13/03/2017

Doença viral sem cura causa mortes de cães no sul da Bahia


Este surto de cinomose está acontecendo em vários lugares.....
---------------
Casos foram registrados em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro.
ONG faz campanha na região para vacinação e castração de cães.

Uma doença viral causou a morte de 100 cães em Arraial D’Ajuda, distrito da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, desde janeiro deste ano, de acordo com dados da ONG Anjos D'Ajuda. A cinomose é um vírus com alto nível de contaminação que, geralmente, atinge filhotes e pode levar a morte dos animais em poucos dias.

“No início, [o cão] não quer comer, depois tem diarreia. Depois são as patas. Ele anda e começa a cair”, relata a presidente da Ong, Janete Egengoor. A instituição trabalha com ações de conscientização, como distribuição de cartazes, para prevenir a doença, por meio da vacinação e castração dos animais.


Os bairros de Arraial D’Ajuda com o maior número de denúncias de cães com cinomose são o Alto das Vilas, São Pedro, Guanabara, Aldeia Pataxó e São Francisco.

Conforme especialistas, o que dificulta o diagnóstico da doença é que alguns animais doentes podem ser assintomáticos ou seja, não apresentam sintomas, mas continuam transmitindo o vírus.

Os seres humanos também são agentes transmissores da cinomose. Sendo assim, se uma pessoa encostar em um cãozinho doente sem saber, o vírus fica nas roupas e sapatos e, ao ter contato com outro animal, pode transmitir a doença.

O veterinário Paulo Lobo, do Centro de Controle de Zoonoses de Porto Seguro, explica que a doença não tem cura. “Os médicos veterinários que forem fazer tratamento para esses animais diagnosticados com a doença, são tratamentos sintomáticos, sabendo que não tem cura para a doença”, afirma.  A vacina contra cinomose custa cerca de R$ 60.

Fonte: G1 Bahia - 13/03/17

6 comentários:

  1. vacinações, cuidados pra eliminar contágios em outros animais saudáveis.eu acho.

    ResponderExcluir
  2. vacinações, e cuidados pra ñ dar a doença nos outros animais saudáveis, eu acho.

    ResponderExcluir
  3. vacinações, e cuidados pra ñ dar a doença nos outros animais saudáveis, eu acho.

    ResponderExcluir
  4. Não é que não tenha cura. Se for diagnosticado e tratado no início, é possível que deixe sequelas ou não. Mas a vacinação previne ria muita dor de cabeça e tristeza. O problema é que no Brasil, principalmente pra quem tem mais de 10 cães (o meu caso), torna-se demasiado caro fazer todas as vacinações e ainda anualmente. As vacinas são muito caras.

    ResponderExcluir
  5. O meu Gaza já foi vacinado. Tenho horror a essa doença.
    A vet me falou que aquela outra doença do verme do coração está ficando cada vez mais comum aqui no Rio também.

    ResponderExcluir
  6. A cinomose tem cura sim, se a doença estiver no início ou o animal tiver uma maior resistência imunológica ao vírus. É difícil de tratar e muitas vezes o animal fica com alguma sequela.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪