29/12/2012

Pouca variedade de cobaias leva a atraso científico, diz bióloga


Juro que meu maior desejo era saber do que certas "cabeças" são feitas.... não é possível que meus miolos sejam "semelhantes" ao desta criatura e sua TEORIA.....Por que tamanha dificuldade em entender que a ciência da saúde está atrelada a conceitos errados por puro especismo e antropocentrismo temos que usar o modelo certo para cada doença a ser pesquisada: doenças de felinos, pesquisar em felinos; doenças de caninas em caninos; doenças humanas em humanos, etc etc etc... ô nojo!!!!!!
*****
Pouca variedade de cobaias leva a atraso científico, diz bióloga
Folha de São Paulo - 28/12/12 

"A panelinha de espécies que hoje domina os laboratórios de biologia precisa acabar, alerta uma pesquisadora americana nas páginas da revista científica "Nature".
Para Jessica Bolker, professora de zoologia da Universidade de New Hampshire, a fixação dos cientistas em um punhado de cobaias -as mais conhecidas são os onipresentes camundongos, ratos e moscas-das-frutas- atrapalha o avanço da pesquisa e pode até estar adiando a descoberta de curas.

"Estudar apenas alguns organismos faz com que a ciência fique limitada às respostas que essas espécies podem trazer", diz Bolker.
"Essas limitações têm tido consequências sérias. As disparidades entre humanos e camundongos podem ajudar a explicar porque os milhões de dólares gastos com a pesquisa básica têm trazido avanços clínicos frustrantes."



PROBLEMA HISTÓRICO
Razões históricas e de praticidade explicam, em grande parte, como a panelinha se formou. A partir do começo do século 20, essas espécies se tornaram populares porque eram fáceis de criar e se reproduziam às pencas.


No caso das moscas-das-frutas, outro ponto a favor foram seus grandes cromossomos, fáceis de observar e úteis para estudos genéticos.

De acordo com Bolker, cada animal traz certos tipos de vieses. Muitos camundongos, por exemplo, pertencem a linhagens com alto grau de consanguinidade (pelo cruzamento de parentes próximos entre si).

Isso faz com que eles sejam geneticamente muito homogêneos. Assim, testes de medicamentos envolvendo os bichos muitas vezes não simulam bem o que aconteceria na população humana, geneticamente mais variada.

Já as moscas-das-frutas e o verme C. elegans, embora tenham ajudado os cientistas a entender como uma só célula dá origem a um animal, parecem ter o "defeito" de fazer esse processo parecer mais simples do que realmente é.

Seu desenvolvimento é relativamente inflexível, recebendo influências modestas de alterações no ambiente -coisa que não ocorre na maioria dos seres vivos, diz Bolker.

Como minimizar esse tipo de problema? Em primeiro lugar, dando mais apoio, inclusive financeiro, à busca por "organismos-modelo" alternativos, diz a pesquisadora.

Alguns dos animais promissores listados por ela são criaturas exóticas. Um exemplo: peixes da Antártida com esqueletos finíssimos, os quais poderiam ajudar a entender melhor a osteoporose.

7 comentários:

  1. Assino embaixo de seu comentário extremamente pontual, Sheila.

    A gente lê isso e fica pensando que droga, que nojeira de Mundo nossos netos e bisnetos terão de herdar.

    ResponderExcluir
  2. Ela deveria se apresentar como voluntária para ser cobaia, seria de dupla utilidade.

    ResponderExcluir
  3. E principalmente provocar doenças em seres sadios para procurar a cura. Existem muitos seres já doentes para que seja preciso provocar doenças em seres sadios. Como já ouvi falar: -A coluna do rato foi quebrada, para se estudar como funciona a célula tronco. Ah, fala sério.

    ResponderExcluir
  4. "Pesquisadora" desgraçada, sádica. Ela desconhece a Lei do Retorno, aquela que é infalível.

    ResponderExcluir
  5. É muito simples. É só a "cientista" usar a mãe , os filhos, os irmãos dela como cobaias....que vadia.

    ResponderExcluir
  6. Faço minhas as palavras do comentador acima, aprovadíssimo!
    E, se não tiverem familiares, os presidíos estão abarrotados de gente ruim que não têm mais recuperação, pelo menos, fariam um bem à humanidade depois de terem feito tão mal!

    ResponderExcluir
  7. estou cansada desses """"cientistas"""" nojentos.
    concordo com o anonimo, é uma vadia FDP e deveria testar na mãe.
    Meu desejo para todos os vivissectores para 2013:

    ""FIQUEM TETRAPLÉGICOS,TENHAM UM CÂNCER BEM AGRESSIVO E SEM ACESSO A MORFINA""

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪