02/02/2016

Ratel, um dos animais mais destemidos do mundo

Caraca!!! noutro dia é que reparei no quanto o tamanduá é estranho, meio disconforme..... Mas, este carinha aí nunca tinha visto e nem ouvido falar. Não é de muita conversa não....
------------------------
O ratel (Mellivora capensis) é uma espécie da família Mustelidae que chama a atenção por ser um dos animais mais ferozes e destemidos do mundo. Endêmicos de regiões da África e Ásia, estes animais de porte relativamente pequeno são capazes de enfrentar predadores muito maiores que eles, como leões. Se estão em grupo, o perigo de se aproximar destes mustelídeos dobra.

Conhecido também como Texugo do Mel, estes animais que se alimentam quase de tudo, tem como comida preferida o principal produto
produzido pelas abelhas, o que os faz, rotineiramente, destruir colmeias para conseguir o doce, não ligando o ataque dos insetos. Os rateis também costumam se alimentar de cobras e outros pequenos mamíferos. Veja um vídeo que mostra cenas do texugo em ação:


Normalmente, o Ratel é preto, com uma listra branca que se origina logo acima dos olhos e termina na ponta da cauda, cobrindo quase toda a largura das costas, de ombro a ombro. Essa coloração
branca pode variar, dependendo da idade, região ou subespécie, podendo ser mais escura (quase cinza), ou até inteiramente pretos.

Há alguns anos, a National Geographic produziu uma reportagem especial sobre a vida desses animais, mostrando traços do seu comportamento agressivo. Logo no início da reportagem é mostrado um caso que deixou a espécie famosa, onde um texugo é mordido por uma cobra extremamente venenosa e, mesmo assim, consegue matá-la para o jantar e resistir ao veneno.

Assista o especial abaixo:


FONTE: topbiologia

3 comentários:

  1. Conhecia como Mangusto ou Texugo, não sabia que tinha também o nome de Ratel.
    Ele é bem feroz msm, mas acho fofo msm assim (de longe, claro...)!

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia como Carcajú.

    ResponderExcluir
  3. O Carcaju ou Glutão - embora também pertença a família dos Mustelídeos, não é nenhum desses animais mencionados acima. O Carcaju é bonito e não tem essa mancha que distingue essa espécie, também não se alimenta de mel - pelo menos até onde sei. Seu nome científico é Gulo gulo e ele vive em zonas frias do hemisfério norte, Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá. Portanto, não é o mesmo animal.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪