O problema dos zoológicos é em todo país..... ô noojoooooo!!!!!!!
---------------
Zoológicos podem ser comparados a bancos. Dependendo da instituição, os animais que ali vivem são o que há de mais raro e valioso da biodiversidade, com muitos bichos pertencentes a espécies ameaçadas de extinção. Por conta disso e dos riscos para população (não só visitantes, mas moradores das vizinhanças) em caso de bichos saírem de seus recintos, uma boa infraestrutura de segurança é necessária.
Mas não é isso que ocorre no zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Fundação Zoobotânica do governo do Estado do Rio
Grande do Sul.
“Alvo de um possível processo de privatização, o Zoológico de Sapucaia do Sul entrou na mira de furtos que expuseram a precária estrutura de segurança do local. Onze animais (nove pássaros e dois porcos-selvagens) foram levados do parque em um intervalo de uma semana em setembro. Nos meses anteriores, também houve arrombamentos e troca de tiros entre vigilantes e indivíduos avistados na madrugada. Os casos são investigados pela Polícia Civil.
Em junho, entre R$ 6 mil e R$ 10 mil foram levados de um cofre do zoo. No mês seguinte, houve o tiroteio, e os suspeitos fugiram sem levar nada. Em setembro, roubaram ferramentas de um galpão, e, a partir daí, tiveram início os furtos dos bichos: três papagaios no dia 17, dois suínos da espécie queixada no dia 23 e outros seis pássaros no dia 24.
(...) Para a administração do zoo, se trata de uma quadrilha especializada, mas a polícia ainda não tem suspeitos. Há informações de que os animais tenham sido oferecidos para venda nas imediações do parque, porém, nem o tráfico internacional está descartado. A Delegacia do Meio Ambiente (Dema) deve assumir as investigações sobre o furto dos bichos.” – texto da matéria “Polícia Civil investiga furto de animais do Zoológico de Sapucaia do Sul”, publicada em 2 de outubro de 2015 pelo site do jornal gaúcho Zero Hora
De acordo com a matéria “Polícia investiga furto de animais no Zoológico de Sapucaia do Sul”, publicada em 2 de outubro de 2015 pelo site do jornal Diário de Canoas, pelo menos 15 ataques ao zoológico ocorreram desde janeiro.
‘”Só no hospital veterinário entraram cinco vezes e levaram todos os passarinhos que eram de apreensão. O governo diminuiu o número de guardas no parque. São apenas quatro para cuidar de 56 hectares. Parecem que querem acabar aos poucos com o Zoo”, lamenta o servidor.” (funcionário pediu para não ser identificado na matéria)
Vale destacar que um edital para privatização zoológico está em estudo pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, mas não há previsão para seu lançamento. Ao mesmo tempo, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a extinção da Fundação Zoobotânica, responsável pelo zoo.
Ao que parece, o falido governo do Rio Grande do Sul está querendo reduzir ao máximo seus gastos e o zoológico está entre as instituições afetadas. De qualquer forma, os animais que vivem em Sapucaia do Sul não podem sofrer com o descaso do poder público e serem alvo de traficantes.
FONTE: faunanews
Vamos escrever para esse pessoal da SZB (Sociedade dos Zoológicos e Aquários do Brasil) e cobrar que eles se posicionem sobre esse caso e sobre o caso do Zoológico do Rio
ResponderExcluirhttp://szb.org.br/blog/?page_id=99
Eu escrevi para o presidente da SZB, segue a resposta
ExcluirBoa tarde,
me chamo Veronica e escrevo do Rio de Janeiro.
Gostaria de saber se a SZB vai se posicionar publicamente sobre os problemas de gestão que estão acontecendo nos zoológicos do Brasil? Os casos do RS e do RJ estão sendo noticiados na imprensa nacional.
Se "Zoos e aquários têm papel importante na conservação" então combater más condições que ocasionam furtos (e tráfico de animais) e mortes deveria ser uma das prioridades da SZB. Ou veremos cada vez mais casos como do Zoológico de Niterói ou de São Paulo em 2004/2005.
Publicado em 02/10/2015
Polícia investiga furto de animais no Zoológico de Sapucaia do Sul
http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2015/10/noticias/regiao/224404-policia-investiga-furto-de-animais-no-zoologico-de-sapucaia-do-sul.html
05/03/2015 00:09:10 - Atualizada às 05/03/2015 02:09:55
MP exige melhorias no Jardim Zoológico
Verba para reformas não foi liberada pela Prefeitura, diz Fundação RioZoo
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-05/mp-exige-melhorias-no-jardim-zoologico.html
MPF/RJ cobra obras para evitar fechamento do Zoológico do Rio de Janeiro
4/3/2015
Fiscalização do Ibama e vistoria do MPF constataram necessidade de reformas
http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-rj-cobra-obras-para-evitar-fechamento-do-zoologico-do-rio-de-janeiro
<...>
claudio.maas@terra.com.br
21 de out
para mim
Boa tarde,
A SZB já vem se posicionando publicamente sobre assuntos relacionados aos Zoos e Aquários e em especial sobre fatos que ocorrem com seus membros.
Estamos trabalhando neste momento em uma série de esforços que visam oportunizar aos zoos e aquários ferramentas que contribuam na melhoria desta instituições no Brasil.
Atenciosamente,
Cláudio Maas
Presidente da SZB
Em Qua 21/10/15 15:46, Veronica Santos versant.2612@gmail.com escreveu:
Veronica Santos
21 de out
para claudio.maas
Boa noite,
Agradeço a pronta resposta.
Naveguei por todo o site da SZB e não consegui localizar informações sobre essas ações por isso fiz o contato.
Seria possível me indicar os links onde a SZB torna público esses casos e o que vem fazendo para buscar uma solução que traga benefícios para os principais afetados: os Animais (indivíduo e espécie)
No aguardo,
Veronica
claudio.maas@terra.com.br
22 de out (Há 13 dias)
para mim
Bom dia,
Utilizamos nosso facebook e site. Mas o facebook é a ferramenta recorrente em notas.
Também oficiamos os membros e seus mantenedores (prefeito, governador ou secretários) sobre situações desta natureza. O IBAMA e as SMAs também são oficiadas.
Att
Cláudio
Também sugeri que a CPI dos Maus Tratos da Camara chame o presidente da SZB para se posicionar sobre a situação dos zoos no Brasil
ExcluirFale Conosco
Comunicamos o recebimento de sua mensagem, protocolada sob o número 5F39103437106.
Com esse código, é possível acompanhar o andamento de sua demanda, que passará por vários procedimentos, desde o cadastramento até a resposta final, recebendo tratamento individualizado em todas as etapas.
As mensagens recebidas após as 18h serão processadas no primeiro dia útil subsequente e, no segundo dia útil, terá início a contagem do prazo previsto no Art. 8º, § 1º, da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
Para acompanhar o andamento de sua mensagem, clique aqui ou acesse o endereço eletrônico:
http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/fale_conosco_acompanhar_mensagem
Dados Pessoais
Nome: VERONICA DOS SANTOS
E-mail: versant.2612@gmail.com
Mensagem
Ação: Manifestação / Sugestão
Data de Cadastramento: 04/11/2015 19h16
Mensagem: CPI - Maus-Tratos de Animais Solicito que a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) fosse convocada para se posicionar publicamente sobre os problemas de gestão que estão acontecendo nos zoológicos do Brasil? Os casos do RS e do RJ estão sendo noticiados na imprensa nacional. Se "Zoos e aquários têm papel importante na conservação" então combater más condições que ocasionam furtos (e tráfico de animais) e mortes deveria ser uma das prioridades da SZB. Ou veremos cada vez mais casos como do Zoológico de Niterói ou de São Paulo em 2004/2005. O presidente da SZB é Cláudio Maas, e-mail claudio.maas@terra.com.br
Zoológico é mesmo uma desgraça!
ResponderExcluirMas um caso de política para favorecimento de grupo econômico. Muita coincidência. Deixam o zoo ficar a "seco" para depois privatizarem. Um absurdo !!! Atenção galera !!!
ResponderExcluir