No dia 26 deste mês, publiquei a foto do leão abrigado no ZooNit que, supostamente, estaria deixando de comer em função da separação de sua companheira. Nos links azuis estão duas matérias a respeito:
clique na imagem para ampliar e nos links abaixo para ler as matérias
- Ação do Ibama: leão separado de companheira de oito anos está triste e perdeu peso no Zoológico de Niterói
- Ibama retira mais 32 animais do Zoológico de Niterói
Nem tinha dado tempo de publicar duas cartas de leitoras (nossas, também, com muito prazer!) do Jornal O Globo no dia 28/05/11, o IBAMA respondeu hoje, 31/05/11, às mesmas. Cliquem para ampliar:
.
ADILSON GIL(superintendente IBAMA):
ResponderExcluirVC DIZ Q O LEAO ESTÁ DEPRESSIVO POR CAUSA DA "SUPOSTA" AIDS E NAO PQ SEQUESTRARAM SUA COMPANHEIRA DE 8 ANOS. C TÁ DE BRINCADEIRA?
É ÓBVIO Q A DEPRESSAO É POR FALTA DA COMPANHEIRA!!!!!!!!!
SHEILA, CONSIGA UMA ENTREVISTA C/ GISELDA CANDIOTTO(presidenta do zOo de Niterói) q tem opiniao totalmente contraria ao IBAMA e "parece" q se perocupa com os animais. SE FOR PRECISO, Q A PROTEÇAO ANIMAL SE MANIFESTE, COMO NO CASO DOS URUBUS NA BIENAL!
O problema e que a reportagem que deu origem aos protestos não fala nada sobre as condições de vida que a leoa tinha junto com o leão. Se (eu disse SE) existia uma condição imprópria, o reporter deveria ter incluido esta informação na reportagem original para que as pessoas tivessem ciência da situação como um todo.
ResponderExcluirMuito triste toda essa situação; seja pela saudade ou pela doença que o IBAMA alega existir, Dengo está definhando e o que, ou quem, está fazendo algo para efetivamente mudar isso???
ResponderExcluirmuitíssimo bem colocado pelos coleg@s comentaristas.
ResponderExcluirO ideal seria um debate em chat, para que perguntas e respostas fossem feitas e dadas, no intuito de esclarecer à sociedade o que há.
Contudo, torno a teclar que essa questão de aprisionamento de animais X voyerismo X bilheteria X local de pouca pesquisa de fauna deveria ter seu encerramento em nome do bom senso.
Reitero que não consigo entender porque, nas mesmas condições de confinamento, solidão e problemas com emocional, o macaco Jimmy precisa de santuário e outros primatas podem ficar onde estão.
É nessa dualidade e ambiguidade que colocamos Entidades e as julgamos. Daria para não ser julgado?
FALTA DE RESPEITO E PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS, É ASSIM QUE DEFINO ESSA ATITUDE, O QUE TEM A VER O FATO DE QUE UM DOS FELINOS CONTRAIU AIDS? POR UM ACASO FOI UM DOS DOIS ANIMAIS EM QUESTÃO? SE FOI DEVERIAM TER DEIXADO ISSO BEM CLARO NA MATÉRIA, NA MINHA OPINIÃO, O IBAMA SÓ DESCONVERSOU...
ResponderExcluir