06/12/2016

Prefeitura inaugura novo abrigo para animais - Poços de Caldas - MG

A inauguração foi ontem. Espero que o espaço seja bem aproveitado. Adorei. País civilizado faz assim. Parabéns à Prefeitura de Poços de Caldas.
--------------
Será inaugurado na próxima segunda-feira (5), às 10h, o Abrigo Municipal de Proteção Animal, que foi construído pela Prefeitura no bairro São José. O local conta com dez baias, clínica veterinária, área de banho e galpão para
atividades de educação ambiental. Além de fornecer um local adequado para o animal abandonado, o objetivo do abrigo é sensibilizar, através de palestras de conscientização, o quanto o abandono é prejudicial, não só ao animal, mas a todas as pessoas, seja através das inúmeras zoonoses ou os mais variados acidentes.

Com a inauguração do local, o animal (cão ou gato) será recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e passará por triagem. Se estiver saudável, será encaminhado ao abrigo, onde será vacinado, vermifugado, castrado, chipado, passará por banho para retirada de ectoparasitas e colocado à disposição para adoção. Jà os animais doentes, serão encaminhados para o antigo CCZ, para os devidos cuidados.


Além da proteção animal, o abrigo está inserido em uma perspectiva maior de educação ambiental. No local, será feito plantio de muda de árvores, a fossa será ecologicamente correta e será reutilizada a água da chuva, dentro dos conceitos de sustentabilidade. O abrigo trabalhará também com a conscientização de jovens e crianças com relação à posse responsável, incentivando a castração dos animais e tratando seriamente a questão do abandono, bem como suas consequências. Para tanto, fornece espaço para palestras e aceita voluntários para passeios e interação com os animais.

O município já conta com outros projetos de proteção animal como o Centro de Controle de Zoonozes e o Castramóvel, que castra cães e gatos nos bairros da cidade. O castramóvel , desde sua implantação, em 2O14, já realizou 1.473 castrações, em cães e gatos, machos e fêmeas.

O novo abrigo tem parceria com entidades que fazem campanha de adoção de animais e vai incentivar a posse responsável e, uma vez adotado, o animal terá auxílio veterinário e acompanhamento, para evitar que seja abandonado novamente.

O imóvel onde o abrigo foi construído denominado “Campo do Serrote”, é propriedade do município desde 1921. Foi adquirido de Agostinho José da Costa Junqueira pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, na data de 10 de outubro de 1921. Em 2006, o imóvel foi cedido à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, para instalação da cavalaria (Lei 8.264/06). Em 2012, a PM devolveu formalmente a área para a Prefeitura. Em 2014, foram iniciadas, no mesmo local, as obras do abrigo de animais de Poços de Caldas.

5 comentários:

  1. Minha esperança é de que dentro de dez anos não existam mais animais abandonados, confinados, maltratados.
    Será que estou sonhando alto?

    ResponderExcluir
  2. Jesus seja louvado! Obrigada Poços de Caldas, obrigada Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ! Parabéns as administradores da cidade.

    ResponderExcluir
  4. A prefeitura tem que proibir os carroceiros, que escravizam os cavalos, nessa cidade. Cena triste de se ver,os cavalos puxando carroça com turista babaca, no meio do transito, assustados, peso excessivo, ruas de subida e descida....revoltante.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪