02/02/2016

Javalis gigantes infestando Santa Catarina: parece coisa de filme de terror, mas é a realidade

Eu não sei mais o que fazer para alertar sobre a tragédia que está sendo anunciada. Deixar estes animais nas mãos de caçadores é muita leviandade e incompetência do IBAMA. Há necessidade de um plano estratégico que envolva as forças armadas, IBAMA e Polícia Federal. Eu estou sem forças para continuar gritando aqui da nossa tribuna..... Saiba de tudo sobre o assunto clicando AQUI e AQUI.
------------------------
Nos anos 70, havia um provérbio que dizia “ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”. Hoje, sabemos que a saúva deu lugar ao mosquito Aedes Aegypti. Mas do Oeste e na Serra de Santa Catarina está se espalhando uma ameaça surpreendente, que vem sendo enfrentada pelos moradores de Lages, principal cidade da região: o javali!

E o pior: são gigantescos. Mas gigantescos
MESMO. Alguns ficam com partes do corpo sobrando em caçambas de camionetes. Lembram em formato - mas não em tamanho - os javalis das histórias em quadrinhos de Asterix, personagem dos franceses René Goscinny e Albert Uderzo, que eram devorados sem pena pelo guerreiro Obelix:

O empresário Giovanni Zanella, que pratica caça esportiva como hobby, é um dos cidadãos lageanos autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para tentar reduzir o número de javalis na região - número este que já atingiu os limites do insuportável. “Hoje em dia já tem pessoas sendo atacadas pelos javalis, algo que não acontecia antes. E acidentes em estradas também, afinal, chegam a pesar 200 quilos”, diz Zanella, que adverte: “Aqui (na Região Sul) já está demais, e pode apostar que vai se espalhar pelo Sudeste também”.

De fato, no ano passado já se registravam lavouras sendo destruídas por javalis na zona rural de Barretos (SP). E em 2013 a caça dele foi autorizada pelo Ibama como medida de controle populacional. Por causa do inchaço da população dos javalis, esta passou a ser a única caça autorizada no Brasil pelo Ibama, e mesmo assim quem caça precisa ter autorização expressa, como é o caso do empresário de Lages.

O escritor Mauricio Neves, que publica livros sobre o Flamengo, deu de cara com dezenas de javalis em seu sítio próximo a Lages: "Uma manada deles entrou atropelando, me senti como a defesa do Brasil diante do ataque da Alemanha", diz, preocupado.

Não se tem dados exatos sobre quando o javali-europeu chegou ao Brasil. Há registros de que em 1904 foram trazidos quatro espécimes para a Argentina, que se reproduziram - e alguns escaparam do cativeiro chegando ao Sul do Brasil. Décadas depois, houve um aumento na importação por interessados em comercializar a carne, muito saborosa e saudável.

O problema principal é: o javali não é natural daqui do Brasil e, por isso, não entra na cadeia alimentar. Ele não tem predadores! “O único predador deste javali é o homem. O javali é um problema no mundo todo e somente com a caça é possível controlar o crescimento”, explica Zanella, que faz parte de um clube de praticantes da caça esportiva em Lages. “Há muitos anos alertamos as autoridades para a necessidade de conter o crescimento deles. Mas nunca autorizavam a caça”.

Há três modalidades de caça: espera, facho e com cães. Na espera, o caçador identifica por onde o javali costuma passar e deixa algum alimento (milho, amendoins, soja) para atrair o bicho - e se coloca em um girau improvisado em árvores. No facho, é usado um farolete na camionete, e os caçadores ficam na caçamba - com risco do veículo capotar. E com cães, há ainda mais perigo, pois os caçadores acabam evitando atirar, dando chance ao javali reagir e atacar. Ainda tem um componente que torna tudo mais perigoso: na caça com cães, depois que estes atuam, o caçador tem que abater o javali com facas próprias para este fim, numa situação que pode se transformar numa luta. Ou seja, dentro de banhados e matas o caçador precisa se aproximar do animal!

A média de tamanho do javali é de 1,30m, mas no Sul este tamanho já foi superado, como você já percebeu nas fotos!

Será que vamos ter que chamar o Obelix para salvar a gente?





FONTE: xd.globo

7 comentários:

  1. são sempre os animais que são "em excesso", jamais as populaçoes humanas !!!

    os humanos se reproduzem como bactérias, ocupando todos os espaços do planeta, consumindo todos os recursos, poluindo e destruindo, e ninguém se importa com isso né?

    bjs Sheila

    bia

    ResponderExcluir
  2. Sim como parasitas destruindo o planeta pouco a pouco. Todos os seres vivos tem o direito de viver também, pois tudo tem uma razão de existir, tudo faz parte da harmonia do planeta Terra.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber disso. Santa Catarina merece. Não é lá que fazem a maldita Farra do Boi? E aquela aberração chamada Puxada de Cavalos? então... bem feitoooooooo! Ah, os javalis estão atacando também em Barretos? Ótimoooooo! Quem sabe acordem para a imbecilidade de fazer rodeios. Que os javalis matem todos os que organizam e curtem esses "eventos" do inferno.

    ResponderExcluir
  4. A maior praga para a biodiversidade são a monoculturas da soja e do milho. Muito cultivado no Brasil. As plantadeiras não poupa da destruição os ninhos das aves( perdiz, perdigão, quero-quero, coruja,etc). Isto os caçadores não comentam..!!!! Sem citar o uso de venenos nas lavouras que contaminam a fauna,flora,solo e a água das nascentes e dos rios. Os caçadores gostam de matar e os fazendeiros( latifundiários) também. Sâo todos farinha do mesmo saco!!! Até o Ibama!!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com TODOS os comentários acima. O que esses assassinos sempre desejaram foi ter uma desculpa para matar - agora têm.

    ResponderExcluir
  6. HOMEN QUE CAÇA POR ESPORTE NAÕ PASSA DE UMA ¨MENINA¨ MAL DECIDIDA COM MUITA REPRESSAO SEXUAL ,E UM POUCO DE FALTA DE VERGONHA NA CARA ,E A CAÇA FOSSE LIBERADA A TODO FAZEREM O QUE BEM QUISESSEM NAÕ HAVERIA JAVALI NEM PARA REMEDIO .O GOVERNO CRIAR APLICATIVOS PARA PROTEGER SUINOCULTORES ,ENQUANTO PESSOAS POBRES PASSAM FOME, O GOVERNO DEVERIA LIBERAR A CAÇA PARA COMSUMO SEM RESTRIÇOS ESTUPIDAS E GASTAR ODINHEIRO DO CONTRIBUINTE COM APLICATIVO ,MEU AVO ATRAVESSAVA OESTADO COM UMA ESPINGARDA NAS COSTAS E ERA ANALFABETO ,HOJE UM BANDO DE MENINAS ENRUSTIDAS ,DECIDEM QUEM PODE USAR UMA ARMA E TEMOS BANDIDOS PEDOFILOS E TRAFICANTES ,E TODO TIPO DE PARASITA , O JAVALI EA PONTA DO AICEBERG ,JAVALI TEM QUE SER CAÇADO NA PELEA ARMA E INJUSTA NAÕ A DEFESA CONTRA UMA ARMA DE GROSSO CALIBRE ,QUAL EO DESTINO DO HOMEN NESSE MUNDO SEM RESPEITO ,AS LEIS DA VIDA ,COLOCANDO AS DECISOES ,NAS MAOS OUTROS.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪