16/01/2012

ZOOTERAPIA É EXPLORAÇÃO ANIMAL?

Esta matéria está desde outubro guardada para ser publicada.... Já questionei isto em outra ocasião, mas, penso que não foi devidamente avaliada.


Globo News - 23/10/11
.

5 comentários:

  1. Sheila, eu tenho muitas ressalvas quanto ao tema.

    Uma coisa é voce ter um animalzinho em casa, seu xerimbabo, seu pet, seu companheirinho e perceber, notoriamente, que são seres iluminados e trazem paz espiritual, sorrisos, endorfina transbordando e uma ligação mergulhada na cumplicidade e no cuidado entre ambos.

    Animalzinho em casa, concordo ipisis literis, é extremamente saudável. Sei de idosos que, quando enviuvaram e se deprimiram, o animalzinho foi fundamental para a recuperação da saúde, bem-estar e alegria.

    Agora, ter animais criados para servirem de zooterapia, equoterapia, bototerapia etc, sou totalmente contra.

    Essa é minha opinião e postura ao tema.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho dúvidas de que é bom para o bicho e para o ser humano. O animal não foi feito para ser bibelô, ficar em casa de enfeite. Acredito que um animal que faz um trabalho desses é mais feliz do que um que não tem atividade nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Nao existe melhor remedio que um contato com um animal

    Infelizes sao aqueles que nao curtem bichos e eu tenho um pé atras com essa gente.

    ResponderExcluir
  4. Tento pensar da maneira mais crítica, imparcial e sensata e não consigo achar que qualquer destas terapias seja cruel e configure exploração do animal. Pelo contrário, observo animais bem cuidados e respeitados interagindo de maneira muito saudável com as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Existe uma linha muito tênue entre a exploração e o respeito. Existem animais que talvez gostem de estar com pessoas diversas, mas existem àqueles para quem isso pode ser desgastante. Como saber? Eles opinaram quanto a isso? Foram ouvidos? Óbvio que não! Então, como saber, ter certeza? Compartilho da opinião de Paula Regina de que os criados para essa finalidade são explorados,sim, pois a finalidade de suas vidas é servir a nós. Isso não é exploração? Não se configura em? Naturalmente que sim! Nós humanos sempre iremos achar tudo muito natural - se isso for feito por um animal, jamais por nós. Afinal, animais são para isso mesmo, não é? Que mal pode haver em um pobre cavalinho ficar dando voltas e mais voltas com uma criança que talvez nem mesmo se dê conta de que está sobre ele? Se ele se cansar, qual o problema? ele está ali para isso, não está? Sabem o que isso me lembra? A velha história do "bem estar animal" - comprar ovos de galinhas criadas soltas e não daquelas em cativeiro. Mas e o final de tudo? A morte! E mesmo durante a vigência da vida? elas são tratadas com respeito? Duvido! Nas relações entre amo e senhor jamais há respeito. Ponto!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪