Sabe o que eu acho engraçado? são alguns protetores e veganos que chegaram agora no pedaço achando que tudo nasceu pronto. Aliás, achismo é que não falta entre eles. Estudar, pesquisar e aprender o que dá certo para a luta de defesa animal, ninguém quer. E o desrespeito que eles têm por tanta gente que iniciou esta luta abrindo picadas para que hoje todos possam exercer sua "proteção" com alguma garantia?
Falo isto porque estou documentando o quanto trabalhamos no passado para que o Dia Mundial dos Animais fosse noticiada por toda imprensa trazendo prestigio e consideração pela vida animal.
Falo isto porque estou documentando o quanto trabalhamos no passado para que o Dia Mundial dos Animais fosse noticiada por toda imprensa trazendo prestigio e consideração pela vida animal.
Em 1993 passei a fazer a Benção dos Animais no bairro Méier aqui na cidade do Rio de Janeiro porque só acontecia em Ipanema, zona sul da cidade. Aliás, a Benção só passou a acontecer lá porque Lya Cavalcanti, no início dos anos 70, fazia uma grande doação em dinheiro para que os franciscanos da Igreja Nossa Senhora da Paz abençoasse os animais. Mesmo assim, só aceitavam fazê-lo na praça em frente da Igreja. Dentro da igreja? nuncaaaaa!!!!! Detalhe? a Lya exigia que mantivéssemos isto em segredo porque achava que os padres levando a fama trariam mais pessoas ao evento.
Tem gente que acha que foram os padres que inventaram isto. Nãooooooooooo...... quem inventou foi Lya..... Acho que ela viu na Inglaterra e trouxe a ideia p´ra cá.... Nem na Igreja de São Francisco havia a benção. Só a missa e ponto. Como os padres perceberam que isto trazia simpatia e repercussão na imprensa, passaram a fazer por conta própria e aí várias paróquias copiaram. Lya, a esta altura, havia partido com seus 98 anos. Já fiz uma postagem falando sobre isto: Matéria de 1979 sobre Benção dos Animais - RJ . Agora, não conheço a história em outros Estados. Caso alguém queria contribuir, manda.
Isto é história, gente!!!!! E ainda estou viva para contar!!!! Quando eu comecei a fazer, vivia implorando para a imprensa divulgar porque o Méier é um subúrbio da cidade e até hoje, só tem Ibope o que rola na zona sul porque é chique. Não foi mole não!!!!! Esperei 24 anos para hoje ver a mídia do país inteiro dar atenção à este dia que promove nossa causa...... Valeu!!!!! Confiram aí:
Bom dia Rio - 1993
Bom dia Rio - 1994
Igreja dos Capuchinhos tem programação especial no dia de São Francisco de Assis
Bom dia Rio - 2017