15/10/2010

LIDANDO COM O LUTO PELA AUSÊNCIA DA REBECA

Tentei contar e ultrapassei a marca de 120 animais que já tive sob minha responsabilidade. De cada um tenho uma lembrança e a certeza que cumprimos nossa parte.

Mas, como já falei, Rebeca foi minha alma gêmea... a única que tive numa vida de 62 anos... nos falávamos pelo olhar e tínhamos necessidade de estarmos juntas o tempo todo. Assim que der, vou escrever minha história com esta criatura que de tão maravilhosa, está me mantendo anestesiada e dormente desde sua partida...

Olhem, a Dra. Safih Quelbèrt é uma veterinária que escreve coisas IN-CRÍ-VEIS! Leiam o excelente artigo onde ela fala sobre o lidar com o luto CLICANDO AQUI

A leitura que fiz dele ajudou muito na compreensão do processo que estou vivendo... E sabe o que é legal? é que a gente não se sente menor por estar vivendo esta experiência por causa de um "simples cachorro", como dizem os integrantes da sociedade em que vivemos.

O que me dá pena, é lembrar que, quando conveniada com a Prefeitura em 1999/2000, fazíamos um programa de terapia de apoio às pessoas que sofriam pelos animais. Usávamos, o mesmo processo de atendimento do CVV (Centro de Valorização da Vida). Comprove lendo a última edição do Jornal O Grito do Bicho que editávamos na ocasião. Na página 4 está a apresentação deste programa que se chamava APPET. CLIQUE AQUI

O que foi feito do programa? destruído como todos os outros. A atual SEPDA não deve nem saber o que seria isto... aliás, não sabe nem o que é o Dia Mundial dos Animais..... ô nojo!!!!! Depois não querem que eu me sinta uma frustrada...

5 comentários:

  1. Sheila querida, pelo que vejo, dentro de sua jornada, esta uma das formas mais "diretas" de se impedir, de certa forma que as pessoas se tornem "hoarders". Muito bacana!!!

    Quem sabe estes percalços que tivestes, não apareceram só para lapidar mais estes projetos "vetados"...

    Meus parabébens pela garra, Deus sempre te ilumine.

    Obs. Em tempo, só pra não confundir, muitos como você, diante de meu estudo e trabalho voltado aos animais, acabam por "qualificar-me" como veterinária, inclusive às vezes expressando que sei tanta coisa que eles ainda estão a aprender...Acho isto um lisongio maravilhoso pra alma, fico grata por saber que estou inspirando a busca do conhecimento aos estudantes e profissionais da área, porém, sou uma mera Psicóloga plantando sementes...Acho que é algo semelhante como imaginar que você é advogada, pelo trabalho justo que faz, pleos conhecimentos que tem, e pelas atitutes ponderadas..

    beijos mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Sheila, nós, praticantes do hinduísmo comemoramos nesses dias, o Durga Puja.
    Durga é a pura celebração do feminino em todos nós. Mesmo nós, homens, somos mães se deixamos esta sagrada polaridade fluir.
    No meu papel de mãe honorária, desejo a essência de Durga Devi em todas as suas relações. Nossos filhos são laços eternos. E a morte uma ilusão. Ainda evocando essa natureza, desejo a Rebeca uma jornada de delícias e conecção até o momento do Grande Reencontro.
    E a todos que por aqui passam, independentemente das crenças: Muito amor, muita proteção e a cima de tudo uma plena vibração do Sagrado Feminino.

    Com todo meu amor de mãe,
    Jaya Durga Devi! AHOW

    ResponderExcluir
  3. este filme eu fiz sobre meu processo de luto na perda da minha:

    http://www.youtube.com/watch?v=7bkLhU8lOkA

    tente se consolar com o fato de ter dado uma vida maravilhosa a ela, e que ela pode viver até o final ao seu lado.

    ResponderExcluir
  4. Força!!!Lindo trabalho que era feito ! Muita dedicação ! Hoje já tá bem escaxadinha a coisa né ! Aff, já disse que estes cargos tem que ter pessoas realmente interessados no trabalho e não no dinheiro que ganham ? Muito triste! Ninguém reclamou desta decadência? A população não fez nada ? Nem palpitaram? Cadê a democracia? Olha eu acho que e por conta de pessoas que baixam a cabeça e aceitam qualquer coisa é que estas coisas acontecem. O povo num tem boca? São simprórios caipiras? Que raiva ! Cadê as manifestações ? Afinal tiraram um grande trabalho de serviço à comunidade. Que raiva ! Até eu tô frustrada !

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito por sua perda, sei que nenhuma palavra minimiza a dor, a carência e o desespero.
    Enfim! Se Rebeca estava doente, talvez fosse melhor ela ter partido para deixar de sofrer, pois eles, animais, não entendem o sofrimento. Nem nós....
    Mas somos falhos e sempre queremos ficar mais um pouco com eles, seres amados, e no nosso egoísmo tão 'serumano' nos revoltamos muitas vezes com aquilo que devemos, e que com a dor, acabamos aceitando, a separação.
    Também já passei por esse tipo de separação, e pior, de forma trágica. Mas é assim mesmo, tudo passa, só ficam a saudade e as lembranças de que um dia fomos felizes ao lado desses seres muito mais evoluídos e iluminados que nós, aos quais chamamos animais, sendo que devíamos chamá-los de humanos, de sábios, de senhores do amor.
    E nós, nós sim, somos seres que estamos vagando no escuro, do egoísmo, da ignorância, da descrença, da desgraça, da maldade, nós sim, verdadeiros animais desse plano espiritual.

    Beijos e fique na paz, Sheila.
    Quando eu crescer (espiritualmente), quero ser parecida com você!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪