14/06/2016

Triângulo Mineiro registra maior volume de exportação de animais para Europa


Agora todos os criadores estão querendo exportar gado vivo.... Vejam estas duas matérias.... Quando vamos tomar uma atitude?
-----------------
Leiam o que publicamos sobre transporte de carga viva para conhecerem mais o assunto.




=============
Santa Catarina exporta bezerros  vivos pela primeira vez

Gente, isto é tão absurdo!!!! a simplicidade com que os jornalistas falam sobre o assunto dá enjoo na alma!!!!! não é possível que eles não saibam de como, efetivamente, acontece este tipo de transporte. Tem locais que os animais são retirados do navio com guindaste.... Quando teremos maturidade, conhecimento e força de vontade para acabar com isto no Brasil. Acho que todos os portos
do Brasil estão fazendo este tipo de transporte.  
----------------------
Santa Catarina exportou esta semana, pela primeira vez, uma carga de bezerros vivos, ou terneiros, como chamam no Sul do país. O destino foi a Turquia.


O criador Suenon Lisboa ficou feliz da vida quando descobriu que as raças charolês e limousin que cria na propriedade dele, em Lages, na Serra Catarinense, estavam na mira dos turcos: “Seriam animais de cruzas, principalmente cruzas raças europeias continentais e esses animais com torno de seis a oito meses e aproximadamente 200 quilos. As exigências eram essas".

Suenon acaba de fechar negócio. Ele vendeu 30 terneiros que fazem parte de um lote de quatro mil novilhos, de quase 30 propriedades da serra e meio oeste de Santa Catarina, que estão indo para a Turquia.

"São 21 dias que cada animal deve permanecer confinado. Nesse período, além dos exames e da preparação sanitária, os animais são adaptados para alimentação com ração e feno, que é a mesma alimentação que eles terão no navio", explica Maurício Ceron, diretor da empresa exportadora.

O fato de Santa Catarina ser o único estado livre de febre aftosa sem vacinação no país foi fundamental. Todos os animais são rigorosamente identificados. Os bovinos têm que usar um brinco da Cidasc, órgão ligado à Secretaria de Agricultura do estado.

Além do brinco, os animais usam também um chip, necessário para a exportação. Nesse chip estão todas as informações sobre o comprador. Isso quer dizer que quando chegarem na Turquia vão ser identificados pelos donos já no momento do desembarque.

O embarque feito no porto de Imbituba é demorado, leva um dia inteiro. Além dos animais, quase 400 toneladas de ração também estão sendo levadas. Tanta comida é para os bichos aguentarem os mais de 20 dias da viagem.

Esse é só o primeiro embarque. Para o futuro, a ideia é exportar, em média, 50 mil animais por ano. Os bezerros foram vendidos, em média, por R$ 1,5 mil, R$ 300 a mais que o preço no mercado interno.

Um comentário:

  1. Foi o que fizeram com os escravos: separavam filhos das mães, maridos das esposas... afinal eram só mercadoria. Que vergonha! Hoje isso ainda continua, só mudou as espécies.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪