03/01/2018

Prefeitura de São Paulo cancela exame obrigatório para pet viajar à Europa

Endoidaram? como é que pode?
---------
A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar de forma definitiva o exame de sorologia para raiva exigido pelos países da União Europeia para que um animal de companhia possa entrar no território. A interrupção teve início já nesta sexta-feira (29).


Como a Folha adiantou, a DVZ (Divisão de Vigilância de Zoonoses) anunciou a suspensão dos exames há duas semanas, oque gerou apreensão entre aqueles que têm intenção de levar seus pets para países europeus. O que era visto à época como um "apagão" se tornou uma interrupção definitiva com a decisão oficial do Ministério da Agricultura do governo de Michel Temer (PMDB) de não mais produzir uma substância utilizada para a realização dos exames —que servem, basicamente, para testar se a vacina de raiva está ativa no corpo do animal.

Com o fim do fornecimento desse insumo, não há como a Prefeitura de São Paulo realizar o exame, cuja demanda passava de 10 mil por ano. O problema se agrava com a constatação de que a DVZ tem o único laboratório do país credenciado para realizar o exame. As alternativas que a prefeitura vem sugerindo estão no Chile (Instituto de Saúde Pública) ou nos Estados Unidos (laboratórios universitários).

FONTE: folha.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪