19/05/2016

Ossada de Baleia abandonada no Aquário do Rio de Janeiro - explicações

Muitos leitores ficaram impressionados com o caso que publicamos dia 17/05 Deputado Roberto Sales apura possível Crime Ambiental no AquaRio - RJ. E ontem fiquei sabendo do desenrolar da apuração. Os responsáveis pelo AquaRio vão comparecer HOJE à Delegacia para depoimento. Vejam a reprodução do blog do Fabiano Jacob.
---------------------
Na data de 07/05/2016, ativistas convocados pela conhecida Ativista dos Direitos dos Animais,
Cibele Clark, promoveram um manifesto em frente as futuras instalações do AQUARIO na zona portuária da Cidade.

Esses ativistas já vem denunciando desde o início do projeto os possíveis maus tratos a animais aquáticos que, com seu cativeiro promoveriam muito mais um show de horrores que atividades educativas e de turismo.


Para a surpresa desses ativistas, sobre 2 containers pertencentes a obra, foram identificados restos mortais do que parecia ser uma baleia. Diante do encontrado, os ativistas denunciaram a situação do Deputado Federal Roberto Sales (PRB-RJ) que, como único membro no Rio de Janeiro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, acatou a denúncia e comprometeu-se a apurar.

Ainda na data de ontem, dia 07, o Deputado solicitou o meu comparecimento ao local e, em caso apurada a procedência da IMG_20160508_083302476 denúncia, que tomasse as providências necessárias para uma maior apuração do caso.

Assim o fiz: Compareci ao local às 08 da manhã e, comprovada a existência dos restos mortais, imediatamente procedi a 5ª DP, responsável pelos flagrantes da área, onde fui atendido pelo Delegado de Polícia, Dr Rômulo que, imediatamente ciente da situação, nos acompanhou juntamente com a perícia ao local do fato.

Perícia feita, autoridade ciente, foi aberto inquérito e intimidados responsáveis pela obra e pelo AQUARIO a comparecerem na próxima quinta feira, dia 18/05 a unidade policial para prestarem esclarecimentos quanto a procedência dos restos mortais, uma vez que o fato de manter tal material sem a devida procedência configuraria-se como crime ambiental previsto na Lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais.



Mais uma vez o Deputado Roberto Sales demonstrou sensibilidade para com o Meio Ambiente e que procura fazer um mandato participativo,  sendo instrumento para apurar as preocupações da população.

No futuro, informaremos os desdobramentos dessa situação.

Um comentário:

  1. ESSE DEPUTADO E GENTE COMO A GENTE!
    MERECE APLAUSOS E APOIO!
    E UMA VOZ IMPORTANTE A FAVOR DOS ANIMAIS!
    QUE CONTINUE ASSIM.
    ELIZABETH PAIVA

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪