26/01/2013

Buracos nos corpos de vacas para pesquisar digestão


A primeira vez que vi isto foi por ocasião do patrocínio do nosso "Manual do Fala Bicho", em 1993. A PURINA, quando custeou nosso material, nos enviou vários banners do seu trabalho. E nestes, quase caí p´ra trás, tinha uma foto do Centro de Pesquisas daquela fábrica de ração para animais, mostrando uma vaca com este buraco. Daí me explicaram que era para acompanhar o processo de digestão do animal... Jesus amado!!!!! mas, o que me impressiona é que parece que os animais não sentem dor. 

A nossa leitora e colaboradora Iracema nos enviou  esta publicação do blog  Filhote de Pombo e resolvi a publicar para que outras pessoas conheçam mais um procedimento existente em faculdades de veterinária e Unidades de Pesquisa de empresas de ração. Vejam mais fotos no link.

**********************

"O leite e a carne de vaca são muito importantes para todos nós e a busca dos criadores é sempre obter a melhor qualidade controlando a alimentação dos animais. Para descobrir como funciona o poderoso processo digestivo desse animal, pesquisadores, veterinários etc resolveram abrir a barriga de algumas vacas. Isso mesmo, foi feito um furo com espaço suficiente para colocar uma mão adulta dentro da barriga dela. Dessa forma, podem estudar e analisar todo o processo adicionando enzimas, vitaminas diretamente na barriga e caso a vaca coma algo que não seja bom, eles podem retirar. O processo digestivo das vacas, bois são poderosíssimos e podem processar praticamente tudo, grãos, silagem, palha e lixos."





Algumas fotos e o vídeo 
de 2009 abaixo







16 comentários:

  1. Poderiam fazer isso nos veterinários.

    ResponderExcluir
  2. So se for a digestão do r* dos veterinários.

    ResponderExcluir
  3. Vocês do Grito do Bicho não deveriam publicar essa matéria indignados?
    Pelo amor de Deus.....Que tamanha crueldade, não precisa disso para testar ração, alimentos, digestão de animal nenhum!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      Se vc. acha que não me indignei o suficiente, deixo-lhe a vontade de fazer por mim....
      Fiquei impressionada, como falei, quando vi a primeira vez e realmente fico pensando se não haveria outra alternativa.
      abraços
      sheila

      Excluir
    2. Este "buraco" é chamado fístula ruminal. Não sei se é de conhecimento de todos, mas os bovinos são animais poligástricos, ou seja, possuem três pré-estômagos e um estômago verdadeiro. A fístula ruminal é uma comunicação do meio externo com um dos pré-estômagos, o rúmen. Um dos usos dessa fístula é a transfaunação de suco ruminal, nome feio para um procedimento que salva vidas. Explico: o suco ruminal contém protozoários que participam da digestão da celulose presente nos vegetais que os ruminantes (no caso, bovinos) ingerem. Em algumas doenças, esses protozoários morrem e o suco ruminal do animal não funciona para mais nada. O tratamento é a transfaunação, que nada mais é do que um transplante de suco ruminal doado de um bovino sadio, assim como ocorre com transfusão sangüínea. Algumas Faculdades mantêm animais doadores, pois não é possível fazer banco de suco ruminal (os protozoários morrem), e esses animais possuem fístula. A fístula é colocada através de cirurgia e sei que os leigos não conseguem entender que o bovino não sente dor. A coleta de suco ruminal é feita atavés da fistula, visto que esta possui tampa removível. A maneira alternativa de se colher suco ruminal para doação é através de sonda, um procedimento desagradável.

      Todos têm direito à demonstrar a opinião, desde que com respeito e conhecimento de causa.

      Excluir
    3. pra quê toda essa palhaçada se o destino desses animais é sempre o mesmo o abate então quem vai querer saber se a carne tá contaminada se as vacas tão sendo bém alimentada o homem só vive para comer carne

      Excluir
  4. Coisa mais comum do mundo comentarem sem saber oq e... seria o mesmo cque criticao medico por furar o osso de alguem para retirar medula ossea!

    ResponderExcluir
  5. Absurdo! Pior ainda é ter que ver que se for para estudo tem que ser aceito. Se coloquem no lugar desse animal. É muito maldade! muita maldade!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado! Muitos dos que aqui postam suas indignações comem bife ou hamburguer no Mac Donaldsassim como usam cintos e sapatos de couro. Não é um paradoxo?

    ResponderExcluir
  7. O ser humano em sua essência é ordinário, canalha e escravizador. Nem mesmo com seu poder de inteligência é capaz de suplantar essa nefasta natureza. Se houvesse outros seres humanos tão estúpidos como as vacas, estariam na mesma fila do matadouro junto com elas.

    ResponderExcluir
  8. O que MAIS ME DEIXA PERPLEXA É QUE ISSO É FEITO POR MÉDICOS VETERINÁRIOS, QUAL É O JURAMENTO QUE ESSES PROFISSIONAIS FAZEM QUANDO SE FORMAM?
    Maltratar animais em nome dos lucros dos grandes produtores acima do bem estar dos animais? Não posso acreditar! Têm tantos bons profissionais, são os que se dedicam a esta área que tratam aniamis como objetos! Absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal entender antes de criticar?
      Ruminantes nao sentem dor, como o juramento roga, salvamos vidas, a fístula ruminar serve para salvar outros animais, do mesmo jeito que também serve para analisar o comportamento do estômago da vaca, já que tem 4
      Sinceramente, ter uma vaca fístulada é muito melhor que talvez tenha que abater outra pq ela está com problemas
      Até pq fístulada é melhor que a coleta por sonda

      Excluir
  9. Nós humanos temos livre arbítrio de escolher se queremos ou não doar nossa medula óssea. Já o animal é explorado constantemente em pró de pesquisas sem que haja uma lei digna neste mundo que os defenda.

    ResponderExcluir
  10. Exploram um animal para tratar de outro explorado que no final será assassinado. Como são bonzinhos!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪