Nossa leitora Vanessa nos mandou o link de um site sobre discussão do veganismo. Achei muito interessante e sugiro leitura. Cliquem:
Vejam um trechinho desta postagem:
WHY ACTIVISM, NOT VEGANISM, IS THE MORAL BASELINE
“Se o ativismo é a base moral, por que tão poucos veganos agem? Uma das razões é que eles não foram ensinados a fazê-lo. Em parte devido à pesquisa pseudo-científica, nosso movimento está tão focado no comportamento do consumidor que ele perde de vista a sua razão de ser: não a comida vegana, mas os ANIMAIS. Estou angustiado pelo número de conversas entre ativistas que começam com o tom e a cor da justiça, e no final com o tom e a cor de um vegan cupcake. Mas isso não é pessoal, mas uma falha do movimento. Precisamos parar coletivamente de falar sobre onde podemos obter vegan French fries, e começar a falar sobre os animais e as suas VIDAS. Precisamos fazer ação para os ANIMAIS, o foco incansável do nosso movimento, não para consumo vegano. Se as pessoas não são ensinadas a agir, eles não agirão.”
MUITO oportuna essa postagem. Este e um problema que se tornou universal, tanto no Brasil como especialmente nos Estados Unidos onde vido e sou ativista ha mais de 10 anos. O maior culpado disso tudo e o Gary Francioni que por seu status de professor de filosofia em uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos. Seu lema e: COMA COMIDA VEGANA, E CALE A BOCA SOBRE ATIVISMO. Com isso ele demoniza todos e quaisquer ativistas que se dedicam por exemplo como eu ao ativismo anti-peles. Ele inclusive usa o mesmo termo que a industria das peles inventou: "Se voce come carne, qual e o problema em usar peles?" Muito bem entao se voce come carne deve deixar de se preocupar com milhares outros tipos de exploracao animal. Ele critica todos os ativistas contra caca de animals para trofeus, e todos os outros cujo foco e em outros tipos de abusos (circo, laboratorio, etc etc) Quando depois de muitos esforcos, West Hollywood conseguiu abolir o comercio de peles naquela cidade, Francioni demonizou o mais que pode, inclusive no NY Times magazine: http://www.nytimes.com/roomfordebate/2011/09/25/ban-fur-then-why-not-leather/no-moral-distinction-between-furs-and-leathers e o que quiz dizer foi: Para abolir peles tem que abolir carne e couro tambem. Para a industria das peles isso e uma maravilha porque se formos esperar para abolir peles somente quando mais de 7 bilhoes de pessoas adotar o veganismo, essa industria diabolica vai exister eternamente porque o mundo nao vai ficar vegano nem neste seculo e talvez nem neste milenio. Partindo dai muitos outros cegamente copiaram-no e comecaram a fazer a lavagem cerebral de iniciantes no ativismo. No Brasil essa maldicao chegou ao ponto de que por exemplo, quando saiu a PL do fois gras os grupos veganos no Brasil nao apenas eliminaram por completo a outra parte da PL que incluia o comercio de peles, tanto que NEM os jornais e outros meios publicitarios se deram conta de que havia tambem a parte referente ao comercio de peles. Ora, isso foi feito ingenuamente? Claro que nao! A ideia era: Se o prefeito tiver que escolher um que seja o fois gras, e que se dane os animais de pele. Essa discriminacao e GERAL e eu como fundadora de uma organizacao nos Estados Unidos que justamente porisso passei a focar somente na industria das peles e sou discriminada por muitos. Mais informacoes em meu site www.antifursociety.org e tambem meu site de eventos que por sinal estou organizando um muito bacana em Nova York, no dia 21 de novembro. Veja mais: www.AFSConference.org
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho. Independentemente do que falam, a voz de quem defende os animais jamais deverá se calar, enquanto ouvirmos um lamento de dor, frio ou fome. Fique na paz, pois desta vida só levaremos a vida que levamos, e quem terá que responder pelos seus atos, será somente vc. Sua atitude está angariando o testemunho que te elevará, ao passo que as demais opiniões contrárias, ao seu trabalho, serão os testemunhos de quem os estiver proferindo. Seja muito feliz em seus empreendimentos!!
ExcluirEste é o sonho de muita gente.....Conversa entre um leãozinho e seu mais novo amigo um cãozinho - ”Então, Amigo Fiel, falei com meu pai que é REI, e ELE me disse que os dias estão contados, para que nossos irmãos, que são maltratdos, chegue ao fim. É que os seres que se dizem humanos, mas que estão longe do AMOR MAIOR, abrirão suas consciências e enxergarão que tudo que está na natureza, e que foi criado com muito carinho, foi emprestado com muito amor para servi-lo; e que os animais por serem seus irmãos menores, precisam de muita ternura para também evoluírem. Disse que devemos ficar tranquilos, pois a quantidde desses seres é mínima em relação aos outros seres que respeitam e amam os animais. As petições e orações em favor dos nosso irmãos, que chega até ELE é infinita e são tratadas justamente. E mais, na família, nas escolas e comunidades, as crianças, que serão o humanos de amanhã, estão sendo ensinadas a amar e respeitar a natureza e os animais, pois elas farão a diferença e mudança de consciência que se espera para um futuro próximo. ELE espera impacientemente o dia que não mais ouvirá um único lamento de dor, sede, fome, frio ou preconceito, de qualquer criatura existente no planeta, pois neste dia o ser humano se tornará realmente Humanizado, levantará um único louvor que será um terno e eterno Agradecimento por conviver agora em harmonia e equilíbrio consigo e com os demais. Neste dia eles terão a verdadeira noção da virtude paciência que é a Ciência da paz. Neste dia todo pesar terá cessado e com alegria ELE decretará mais uma etapa evolutiva em Nosso Amado Planeta TERRA.” - e assim eles continuaram seu passeio pelo jardim...
Já li veganos dizendo q são contra o conceito de animais de companhia pois também é uma forma de exploração
ResponderExcluirJá li veganos ofendendo aqueles q defendem uns mas comem outros
A atitude de abolir cadáveres por si só já é uma grande contribuição
Mas militar para brigar com aqueles que não são veganos pode servir só para dividir e enfraquecer
Verônica, a matéria visa estimular os veganos a participarem ativamente das ações contra a exploração animal, em nenhum momento incitou a divisão!
ExcluirConversa entre um leãozinho e seu mais novo amigo, um cãozinho - ”Então, Amigo Fiel, falei com meu pai que é REI, e ELE me disse que os dias estão contados, para que nossos irmãos, que são maltratados, chegue ao fim. É que os seres que se dizem humanos, mas que estão longe do AMOR MAIOR, abrirão suas consciências e enxergarão que tudo que está na natureza, e que foi criado com muito carinho, foi emprestado com muito amor para servi-lo; e que os animais por serem seus irmãos menores, precisam de muita ternura para também evoluírem. Disse que devemos ficar tranquilos, pois a quantidade desses seres é mínima em relação aos outros seres que respeitam e amam os animais. As petições e orações em favor dos nosso irmãos, que chega até ELE é infinita e são tratadas justamente. E mais, na família, nas escolas e comunidades, às crianças, que serão os humanos de amanhã, estão sendo ensinadas a amar e respeitar a natureza e os animais, pois elas farão a diferença e mudança de consciência que se espera para um futuro próximo. ELE espera impacientemente o dia que não mais ouvirá um único lamento de dor, sede, fome, frio ou preconceito, de qualquer criatura existente no planeta, pois neste dia o ser humano se tornará realmente Humanizado, levantará um único louvor que será um terno e eterno Agradecimento por conviver agora em harmonia e equilíbrio consigo e com os demais. Neste dia eles terão a verdadeira noção da virtude paciência que é a Ciência da Paz. Neste dia todo pesar terá cessado e com alegria ELE decretará mais uma etapa evolutiva em Nosso Amado Planeta TERRA.” - e assim eles continuaram seu passeio pelo jardim...Enquanto o sonho é sonhado por uma pessoa, ele continua sendo apenas mais um sonho; mas qdo outras pessoas sonham o mesmo sonho, este se torna realidade.
ResponderExcluirTodas as crueldades têm de ser mostradas. Se come o mingau pelas bordas. Temos de ir salvando os animais aos poucos. Zoológicos, circos, etc. Peles, experimentos, etc. E assim vai. Lutando por esterilização já se ajuda muitos. Enfim, são várias frentes, onde a gente conseguir PRIMEIRO, é válido. Mas eu vi vários opinando dessa maneira, como se OU SALVAMOS TODOS AO MESMO TEMPO, OU DEIXEMOS TODOS MORREREM !!! Isso é um absurdo. Os responsáveis t~em de ser bem identificados e as pessoas alertadas, afinal, ficar brigando entre nós não dá, né???
ResponderExcluir