-----------------------
Lucca serviu com os Marines norte-americanos no Iraque e no Afeganistão, e participou em mais de 400 missões.
Uma cadela do exército norte-americano foi condecorada no Reino Unido com o equivalente animal da Cruz Vitória, após ter combatido 400 missões no Iraque e no Afeganistão e ter mesmo perdido uma perna. A pastor alemão de 12 anos,
Lucca, recebeu a mais alta condecoração dada a um animal em Londres esta terça-feira.
Lucca pertencia aos Marines dos Estados Unidos e esteve no exército americano durante seis anos, realizando missões no Iraque e no Afeganistão. Nas 400 missões que Lucca cumpriu, nunca morreu nenhum soldado.
Em 2012, Lucca perdeu uma pata na explosão de um dispositivo improvisado. Depois disso, reformou-se e foi viver com um dos Marines que acompanhara em combate, Chris Willingham, na Califórnia.
Willingham viajou até Londres com a cadela para que ela recebesse a condecoração com a medalha PDSA Dickin, a condecoração mais alta para os animais do exército. Lucca é o 67.º animal a receber a condecoração, e a primeira cadela dos Marines norte-americanos a recebê-la.
"A bravura e devoção ao dever de Lucca faz dela uma recipiente imensamente merecedora da medalha PDSA Dickin", disse a diretora-geral da organização PDSA, que atribui o prémio, Jan McLoughlin, citada pela Press Association. "A sua capacidade e determinação de procurar armas e explosivos preservou a vida humana nalguns dos conflitos militares mais perigosos do mundo".
A medalha Dickin foi criada em 1943, e foi atribuída a 31 cães, 32 pombos correio da Segunda Guerra Mundial, três cavalos e a um gato que vivia num navio militar britânico. É considerada o equivalente animal da Cruz Vitória, e é entregue aos animais que praticarem atos de "bravura notável ou devoção ao dever". A cadela Diesel, que morreu num cerco antiterrorista em Paris após os atentados de novembro na capital francesa, recebeu a medalha postumamente.
Fonte: Jornal Floripa
Beleza a medalha, a condecoração e o prestígio mas acho que Lucca preferiria a perna.
ResponderExcluirDe acordo! Aurea Abrantes
ExcluirTambém concordo com a Sandra e a Aurea
ExcluirTudo muito bonito, mas acho que os animais não deveriam ser envolvidos nas guerras que o homem provoca.
ResponderExcluirconcordo c Victoria.
ResponderExcluir