para se plantar soja q vai na ração dos cães e gatos também.

    ResponderExcluir
  3. Cara Sheila, eu vivi na Austrália e na Nova Zelândia. Até hoje eles convivem com grandes problemas de desiquilíbrio ecológico provocados por espécies de flora e fauna introduzidas pelo homem que põe em risco toda a vida nativa. Os gatos estão entre os piores porque são caçadores e os seus donos tem o péssimo costume de "soltar" os animais para dar uma voltinha. Nestes países precisa-se de uma licença especial para criar gatos, por isso quase todos são castrados. Porém mesmo esses que estão sob controle reprodutivo ainda matam muitos pássaros durante seus passeios. Devido ao longo tempo de isolamento do continente e a falta de predadores nesse habitat muitos pássaros nidificam no chão o que os torna ainda mais vulneráveis. Abraços, Franco

    ResponderExcluir
  4. Cara Sheila, eu vivi na Austrália e na Nova Zelândia. Até hoje eles convivem com grandes problemas de desiquilíbrio ecológico provocados por espécies de flora e fauna introduzidas pelo homem que põe em risco toda a vida nativa. Os gatos estão entre os piores porque são caçadores e os seus donos tem o péssimo costume de "soltar" os animais para dar uma voltinha. Nestes países precisa-se de uma licença especial para criar gatos, por isso quase todos são castrados. Porém mesmo esses que estão sob controle reprodutivo ainda matam muitos pássaros durante seus passeios. Devido ao longo tempo de isolamento do continente e a falta de predadores nesse habitat muitos pássaros nidificam no chão o que os torna ainda mais vulneráveis. Abraços, Franco

    ResponderExcluir
  5. O problema é o descontrole! Erradicar é uma palavra muito grave. Aqui não se trata de controlar uma raça e sim uma espécie! Mais uma vez a história da posse responsável. Mas não querer que as pessoas tenham gatos?! A Austrália tem problemas pq humanos os criaram. Se eles tiverem uma super população de pássaros o que farão? O mesmo que fazem com os coelhos?!É uma questão de meio termo. Castrar um animal hoje é uma coisa, porém ninguém pretende transformar os gatos em seres em extinção. Quem promovam adoção.

    ResponderExcluir
  6. Achei esse carinha um tanto ou quanto exagerado nas colocações dele. Ele deve odiarrrrrrrrrrrrr gatos !!!

    ResponderExcluir
  7. No Brasil sp como perdizes, perdigões, marrecas, quero-queros, tatus, cotias, preas, répteis, anfíbios e todos animais que tem habitos nídicos terrestres ou ocupem o mesmo habitate dos invasores javalis estão sendo predados ( sim porcos são onívoros). Não interessando que os colocou la, fato é que em 10 anos estas populações nao terão mais teempo para se restabelecer. Tudo isso por ações não técnmicas de uma política anti-caça. A palavra caça paralisa o cérebro de animalista. Mas os ambientalistas sabem que a caça de controle é a única saída. Tomara que a Sra viva o bastante para ver (ou ouvir) esta lambança toda. Enquando os orgão como o inútil IBAMA continuar tomando decisões baseada na melhor solução política ( garantir seu cargos no governo) nossa fauna, que nao tem valor nenhum ( não servem para nada economicamente) ninguem ira cuidar dela. A Sra tem um dedo nessa desgraceiro toda, consegue nesse pais ridículo atrasar a ações de reparação. Pena, na Nova Zelandia acha certo aqui não. Lembro que Australia e Nova Zelandias são os continentes mais alterados do mundo e estão correndo atras....o Brasil esta se tornando a Austrália de 60 anos a traz. Enquando nao mudar essa geração ignorante ee preconceituosa continua tudo igual. Meus sentimentos! Eu nao conseguiria dormir com este peso nas costas. Deus te abençoes e principalmete te ilumine essa mente pobre em conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aqui, camaradinha..... eu publiquei o seu comentário só para lhe dizer que a caça ao javali é a maior sacanagem que vcs. querem nos enfiar goela abaixo sob esta alegação....

      Se tem que se matar os javalis porque ele está detonando toda fauna local, que eles sejam mortos não como vcs. caçadores querem e sim como tem que ser feito, rápido e indolor. Na boca dos cachorros estraçalhados para deleite de mentes doentias como a sua, jamais!!!!

      Aqui no nosso blog nossos leitores tem total informação do que é a tentativa de vcs. que exploram a caça, querem passar para os ignorantes.

      Se avexe, camaradinha!!!!! e larga do "meu dedo" que tanto incomoda e atrapalha seus interesses financeiros na tortura de animais caçados para bel prazer das suas mentes loucas.

      Excluir
    2. Burro! Sua mente sem conhecimento não permite que escreva de forma correta! Erros ortográficos para uma mente tão capaz é inadmissível!

      Excluir
  8. Sheila, Parabéns!!! Fiquei admirado com sua sensatez. Quando li o título já pensei: "olha O Grito do Bicho exagerando" e aí vc vem certeira com essa postura Imparcial. É isso aí! O que falta pe controle de natalidade HUMANA.

    ResponderExcluir
  9. concordo absurdo pois temos o direito de escolher o que queremos junto a nós.
    concordo que devemos diminuir o número de gatos e acho que de cães tambem, desde que seja atraves de castração e não por exterminio. mas diminuir não é extinguir pois como o proprio dono da idéia disse; todos tem direito a vida

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪