20/05/2016

Governo regional proíbe a morte do tradicional Touro de la Vega

Espero que Rompesuelas seja o último animal a morrer neste maldito evento! Quebramos a lança, embora tenha toda preocupação porque está permitido a soltura de um novo touro que poderá passar por maus momentos nas mãos daquela gente do mal.
--------------------------
O governo regional da comunidade espanhola de Castilla e León proibiu hoje a tradicional morte do Touro de la Vega, um evento popular que se realiza há séculos na localidade de Tordesilhas.

A medida, já classificada como "histórica" pelos partidos defensores dos direitos dos animais em Espanha, significa que os populares de Tordesillas já não poderão matar o animal durante os festejos
(normalmente espetado com lanças).

No entanto, ainda se autoriza que o touro seja solto e conduzido por populares por um percurso pré-definido. A decisão de realizar o evento mesmo nessas circunstâncias cabe à câmara local.

O Regulamento de Espetáculos Taurinos inclui uma proibição genérica de matar em público animais que participem em espetáculos taurinos populares (como largadas ou garraiadas), mas havia uma exceção para o Torneio do Touro de la Vega.

A Junta de Castilla e León (governada pelo Partido Popular, PP) eliminou essa exceção, após pressão de vários grupos defensores dos direitos dos animais.

Nos últimos anos, a largada do Touro de la Vega causou vários distúrbios entre adeptos dos festejos e elementos contra as touradas, incluindo agressões verbais e físicas.

O candidato do PSOE (partido socialista espanhol) a Presidente do Governo, Pedro Sánchez, já tinha anunciado a sua intenção de proibir o Touro de la Vega caso chegasse ao poder.

O torneio do Touro de la Vega é um evento taurino de origem medieval, celebrado na terça-feira da segunda ou terceira semana de setembro, integrado nas festas de Nossa Senhora Virgem da Peña.

O torneio consiste numa perseguição a um touro - que larga da praça de Tordesillas - ao longo de um percurso que termina no rio Douro.

Nesse percurso é espetado por picadores e "lanceadores", que o tentam matar. Caso o touro consiga passar os limites pré-definidos do percurso já não pode ser morto.

O touro Rompesuelas poderá assim converter-se no último animal que morreu espetado com uma lança em Tordesilhas, na edição de 2015.

"Isto é fruto de um trabalho de 10 anos. Estamos a lutar por isto há uma década e é um dia histórico para todos os defensores dos direitos dos animais", sublinhou o vice-presidente do Partido Animalista (Pacma), Luis Víctor Moreno, ao jornal El Mundo.

O mesmo responsável do Pacma considerou ainda que esta decisão é "apenas um passo prévio à proibição total de todos os festejos em que se utilizam animais".

O movimento Igualdade Animal também aplaudiu a medida de proibir a morte do touro, mas considerou-a apenas o princípio.

"Está bem que se proíba a morte, mas não nos podemos esquecer que a motivação da norma é manter o festejo", contrapôs o movimento, sublinhando que se trata de um espetáculo que "não tem cabimento no mundo atual".


Tudo que publicamos sobre Toro de la Vega pode ser lido AQUI

8 comentários:

  1. Não gosto de ser pessimista mas acho que esta "meia-proibição"vai ficar parecido com a "farra do boi" em Santa Catarina. A maioria dos tipos que participam destas "farras"são foras da lei, insensiveis pois se fossem normais e decentes, jamais compactuariam com absurda tortura e morte de um animal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Aurea, tinha que proibir era de vez essa palhaçada.

      Vai procurar uma mulher pra beijar , cambada de babacas .

      Excluir
  2. Os pobres touros já vivem tão mal, e ainda são submetidos à todo tipo de crueldade revestida de "tradição" .Porque não instituem costumes novos baseados no RESPEITO à DIGNIDADE DOS ANIMAIS..era muito mais aceito.

    ResponderExcluir
  3. Mas a morte do bicho, na altura dos acontecimentos, é até prêmio para ele. Tinham é que acabar com a coisa toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ana! O que os próprios espanhóis estão falando é isso mesmo! Que essa lei vai aumentar o sofrimento do animal, já que ele não poderia ser morto no local. Até chegarem para retirar o touro todo lancetado e sangrando vai demorar. O animal sofrerá muito mais! Nojo de gente gananciosa e cruel! Fazem leis burras e tendenciosas! Quando vi isso fiquei tão feliz, mas ao ler os comentários me dei conta da sujeirada!!! 😕

      Beatriz

      Excluir
  4. o QUE ME ADMIRA NESSA ATROCIDADE TODA É A "SANTA IGREJA CATÓLICA" nunca ter se pronunciado contra essa barbárie. Por essas e outras nunca me senti atraída por religião nenhuma Pobres animais.

    ResponderExcluir
  5. Para um povo provar que continua atrasado, ignorante e involuído é continuar praticando crueldade contra os animais que deveria proteger mas não protege, que deveria respeitar mas não respeita porque “precisa” continuar preservando tradições de tortura e sangue de que se orgulham quando deveriam se envergonhar; e o fato de não matar o touro não significa que estes humanos são bonzinhos, pelo contrário, significa que o sofrimento do animal vai levar muito mais tempo para ter fim nas mãos de seus algozes. O planeta evolui mas estes humanos não; continuam atrelados a um passado medieval que homenageia (!) Nossa Senhora em uma “festa” com o sofrimento de um ser com o mesmo direito à vida, como todos nós. Para um povo provar que continua retrógrado, miserável e pobre é só não caminhar pra frente, sendo como eles são e fazendo o que eles fazem.

    ResponderExcluir
  6. Até quando vão cometer crueldades com os animais,não dá mais para aceitar isso.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪