Muito legal a presença das lhamas no hospital, mas, em Portugal, também, estão fazendo uma outra zooterapia que me pareceu inédita: Patos e lontras como terapia de relaxamento em Miranda do Douro.
Acho que estes programas acabam promovendo os animais dentro da sociedade especista e antropocêntrica.
----------------------------------------Um visitante bem improvável fez uma parada em Germantown, Tennessee, em um hospital para animar alguns pacientes.
Na terça-feira passada, os doentes com Methodist Le Bonheur Germantown Hospital passaram algum tempo com uma lhama terapia chamada Pearl, como parte do programa de terapia com animais do hospital, de acordo com WMC Action News 5.
Pearl trouxe muitos sorrisos aos rostos das pessoas no hospital naquele dia.
“Ver a lhama definitivamente iluminou o dia, e ela ilumina o dia dos pacientes e torna a sua estadia
aqui um pouco melhor”, disse Blair Slater, um estudante de enfermagem ao WMC.
Pearl que, segundo o tratador, sempre foi calma e paciente, é parte do Mid South Therapy Dogs and Friends, uma organização de animais terapia, há cerca de seis anos.
Embora possa parecer que uma lhama é um animal incomum para trazer para o hospital, Diane Ridgway, diretora de operações e vice-presidente de atendimento ao paciente do hospital, contar com Pearl pode realmente ter muitos benefícios.
“Estudos mostram que simplesmente acariciar um animal reduz o nível de cortisol, um hormônio do estresse”, disse Ridgway, de acordo com a Methodist Healthcare. “Os estudos também mostram que a dopamina, uma substância química do sangue associado à felicidade aumenta.”
Fonte: Razões para acreditar
Lhamas costumam espirrar nas pessoas (!) quando ficam irritadas ou para chamar atenção mas ainda bem que esta é bem educada e sabe se comportar.
ResponderExcluirAcho excelente essas terapias com animais, já vi vários vídeos nesta categoria e os benefícios são vistos quase que imediatamente. É uma realidade que o ser humano precisa do contato dessas criaturinhas do céu, da terra e do ar, para se tornarem mais humanizados. (Estive pensando,,,,acho que vou doar um zoológico para nossos amigos da Câmara em Brasília, quem sabe não encontram, na convivência, na inteligência e Amor Incondicional, dos animais, uma forma de Governar com mais sabedoria e ética....)
ResponderExcluir