Quando temos a oportunidade de conhecer pessoas com mentes brilhantes e sensíveis, temos que dizer:
PÁRA TUDO!!!!!
Ontem aconteceu a famosa audiência da CPI da SUIPA, conforme havia anunciado aqui no nosso blog. Vou fazer, depois, um apanhado de informações para vocês, mas, quero hoje dar destaque a um fato.
O Dr. Renato Campello Costa, foi um dos convidados a depor para a Comissão. Para quem não lembra, eu o entrevistei na ocasião que a SUIPA sofreu esta tremenda injustiça. Ele havia ido lá atendendo sua função dentro do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Eu estava muito brava com o inoportuno anuncio que o Conselho tinha posto no jornal dizendo que estaria apurando "os denunciados maus-tratos aos animais na SUIPA" como se fosse uma atribuição do próprio Conselho. Se quiserem reler CLIQUE AQUI. Aliás, conversei com ele e Dr. Paulo Menezes a respeito, antes de sua entrada o plenário.
Relembro, também, que a Cora Ronai transcreveu, na sua página semanal do Jornal O Globo, o relatório precioso do Dr. Renato que, indubitavelmente, contribuiu para que as pessoas analisassem o lado real de toda questão. Querendo reler o artigo, CLIQUEM AQUI
Agora, quero que saibam o seguinte: este moço me fez chorar muito com a objetividade, clareza e sensibilidade que depôs diante dos integrantes da CPI. Graças a nossa amiga Carla, que conseguiu transcrever uma boa parte dos depoimentos, posso revelar momentos de sua "fala" que encantou a todos os presentes:
- "a clínica (da SUIPA) funciona regularmente em condições satisfatórias e com elevado número de médicos. Para minha surpresa, a SUIPA, funciona com mais equipamentos do que é obrigada e melhor do que algumas clínicas da Zona Sul (área de maior poder aquisitivo da cidade do RJ)"
- "o CCZ (RJ) não os recebe nem os trata (animais abandonados nas ruas). A SUIPA os recebe e faz o que pode"
- "maus-tratos é uma coisa... falta de trato ideal é outra coisa..."
- "se alguem entrasse num campo de guerra do Haiti, veria poucos recursos, mas, não se poderia dizer que é maus-tratos (no atendimento de humanos)..."
- "o CCZ (RJ) não os recebe nem os trata (animais abandonados nas ruas). A SUIPA os recebe e faz o que pode"
- "maus-tratos é uma coisa... falta de trato ideal é outra coisa..."
- "se alguem entrasse num campo de guerra do Haiti, veria poucos recursos, mas, não se poderia dizer que é maus-tratos (no atendimento de humanos)..."
- "os animais chegam na SUIPA depauperados, queimados, desnutridos, acidentados...."
- "o quadro é desolador, de profunda tristeza, mas, pelo que fizeram aos animais e não pelo tratamento prestado pela SUIPA, que é louvável...."
Nestas alturas, eu já tinha detonado meu centésimo lenço de papel, pois, meu choro foi convulsivo. Aliás, todos os integrantes da Mesa que compunham a CPI disseram que se sensibilizaram com a minha emoção ao ouvir palavras claras e honestas retratando a realidade dos fatos.
A "fala" anterior havia sido da promotora que acusa a SUIPA de forma tão pessoal e inacreditável. Ficamos com o gosto amargo da injustiça na nossa boca até ouvirmos o depoimento do Dr. Renato que provocou esta catarse de sentimentos e emoções... Abençoado este homem que lavou nossa alma. Eu gostaria muito que mandassem um e-mail cumprimentando-o pela qualidade de pessoa que é.
Lamentável que não teremos acesso ao seu depoimento completo (CPI é tudo confidencial), pois, valeria a pena a leitura de tantas palavras boas e muito bem colocadas, inclusive dando depoimento pessoal do caráter de alguns humanos. Citou o caso de um cliente que levou um cão pastor alemão, de 14 anos, para ser eutanasiado na clínica porque "ele roncava"... E olha, o local da sua veterinária é chique mesmo... Um daqueles bairros onde se presume que todos sejam educados e formados o suficiente para entender e aceitar a velhice de qualquer ser vivente....
Bem, estou tendo a felicidade de falar isto e de publicar sua foto. Diante deste caso, sem pé nem cabeça contra a SUIPA, Dr. Renato foi um oásis para nossas dores e desejo de justiça. Eu o abracei muito e lhe agradeci por isto...
snif... chega, porque não estou conseguindo terminar a postagem tamanha a dificuldade de escrever sem chorar mais... Acho que estou ficando daquelas velhinhas "lacrimentas"..... hehehehehe....
O e-mail dele é renato@animalia.com.br
.
snif... chega, porque não estou conseguindo terminar a postagem tamanha a dificuldade de escrever sem chorar mais... Acho que estou ficando daquelas velhinhas "lacrimentas"..... hehehehehe....
O e-mail dele é renato@animalia.com.br
.
Infelizmente, as pessoas não tem noção e nem o caráter necessário para reconhecerewm que a Suipa faz um trabalho de governo e, pior, sem nenhuma verba do mesmo.
ResponderExcluirSe os animais não estão como algumas pessoas desejam, essas que coloquem a mão na massa ou no $$$$ e ajudem a Suipa.
Isabel, é sem dúvidas, uma heroina!
Julia
Obrigada, Sheilinha. Por mais uma vez me dar notícias tão ansiosamente esperadas.
ResponderExcluirBjo grd!!!
que noticia boa Sheila!!! parabéns ao dr. e a você por esclarecer!
ResponderExcluirMuito bom, Sheila! O dr. Renato é um dos meus heróis.
ResponderExcluirParabéns pro Dr. Renato! São seres desse quilate que ainda nos fazem ter esperança de dias melhores!!!
ResponderExcluirLindo post!
ResponderExcluirPoxa, como é bom ler uma notícia dessas. É com pessoas como o Dr. Renato que me fazem ter um pouco mais de esperança. Se todos tivessem o mesmo pensamento, já estaríamos vivendo no paraíso. E aproveito também para registrar aqui meus parabéns à SUIPA. Conheço o local e sei que eles fazem de tudo para salvar um animalzinho abandonado. O Governo deu às costas e agora querem incriminar quem dá a vida pra ajudar. Sou 100% SUIPA, 100% animais e parabenizo 100% o veterinário Renato.