13/02/2017

Senado deve votar na terça PEC que legaliza vaquejada

Ainda dizem que não há maus-tratos... será que são cegos?
Gente, fala sério!!!! ainda tem gente que acredita que haverá reversão?  

Eu já entreguei faz tempo. Primeiro porque nenhuma manifestação nossa é considerada nestas votações (a enquete do Senado diz 62 X 17% a nosso favor); 

Terceiro, o Presidente do Senado já declarou que está de pleno acordo com o PL ..... Então, esperar o quê? 


Então, vamos nos conformar.... perdemos, mas, estamos ainda na área...... só espero que a proteção animal despreparada não tenha novamente a "brilhante ideia" de inventar outra ADI. Foram os únicos culpados de tudo e já declarei isto faz tempo. 
------------------ 
O Plenário do Senado deve votar na terça-feira (14), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016) que permite a realização das vaquejadas e dos rodeios. Na última quinta-
feira (9) o Plenário encerrou a discussão em primeiro turno da PEC.

— Minha expectativa para a semana que vem é que nós aprovemos essa PEC, na terça-feira, e que os líderes tragam os projetos que já estão prontos, para que a gente possa, no colégio de líderes, formatar uma pauta para quarta e quinta — explicou o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

Eunício ressaltou que a PEC trata de uma cultura nordestina que emprega mais de 700 mil pessoas. Segundo ele, além de cuidar da questão de bons tratos aos animais, a proposta cuida da geração de empregos e rendas para uma região pobre afetada pela seca.

— Essa PEC, eu tenho convicção de que, além de ela cuidar do trato com os animais, por outro lado cuida daquilo que é a nossa cultura e, fundamentalmente, da geração de emprego e renda em um país que está em recessão, em um país que tem quase 13 milhões de desempregados — disse Eunício.

Se aprovada, a PEC reverterá decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra as vaquejadas, de outubro de 2016. No julgamento de ação do Ministério Público contra a lei que regulamenta as vaquejadas no Ceará, o relator no Supremo, ministro Marco Aurélio, considerou haver “crueldade intrínseca” contra os animais.

A PEC 50 prevê que não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. A condição para isso é que sejam regulamentadas em lei específica que garanta o bem-estar dos animais.
 (Continua outros assuntos....)

(Ag. Senado) Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

=================
Veterinários vão fiscalizar animais durante vaquejadas

O trabalho de uma comissão formada por médicos veterinários que busca garantir garantir o cumprimento das normas de segurança e bem estar animal nas vaquejadas legais realizadas em Alagoas na temporada 2017. O campeonato, que tem início nesta sexta-feira (03), no Parque Zé Ribeiro, em Paulo Jacinto, é organizado pela Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM).

De acordo com a vice-presidente da Associação de Médicos Veterinários de Equídeos e Bovídeos de Alagoas (AMVEBAL), Maria Luiza, na vaquejada de Palmeira dos Índios, em cumprimento a uma decisão judicial, foram realizadas fiscalizações rigorosas em todo o evento para garantir o bem estar do animal. Assim como também foram realizados exames de sangue em uma amostragem de bovinos. 

“Esta vaquejada era pra ter acontecido no ano passado, mas acabou sendo embargada pela Justiça. Após pedido da Defensoria Pública, a decisão foi revertida com a condição de que médicos veterinários acompanhassem o evento para garantir a execução das normas de segurança e bem estar animal. Foram cinco dias acompanhando de perto todo o processo, coletando sangue dos animais para segurança dos mesmos. Mas, felizmente tudo aconteceu dentro do planejado, sem nenhum incidente”, explicou a veterinária. 

O cortisol é um hormônio encontrado nos seres humanos e animais, onde seu alto nível pode indicar sinais de estresse. Segundo a médica veterinária, Maria Luiza, a coleta de sangue também foi uma determinação judicial, dentre diversos termos processuais. O objetivo das coletas é para fins científicos com afim de detectar se o animal sofre estresse antes e depois do exercício.

“Realizamos a coleta nos animais e enviamos para o Centrovet –Centro de Diagnóstico Veterinário. Com o resultado em mãos, vamos poder constatar se o animal é submetido às situações de estresse antes ou depois das corridas”, contou.

De acordo com o diretor jurídico da ALQM, Henrique Carvalho, a comissão de veterinários e zootecnistas que formarão as equipes, atuarão nas vaquejadas legais (inspetores, juízes de bem estar animal, responsável técnico e plantonistas) terão a autonomia para desclassificar qualquer competidor que descumprir as regras que assegurem o bem estar do animal, tal como impedir o início da competição caso alguma medida não esteja sendo cumprida pelos participantes.

‘Eles terão livre-acesso a todos os setores de cada vaquejada, fiscalizarão todos os vaqueiros, como também os locais onde os animais ficam antes e depois de cada corrida. Caso algo esteja fora dos padrões poderão impedir o andamento do evento, assim como aplicar muita para o vaqueiro que descumprir as normas de segurança, tanto dele, quanto a dos animais”, explicou.

FONTE: cadaminuto

5 comentários:

  1. Gente sem cérebro, sem sentimentos, sem nada!!! Bando de "coronéis" fdp que ganham fortunas nestes eventos de insanos para insanos!!! Nojo!

    ResponderExcluir
  2. Amantes dos animais não podemos permitir que parlamenteares alterem , modifiquem leis em beneficio deles próprios e de seus amigos regulamentando "vaquejadas".Houve muito luta, muito empenho dos protetores dos animais para que fosse proibido e agora novamente essa corja imunda, pensando apenas neles próprios e em seus lucros, desconhecendo completamente que estão decidindo sobre vidas de animais indefesos.

    ResponderExcluir
  3. aff! eles tem o domínio que que é o $$$$$, nós ativistas, veganos, só temos a voz.

    ResponderExcluir
  4. Humanos "poderosos" manipuladores do poder, da influenciação e distorção dos valores reais da vida, tudo engendrando em favor dos próprios interesses egocêntricos e mesquinhos, mas até onde podem contra Deus e Suas Leis de compaixão, justiça e misericórdia pelos seres da Criação, até onde se atrevem ultrapassar as pegadas DELE, exorbitando de seus direitos humanos e mortais, até onde se atrevem, até onde, até onde?!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber como votou cada deputado e qual o estado que pertencem.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪