Fonte: National Geographic
Colaboração: Helô Arruda
-----------------------------------
A maioria dos herbívoros terrestres de quatro patas, vacas, alces, rinocerontes, búfalos, e cavalos pode-cochilar levemente em seus pés, mas eles têm que se deitar para dormir profundamente.
Por exemplo, "quando os cavalos parecem estar dormindo em pé, eles podem estar em um estado de sonolência ou o que é conhecido como sono de ondas lentas, que não é tão profunda como o sono REM [-rapid eye movimento]", explica
Amy Johnson, da Universidade da Pennsylvania School of Veterinary Medicine.
Mesmo assim, para aqueles de nós que não pode dormir em um avião lotado, dormir em pé parece impossível. Então, como isso funciona?
"As pernas de cavalos têm o que é conhecido como o "aparelho de estadia ", acrescenta Johnson. Seus membros contêm tendões e ligamentos que permitem que o cavalo permaneça de pé com um esforço muscular mínimo, e, assim, permite que eles permaneçam e até mesmo cochilem por longos períodos.
Animais de rebanho, como bisões tem outra razão para estar muito: manter-se atento ao perigo.
Em um rebanho de bisonte, nem todo animal está adormecido ou deitado ao mesmo tempo, isso permite que membros do rebanho fiquem em vigília e / ou de pé para atuar como sentinelas contra predadores ou outro perigo.
Surpreendentemente, alguns grandes animais precisam de pouco sono. As girafas podem se contentar com cinco minutos de sono por dia, de acordo com o Zoológico de San Diego. Ambos os elefantes africanos e asiáticos não dormem muito mais do que três horas. Rinocerontes são um pouco mais como nós: Eles dormem cerca de oito horas por dia, de acordo com o Parque Nacional Kruger, na África do Sul.
Vince Crichton, um biólogo aposentado da Conservação e Manejo da Água de Manitoba, no Canadá, teve a experiência de cochilar ao lado de um alce. Crichton tinha vindo observar o comportamento de um touro selvagem por dois dias, e quando o alce apareceu e se deitou na floresta, Crichton cautelosamente sentou-se nas proximidades, "conversando com ele."
Depois de algumas horas foi "acordado abruptamente" por sua esposa, que perguntou se ele ia dormir a tarde toda.... O homem e o alce haviam cochilado... mas nenhum dos dois estava em pé!
Que fofo!
ResponderExcluirThassia Reis
A informação sobre o rinoceronte me parece verdadeira, a fonte é um parque nacional.
ResponderExcluirA informação sobre a girafa pode não ser real, já que veio de um zoológico e nessas condições o animal pode apresentar diferenças de comportamento em relação ao seu habitat natural
Meu tio era um animal que costumava cochilar e dizia até dormir em pé. Mas isso era porque ficava horas dentro de um ônibus lotado e parado no trânsito, onde mal dava para se mexer, assim, como não havia perigo dele cair...
ResponderExcluirTodos os animais devem ter um local abrigado, confortável, macio e seguro para descansar. Essa história de que, principalmente cavalos dormem em pé, é de uma boçalidade atroz. Apenas seres sem coração, humanidade, decência, não dão abrigo e conforto a um animal cansado. Somos todos iguais.
ResponderExcluir