07/04/2016

A "Fala Bicho" completa hoje seus 23 anos

Hoje é aniversário da nossa ONG "Fala Bicho"... Lá se vão 23 dos 44 anos da nossa atuação na causa de defesa dos animais em épocas bem atuantes e em outras mais discretas. Nos últimos tempos, considero uma atuação bem discreta devido ao meu estado de saúde.  Se bem que, mesmo discreta, conseguimos resultados bem positivos para os amados bichos, né mesmo? 

Aliás, noutro dia me perguntaram se eu sabia de alguém com mais idade e contribuição na defesa animal do que eu. Respondi que não sabia, mas, com certeza, do tempo que iniciei (1971), a maioria já se mandou (Lya Cavalcanti,  Marília Pinheiro, entre outras, incluindo pessoal de Sampa).  

Mas, uma coisa que posso afirmar: nossa geração deixou muitos frutos lembrados, recentemente, com Mariangela, da Defensores dos Animais (RJ): inclusão da proteção animal na Constituição, criminalização e regulamentação dos maus-tratos dentro da Lei de Crimes Ambientais, proibição de animais em circos, inconstitucionalidade da farra do boi, abate humanitário, mudança de critérios dentro da experimentação animal, fim da matança de animais em CCZ (RJ), castração gratuita, edição e publicação de literatura de proteção animal em seus diversos aspectos, implantação de comissões dentro de áreas do executivo e legislativo, registros de crueldade com animais dentro de delegacias (mesmo criminalizado não conseguíamos um BO), etc. e, em especial, todo trabalho educacional dentro da sociedade. Atualmente, temos a maravilhosa internet que nos facilita muito, mas, até uns 15 anos atrás era tudo muito difícil e demandava um trabalho enorme para conseguirmos as coisas.

Só que não podemos deixar de citar ações de nossas antecessoras como, por ex. retirar os burros das carroças de lixo. Muita gente não sabe, mas, somos do tempo que o lixo era recolhido por carroças puxadas por burros chicoteados cruelmente. Eu era criança e chorava muito quando ouvia o estalo daquele chicote  no lombo dos animais.... É, gente, iniciar proteção animal nesta época não deve ter sido fácil..... Cito, também, o Decreto-lei 24645 de 1934 que vem do tempo da UIPA de Sampa. Fico pensando quem seriam estas protetoras para fazerem algo de tão produtivo que até hoje usamos? Como gostaria de te-las conhecido....

Mas, voltando ao presente, estou muito preocupada com a possibilidade da liberação da caça no Brasil depois que conseguimos transformá-la em crime no passado e, principalmente, com a falta de interesse de pessoas da proteção se capacitarem para gerenciar os problemas relacionados à causa. 

SALVO ENGANO MEU, creio que o imediatismo do Facebook está formando o maior batalhão de protetores "achistas" que prejudicam demais na ação concreta de soluções.  É lamentável! A maioria só  atua sob o estímulo deste ou aquele veículo como Luisa Mell, o Vista-se, o VEDDAS, a ANDA, o Fórum, Direito dos Animais e outros poucos. Na verdade, todos deveriam estar capacitados para agir protestando, ligando, denunciando, etc., automaticamente, ao se depararem com determinadas situações. Enfim, chegaremos lá..... Ah, quero deixar registrado que reconheço as redes sociais como um ótimo veículo de ajuda nas soluções (obviamente), mas, reafirmo a banalidade do seu uso dentro da causa, entende?

Hoje não estou nada bem, mas, para comemorar este dia, publico esta foto registrando minha alegria de poder ainda me sentar diante do computador e editar algumas postagens. É assim que Deus  alivia meus "ais" e lhe sou muito grata. Xuxa, Florzinha (bancada ao lado), Grude (no colo) e Preta (nas costas) me fazem companhia quando consigo trabalhar. Fora Belinha  ao lado do monitor e Olívia no andar de cima da estante, que não saíram na foto.... Ah, registro a presença de Mabel deitada nos meus pés..... é o meu paraíso.... kakakaka....


Convido a todos darem uma voltinha no nosso currículum a disposição no blog "O Grito do Bicho":
  • A Fala Bicho - artigos publicados na grande mídia, ações, inclusive pelo blog, não atualizadas por falta de tempo e pessoal de apoio
  • Mídia Vídeos - nossa atuação pela causa nos mais diversos setores
  • Book - quase 2000 matérias em periódicos
Et.: Parabéns ao meu veterinário Rogério Lobo que faz aniversário hoje, também.

39 comentários:

  1. Sheila, fico muito feliz por vc ter criado a Fala Bicho num dia tão especial para mim: hoje faço 40 anos de casamento! Parabéns a vc por toda essa ajuda, esse serviço, esse amor incondicional pelos animais!!! Sucesso sempre!!! E melhoras! :)

    Bjs,

    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sheila !!!!
    Vida longa à Fala Bicho !!! \O/
    Obrigado por tanto carinho com os animais e a mãe natureza!!!
    Obrigado por tanto aprendizado e ensinamentos!!!
    Existe coisa melhor do que viver com eles e para eles?
    Força sempre a luta por eles não pode parar
    Paz e Bençãos!!!

    Carlo e peludinhos de sp

    ResponderExcluir
  3. Parabens, amiga Sheila !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sheila pelo trabalho maravilhoso que você faz! Muito progresso, sucesso e realizações!! Grande abraço! Marta

    ResponderExcluir
  5. Jorge Romano07/04/2016, 12:16

    Parabéns pela força e determinação em manter o blog no ar por todos esses anos. É o melhor blog disparado em informações e defesa dos nossos amigos peludos. Que o nosso Pai maior cuide de sua saúde e lhe recompense por todo esse carinho. Viver cercada por animais é uma bênção. Que horas chego para a festa? (kkk)

    ResponderExcluir
  6. Sheila, lembro q um dos primeiros livros que tive sobre proteção animal foi o manual da Fala Bicho, se não me engano comprado em uma banca. Que seu precioso trabalho continue firme por muitos e muitos anos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sheila, vida longa a FALA BICHO.Léa Ferreira.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Sheila, pelo aniversário do FALA BICHO. Acho você uma pessoa iluminada, pela vida dedicada aos nosso peludinho queridos, pelo amor que você tem a eles. Que Deus a abençoe e cuide com o maior cuidado de sua saúde, para que você seja feliz, podendo continuar a ajudá-los. Obrigada por existir.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir
  10. Nossos Parabéns a Fala Bicho e particularmente a Sheila que, tendo se proposto a ser a mais completa fonte de informação relacionada a causa animal do Brasil, tem desempenhado a tarefa de forma mais do que a esperada. A Fala Bicho e a Sheila são a verdadeira memória da luta pelos animais em nosso país. Que venham muitos mais anos ela frente.
    São os desejos de Fabiano Jacob e do Site ATITUDE ANIMAL

    ResponderExcluir
  11. Parabens Sheila!!! Pela luta sem descanso em prol dos animais, que Deus te abençoe sempre, com muita paz, saude e alegria!!!! Fique com Ele!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Sheila, é o que dizem os animais, aqueles que falam sua linguagem própria e aqueles que não falam mas sentem por intuição que o dia é especial e que os próximos anos serão melhores, com certeza, porque será o tempo de colher os frutos que você plantou.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns..parabéns...parabéns....

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, adoro ler e estar com você, espero continuar lendo e vendo estes vídeos que muitas vezes me fizeram chorar e outros rir.Continue com está força.

    Atenciosamente,

    Eneida

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Sheila, espero que a nova geração siga seu grande exemplo.

    ResponderExcluir
  16. Sheila, sempre tão guerreira e querida. Parabéns ao Fala Bicho e que Deus continue a cuidar de ti.

    ResponderExcluir
  17. Saúde e vida longa a Fala Bicho e, especialmente, a vc, Sheila. Trabalho imensurável na busca constante de mundo melhor para a natureza e todas as espécies. Bençãos infindas à todos vcs, humanos e não humanos. Bjs mil.
    Rita de Cássia - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  18. Sheila, meus parabéns e minha gratidão.
    Que Deus te abençoe pelo seu belo trabalho de informação, denúncia e enfrentamento pragmático diante de situações que exigem atitude. Um grande abraço e muitos anos de vida para o Fala Bicho.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, Sheila, pelo lindo trabalho desenvolvido em prol de nossos irmãozinhos de 4 patas. Agradeço a Deus sempre pela existência de pessoas que, assim como você, batalham para conquistar dignidade aos animais e um mundo melhor para todas as criaturas. Não é a toa o grude de seus pequenos ;-) Beijos! Cássia

    ResponderExcluir
  20. Elizabeth Ribas07/04/2016, 20:51

    Sheila, Todos nós que amamos os Animais temos sem dúvida, muito a lhe agradecer, pela sua contribuição, determinação e ajuda ao longo desses anos. Entretanto, entendo que cada um de nós tenta fazer o melhor pelos animais, no meio de nossas atribuições diárias. Todos juntos formamos uma corrente que cada vez fica mais forte e unidos teremos infinitas vitórias !

    ResponderExcluir
  21. KARINA MEDAGLIA07/04/2016, 21:20

    parabéns, pela luta, pelas conquistas para os animais, muita saúde pra vc, forte abraço!

    ResponderExcluir
  22. Sheila, querida.
    A impressão é de conhecê-la pessoalmente. Antes de dormir pedirei a Papai do Céu em especial por você, pela sua filha Fala Bicho. Trabalho pioneiro, responsável por abrir caminhos, despertar sensibilidade, propiciar conscientização, assegurar direitos... É grande o seu mérito.
    Que você continue firme, com saúde, força, determinação para perseverar nesse trabalho que se tornou uma forte marca da sua vida terrena.
    Abraço agradecido, Selma Castanheira - Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  23. Sheila, temos coisas em comum... teu AVC e meu rompimento de aneurisma cerebral que quase me fez ir pro andar de cima (?) . Ambas amamos os animais, mas eu não tenho a força e a coragem que tens continuando teu trabalho... És um exemplo e uma guerreira infinita! Parabéns!
    Eu, bom eu vou continuar te admirando e sempre atenta ao Fala Bicho!!!
    Abraço, Lígia

    ResponderExcluir
  24. Querida Sheila, quero parabeniza-la pelo excelente trabalho feito até hoje e pelo que ainda continua fazendo, você é nossa inspiração.

    PARABÉNSSSSSSS, GRANDE BEIJO E MUITA SAÚDE

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Sheila. Adoro o "fala bicho" e sempre venho "passear" por aqui desde que o conheci, apesar de nem sempre colocar aqui um comentário e dar o meu "palpite", mas faço questão de ler todos os dias tudo que você publica.
    Parabéns, Sheila, que Deus a proteja e a conserve por muito tempo com boa disposição.

    ResponderExcluir
  26. Sheiloca

    Parabénssssssssssssss , um milhão de parabénssssssssss por todos esses anos dedicados aos nossos bichinhos , pelo teu incansável trabalho e por todas as tuas conquistas.
    Que o Fala Bicho continue com toda a garra que é só tua.

    Que a tua saúde melhore sempre, sempre e cada dia mais.
    Com esses bichinhos todos atrás, em cima e do lado a energia, não poderia ser melhor

    Vida longa ao Fala Bicho e a Você

    Um Beijaummmmm bem grandãooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelos anos do blog - em um país onde tudo que é bom e decente desaparece, tantos anos são uma vitória e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sociedade Educacional falabicho nasceu antes do blog Marcia Caetano.. Bjs

      Excluir
  28. Parabéns por sua iniciativa Sheila. Bem se vê que seu amor pelos animais começou bem cedo né? Entendo bem o que é isso, pois tbém abria o berreiro sempre que via situações em que eles estivessem sofrendo. Literalmente sentia a dor deles bem dentro do coração, e isso não mudou. Em minhas orações jamais esqueço de pedir que as equipes de são Francisco de Assis assistam a todas essas criaturinhas, que muitas vezes nem sabemos de sua existência, mas está lá sofrendo por alguma coisa. Meu maior desejo é que os seres humanos de fato se humanizem de vez e tratem nossos amores peludos, com penas, escamas e outros, com a consideração que eles merecem. Muitos beijos a todos vcs.

    ResponderExcluir
  29. Você realmente faz a diferença, Sheila. Fala Bicho é eficaz e sensacional. Parabéns aos animais por terem você. Um grande e terno abraço!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Sheila!
    Parabéns por essa capacidade de lutar e de fazer diferença!
    Parabéns pelo foco e dedicação!
    Parabéns por tudo que construiu e pelo tanto que transformou a vida de pessoas e dos animais!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Sheila. Ainda hoje disse a uma amiga como admiro sua dedicação e principalmente sua insistência em investigar a fundo tudo o que se propõem a fazer. Vida longa a você e ao Fala Bicho.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns amiga pelo trabalho maravilhoso que você faz em prol dos animais indefesos. Parabéns pelo 23 do (Fala Bicho) tempo hein amiga que iniciou a luta para proteger esses inocentes, amiga Sheila você é pioneira,é um exemplo a ser seguido, para mim é você e nossa saudosa amiga Marli Delucca é uma referência, obrigada amiga, quando precisar pode contar com minha humilde ajuda, te amo.

    ResponderExcluir
  33. Eita nós hein Sheila Moura..? A Sociedade Educacional Fala Bicho é uma jovem mulher com esta mulher madura, forte, destemida por detrás. E ainda que a contra-gosto de alguns desafetos, alguns poucos que infelizmente ainda não sabem o que é proteção animal de verdade - reconhecida por seu trabalho. Parabéns minha amiga e conselheira. Meus votos de que alguém tão sério e forte como você segure o leme deste barco, para que ele continue navegando em defesa dos animais. Beijão e forte abraço em você e todos que tornam a FALABICHO e o Blog ser realidade todos os dias :-) xxx

    ResponderExcluir
  34. Sheila!!!! Parabens!!!! Por estar sempre em defesa dos nossos,as irmãos de patas 2 ou 4 enfim!!!! Estamos aki no Planeta Terra pra construir, dividir e semear amor, o qual sempre temos q aprender c os animais inocentes,indefesos.

    ResponderExcluir
  35. Queria, de coração, agradecer a todos que nos mandaram mensagens tão gentis por conta do aniversário da nossa ONG. Vale a pena viver para receber tanto carinho. Agradeço, também, os inúmeros e-mails que recebi. Eu fico sem palavas, na verdade, para traduzir toda minha gratidão. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  36. Parabens Sheila, vc é e sempre será uma guerreira. Que Deus continue te dando forças pra ajudar nossos animais.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Sheila. Vc deveria escrever um livro sobre a causa animal No Brasil. Bjocas

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪