01/02/2016

Queimadas matam animais silvestres no interior de Roraima

Queimadas de um lado e enchentes de outro..... os bichos sofrendo sem nenhum apoio....
------------------------
Defesa Civil registra casos de animais mortos devido às queimadas. 
Focos de calor em município têm os números maiores no país, diz Inpe.

Animais silvestres da Vila Campos Novos, no município de Iracema, Sul de Roraima, são vítimas constantes das queimadas na região. Nesta quinta-feira (28), a foto de uma paca morta em um incêndio ao tentar fugir do fogo foi publicada e repercutiu nas redes sociais.

Conforme o vereador da cidade, Jala de Iracema
(PSL), ele passava pela vicinal de Campos Novos quando viu o animal  à margem da pista e fez o registro com o celular. A imagem foi registrada na quarta (27).

"Me deparei com a paca tentando fugir do fogo, mas já estava toda queimada e com os olhos sangrando. Não podia fazer mais nada", comenta o parlamentar.

Nas redes sociais, a foto comoveu os internautas. "A pobre da paca toda queimada na tentativa desesperada de escapar! Imaginem o que não tem de animal morto no meio desse fogaréu todo (sic)", escreveu um internauta.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, além dos animais silvestres, os domésticos também sofrem com a maior estiagem do estado registrada nos últimos 20 anos.

"Nos últimos dias tivemos vários registros de animais mortos. No caso de incêndios florestais, os animais silvestres são os mais atingidos, essa situação é mais comum e eles acabam morrendo ou devido à queimada ou à fumaça", relata.

Segundo ele, os répteis, como cobras e jabuti, estão entre os animais que as equipes mais encontram quando estão atuando no combate ao fogo. Para enfrentar a seca, a governadora do estado, Suely Campos (PP) decretou emergência em 10 dos 15 municípios do estado.

Falta de água potável em Iracema
Devido aos incêndios, alguns poços de água que abastecem a região de Iracema, segundo o vereador que diz acompanhar a situação, ficaram danificados pelas queimadas deixando pessoas e animais sem água para beber.

"Há agricultores de algumas vicinais que estão sofrendo porque não têm o que beber. Além disso, tem pontes queimadas, plantações de bananas atingidas pelo fogo, postes de madeira deteriorados pelo incêndio, deixando casas sem luz. Nem pasto tem mais", afirma.

O vereador disse ainda que a Prefeitura de Iracema ainda não decretou situação de emergência, embora seja o município do país com o maior número de focos de calor registrados nos últimos dois dias, segundo o Monitoramento de Queimadas e Incêndios do Instituto Nacional de de Pesquisa Espacial (Inpe).

FONTE: G1

3 comentários:

  1. O Vereador ñ decretou estado de emergencia porq ñ morreu humanos, só ñ humanos.OOOOOOOOOOOOO Nojooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Gente, como olhar essas imagens e ficar impassível? É chocante! Porém o descaso da prefeitura é o pior... Aparentemente eles vão deixar a situação se arrastar até quando Deus mandar uma chuva. FALA SÉRIO!

    ResponderExcluir
  3. Os habitantes ignorantes deste país de ninguém são uma lástima. Tomara o zika vírus e outros se alastre para por fim a essa população que só pensa em si mesma.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪